O pensamento decolonial para se pensar a educação em tempos de globalização neoliberal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, José Eduardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Neves França, Eliacir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19755
Resumo: Vivemos em uma época marcada pelo advento de um novo paradigma civilizacional denominado por alguns teóricos de pós-modernidade. Esta traz consigo mudanças e incertezas em uma variedade de áreas do conhecimento e da vida desestabilizando aqueles conceitos apoiados na ideia de fundamentação, própria da razão moderna, cujo impacto se faz sentir de modo cada vez mais forte e difuso. No contexto atual de globalização econômica acelerada, surgem críticas que buscam desconstruir o pensamento hegemônico atual. Todo esse movimento acaba por refletindo no campo da educação, um espaço permeado por contradições uma vez que boa parte daqueles que atuam no seu âmbito a mantém fortemente ligada ao modelo eurocêntrico, seja na pesquisa ou no ensino. A instituição escolar de educação básica ou superior responsável, historicamente, pelo estudo, produção e/ou transmissão dos conhecimentos resultantes da vida em sociedade ainda está estruturada com base no modelo jesuíta da ratio studiorum, salvo raras exceções. Diante dos desafios postos especialmente pelo fenômeno da globalização entendemos ser premente repensar a educação e a instituição escolar. Portanto propomos neste texto, de forma ainda muito preliminar, uma discussão que aponta uma alternativa ao modelo eurocêntrico manifesto no campo da educação, especialmente no Brasil, que se sustenta na perspectiva decolonial presente no pensamento de Paulo Freire.
id FC-1_2846f4c1510f5b4a7316150ef3e85434
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19755
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling O pensamento decolonial para se pensar a educação em tempos de globalização neoliberalDecolonialPopular EducationGlobalizationPostmodernityDecolonialEducação PopularGlobalizaçãoPós-modernidadeVivemos em uma época marcada pelo advento de um novo paradigma civilizacional denominado por alguns teóricos de pós-modernidade. Esta traz consigo mudanças e incertezas em uma variedade de áreas do conhecimento e da vida desestabilizando aqueles conceitos apoiados na ideia de fundamentação, própria da razão moderna, cujo impacto se faz sentir de modo cada vez mais forte e difuso. No contexto atual de globalização econômica acelerada, surgem críticas que buscam desconstruir o pensamento hegemônico atual. Todo esse movimento acaba por refletindo no campo da educação, um espaço permeado por contradições uma vez que boa parte daqueles que atuam no seu âmbito a mantém fortemente ligada ao modelo eurocêntrico, seja na pesquisa ou no ensino. A instituição escolar de educação básica ou superior responsável, historicamente, pelo estudo, produção e/ou transmissão dos conhecimentos resultantes da vida em sociedade ainda está estruturada com base no modelo jesuíta da ratio studiorum, salvo raras exceções. Diante dos desafios postos especialmente pelo fenômeno da globalização entendemos ser premente repensar a educação e a instituição escolar. Portanto propomos neste texto, de forma ainda muito preliminar, uma discussão que aponta uma alternativa ao modelo eurocêntrico manifesto no campo da educação, especialmente no Brasil, que se sustenta na perspectiva decolonial presente no pensamento de Paulo Freire.Universidade Federal do Maranhão2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1975510.18764/2236-4099v12n29.2022.16Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 29 (2022): DOSSIÊ: A pós-modernidade e as incertezas educacionais2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19755/11266Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Baumanhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, José EduardoNeves França, Eliacir 2022-08-18T16:36:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19755Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2022-08-18T16:36:08Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento decolonial para se pensar a educação em tempos de globalização neoliberal
title O pensamento decolonial para se pensar a educação em tempos de globalização neoliberal
spellingShingle O pensamento decolonial para se pensar a educação em tempos de globalização neoliberal
Martins, José Eduardo
Decolonial
Popular Education
Globalization
Postmodernity
Decolonial
Educação Popular
Globalização
Pós-modernidade
title_short O pensamento decolonial para se pensar a educação em tempos de globalização neoliberal
title_full O pensamento decolonial para se pensar a educação em tempos de globalização neoliberal
title_fullStr O pensamento decolonial para se pensar a educação em tempos de globalização neoliberal
title_full_unstemmed O pensamento decolonial para se pensar a educação em tempos de globalização neoliberal
title_sort O pensamento decolonial para se pensar a educação em tempos de globalização neoliberal
author Martins, José Eduardo
author_facet Martins, José Eduardo
Neves França, Eliacir
author_role author
author2 Neves França, Eliacir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, José Eduardo
Neves França, Eliacir
dc.subject.por.fl_str_mv Decolonial
Popular Education
Globalization
Postmodernity
Decolonial
Educação Popular
Globalização
Pós-modernidade
topic Decolonial
Popular Education
Globalization
Postmodernity
Decolonial
Educação Popular
Globalização
Pós-modernidade
description Vivemos em uma época marcada pelo advento de um novo paradigma civilizacional denominado por alguns teóricos de pós-modernidade. Esta traz consigo mudanças e incertezas em uma variedade de áreas do conhecimento e da vida desestabilizando aqueles conceitos apoiados na ideia de fundamentação, própria da razão moderna, cujo impacto se faz sentir de modo cada vez mais forte e difuso. No contexto atual de globalização econômica acelerada, surgem críticas que buscam desconstruir o pensamento hegemônico atual. Todo esse movimento acaba por refletindo no campo da educação, um espaço permeado por contradições uma vez que boa parte daqueles que atuam no seu âmbito a mantém fortemente ligada ao modelo eurocêntrico, seja na pesquisa ou no ensino. A instituição escolar de educação básica ou superior responsável, historicamente, pelo estudo, produção e/ou transmissão dos conhecimentos resultantes da vida em sociedade ainda está estruturada com base no modelo jesuíta da ratio studiorum, salvo raras exceções. Diante dos desafios postos especialmente pelo fenômeno da globalização entendemos ser premente repensar a educação e a instituição escolar. Portanto propomos neste texto, de forma ainda muito preliminar, uma discussão que aponta uma alternativa ao modelo eurocêntrico manifesto no campo da educação, especialmente no Brasil, que se sustenta na perspectiva decolonial presente no pensamento de Paulo Freire.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19755
10.18764/2236-4099v12n29.2022.16
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19755
identifier_str_mv 10.18764/2236-4099v12n29.2022.16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19755/11266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 29 (2022): DOSSIÊ: A pós-modernidade e as incertezas educacionais
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943293736747008