Internacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria das Graças Martins da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Joíra Aparecida Leite de Oliveira Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3087
Resumo: ResumoO texto analisa a concepção e a implementação do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), estabelecendo relação com ideias norteadoras sobre internacionalização e transnacionalização da educação superior. Do ponto de vista metodológico, vale-se da pesquisa documental e bibliográfica. Adota-se a ideia de internacionalização da educação superior como troca mútua e solidária no campo acadêmico; de outra parte, entende-se que a transnacionalização expressa a agenda do mercado e do privado. A partir dos dados, conclui-se que o CsF é anunciado como um processo de internacionalização da educação superior no Brasil, porém, o seu funcionamento revela características da transnacionalização.Palavras-chave: Internacionalização. Transnacionalização. Educação Superior.
id UFMT-3_99e890cdc14fb9bc5e5b73eddf65ddbd
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3087
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Internacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradiçõesInternacionalização. Transnacionalização. Educação superior.Internacionalização da Educação SuperiorResumoO texto analisa a concepção e a implementação do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), estabelecendo relação com ideias norteadoras sobre internacionalização e transnacionalização da educação superior. Do ponto de vista metodológico, vale-se da pesquisa documental e bibliográfica. Adota-se a ideia de internacionalização da educação superior como troca mútua e solidária no campo acadêmico; de outra parte, entende-se que a transnacionalização expressa a agenda do mercado e do privado. A partir dos dados, conclui-se que o CsF é anunciado como um processo de internacionalização da educação superior no Brasil, porém, o seu funcionamento revela características da transnacionalização.Palavras-chave: Internacionalização. Transnacionalização. Educação Superior.Universidade Federal de Mato Grosso2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa documentalapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/308710.29286/rep.v27i64.3087Revista de Educação Pública; v. 27 n. 64 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 64, jan./abr. 2018; 111-1312238-20970104-596210.29286/rep.v27i64reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3087/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria das Graças Martins daMartins, Joíra Aparecida Leite de Oliveira Amorim2017-12-30T15:56:56Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3087Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-12-30T15:56:56Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Internacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradições
title Internacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradições
spellingShingle Internacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradições
Silva, Maria das Graças Martins da
Internacionalização. Transnacionalização. Educação superior.
Internacionalização da Educação Superior
title_short Internacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradições
title_full Internacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradições
title_fullStr Internacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradições
title_full_unstemmed Internacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradições
title_sort Internacionalização e transnacionalização da educação superior no programa Ciência sem Fronteiras: amálgamas e contradições
author Silva, Maria das Graças Martins da
author_facet Silva, Maria das Graças Martins da
Martins, Joíra Aparecida Leite de Oliveira Amorim
author_role author
author2 Martins, Joíra Aparecida Leite de Oliveira Amorim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria das Graças Martins da
Martins, Joíra Aparecida Leite de Oliveira Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização. Transnacionalização. Educação superior.
Internacionalização da Educação Superior
topic Internacionalização. Transnacionalização. Educação superior.
Internacionalização da Educação Superior
description ResumoO texto analisa a concepção e a implementação do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), estabelecendo relação com ideias norteadoras sobre internacionalização e transnacionalização da educação superior. Do ponto de vista metodológico, vale-se da pesquisa documental e bibliográfica. Adota-se a ideia de internacionalização da educação superior como troca mútua e solidária no campo acadêmico; de outra parte, entende-se que a transnacionalização expressa a agenda do mercado e do privado. A partir dos dados, conclui-se que o CsF é anunciado como um processo de internacionalização da educação superior no Brasil, porém, o seu funcionamento revela características da transnacionalização.Palavras-chave: Internacionalização. Transnacionalização. Educação Superior.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3087
10.29286/rep.v27i64.3087
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3087
identifier_str_mv 10.29286/rep.v27i64.3087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3087/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 27 n. 64 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 64, jan./abr. 2018; 111-131
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v27i64
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216001613824