Iconoclastia digital : Deus, Jesus e Maria pelo "Porta dos Fundos"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Marcia Elaine Fernandes Pedralino
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16572
Resumo: Resumo: Este trabalho se dedica a compreender o processo de ressignificação de duas das principais imagens de culto cristão católico - Maria e Jesus - e da imagem tabu de Deus, utilizando como objeto de análise os esquetes com temática religiosa cristã do canal humorístico do YouTube Porta dos Fundos Inicialmente a revisão historiográfica contextualiza o surgimento e consolidação dessas três figuras como objetos de devoção cristã Posteriormente a pesquisa é direcionada para um levantamento das alusões do Porta dos Fundos a essas imagens e uma revisão teórica dos trabalhos que analisam a produção do grupo como instrumento renovador do humor audiovisual Através da leitura e análise de conteúdo em seis esquetes previamente selecionadas, foi possível contemplar o processo de operação da carnavalização dessas imagens sagradas promovido pelo do Porta dos Fundos e os principais pontos de ressignificação propostos para as imagens de Deus, Jesus e Maria
id UEL_d235775b9e30b78d3fc53f62aff09b1a
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16572
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Iconoclastia digital : Deus, Jesus e Maria pelo "Porta dos Fundos"IconoclastiaO SagradoImagemSacred, TheImagingResumo: Este trabalho se dedica a compreender o processo de ressignificação de duas das principais imagens de culto cristão católico - Maria e Jesus - e da imagem tabu de Deus, utilizando como objeto de análise os esquetes com temática religiosa cristã do canal humorístico do YouTube Porta dos Fundos Inicialmente a revisão historiográfica contextualiza o surgimento e consolidação dessas três figuras como objetos de devoção cristã Posteriormente a pesquisa é direcionada para um levantamento das alusões do Porta dos Fundos a essas imagens e uma revisão teórica dos trabalhos que analisam a produção do grupo como instrumento renovador do humor audiovisual Através da leitura e análise de conteúdo em seis esquetes previamente selecionadas, foi possível contemplar o processo de operação da carnavalização dessas imagens sagradas promovido pelo do Porta dos Fundos e os principais pontos de ressignificação propostos para as imagens de Deus, Jesus e MariaDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoAbstract: This work intends to understand the process of transformation and re-signification of two of the main images of Catholic Christian worship - Mary and Jesus - and the taboo image of God, using as an object of analysis the humorous Christian religious sketches of YouTube`s humorous channel Porta dos Fundos Initially the historiographic revision contextualizes the emergence and consolidation of these three figures as objects of Christian devotion Subsequently the research is directed to a survey of allusions of the Porta dos Fundos to these images and a theoretical revision of the works that analyze the production of the group as a renewing instrument of the audiovisual humor Through the reading and analysis of content in six previously selected sketches, it was possible to contemplate the process of operation of the carnavalization of these sacred images promoted by Porta dos Fundos and the main points of resignification proposed for the images of God, Jesus and MaryKlein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]Fonseca, André Azevedo daMiklos, JorgeSantana, Marcia Elaine Fernandes Pedralino2024-05-01T15:12:54Z2024-05-01T15:12:54Z2017.0017.10.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16572porMestradoComunicaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T01:49:11Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16572Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T01:49:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Iconoclastia digital : Deus, Jesus e Maria pelo "Porta dos Fundos"
title Iconoclastia digital : Deus, Jesus e Maria pelo "Porta dos Fundos"
spellingShingle Iconoclastia digital : Deus, Jesus e Maria pelo "Porta dos Fundos"
Santana, Marcia Elaine Fernandes Pedralino
Iconoclastia
O Sagrado
Imagem
Sacred, The
Imaging
title_short Iconoclastia digital : Deus, Jesus e Maria pelo "Porta dos Fundos"
title_full Iconoclastia digital : Deus, Jesus e Maria pelo "Porta dos Fundos"
title_fullStr Iconoclastia digital : Deus, Jesus e Maria pelo "Porta dos Fundos"
title_full_unstemmed Iconoclastia digital : Deus, Jesus e Maria pelo "Porta dos Fundos"
title_sort Iconoclastia digital : Deus, Jesus e Maria pelo "Porta dos Fundos"
author Santana, Marcia Elaine Fernandes Pedralino
author_facet Santana, Marcia Elaine Fernandes Pedralino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]
Fonseca, André Azevedo da
Miklos, Jorge
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Marcia Elaine Fernandes Pedralino
dc.subject.por.fl_str_mv Iconoclastia
O Sagrado
Imagem
Sacred, The
Imaging
topic Iconoclastia
O Sagrado
Imagem
Sacred, The
Imaging
description Resumo: Este trabalho se dedica a compreender o processo de ressignificação de duas das principais imagens de culto cristão católico - Maria e Jesus - e da imagem tabu de Deus, utilizando como objeto de análise os esquetes com temática religiosa cristã do canal humorístico do YouTube Porta dos Fundos Inicialmente a revisão historiográfica contextualiza o surgimento e consolidação dessas três figuras como objetos de devoção cristã Posteriormente a pesquisa é direcionada para um levantamento das alusões do Porta dos Fundos a essas imagens e uma revisão teórica dos trabalhos que analisam a produção do grupo como instrumento renovador do humor audiovisual Através da leitura e análise de conteúdo em seis esquetes previamente selecionadas, foi possível contemplar o processo de operação da carnavalização dessas imagens sagradas promovido pelo do Porta dos Fundos e os principais pontos de ressignificação propostos para as imagens de Deus, Jesus e Maria
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 17.10.2017
2017.00
2024-05-01T15:12:54Z
2024-05-01T15:12:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16572
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Comunicação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654574188265472