GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, BEM PÚBLICO E SOCIAL: Novos contextos, novas estratégias
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17879 |
Resumo: | O trabalho discute as relações Sul-Sul a partir de indicativos de Educação Superior como bem público e social, em três tipos de universidades: duas brasileiras, a primeira pública, de grande porte, orientada para a pesquisa e classe mundial; a segunda privada, mas comunitária, de porte médio, articulada para o desenvolvimento regional; a terceira faz parte do continente africano orientada para a inserção e desenvolvimento de região entre ilhas e de desigualdades sócio educacionais, em Cabo Verde. Objetiva caracterizar e configurar as três instituições em seu movimento propositivo da educação como Bem público e social, com destaque na gestão estratégica e suas potencialidades de contribuições mútuas. A abordagem teórico-metodológica faz uso da análise de documentos institucionais e de entrevistas de gestores e de pesquisadores que analisam e investigam pelo menos uma das universidades em pauta. Tem-se em mira permitir que a formação de nível superior faça eco das diversidades próprias de um país com as características geográficas de Cabo Verde. A análise e os encaminhamentos conclusivos são discutidos a luz de documentos internacionais que privilegiam propostas inovadoras e articuladoras para o desenvolvimento sustentável e inclusivo como do CRES 2018 e seus planos subsequentes. |
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