Pedagogia decolonial: Uma análise compreensiva sobre o saber popular preto / Decolonial pedagogy: A comprehensive analysis of black popular knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Thais Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Melo, Jailton Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36825
Resumo: A experiência nas escolas brasileiras demonstra a importância em se repensar práticas, ações e condutas, tendo em vista a realidade que demarca processos excludentes para grupos, especificamente pessoas negras (pretas e pardas). Contudo, além de repensar práticas, enquanto educadores, evidencia-se a importância da cultura e da filosofia africanas como componente da rotina de ensino, especialmente na tentativa de resgate e fortalecimento de práticas educativas diversas via experiência coletiva. O objetivo deste escrito é refletir acerca da tematização da escola como lugar no qual as relações de poder estão subjugadas à lógica racista e colonial, discutindo vias possíveis de construções legítimas a partir do "saber do povo". Inscrito numa perspectiva decolonial/descolonial, o trabalho caminha na tentativa de apontar o resgate de raízes afrodescendentes para o saber que se testemunha na escola, podendo engendrar em perspectivas de descolonização do pensamento hegemônico e de práticas impressas via produções de saber antirracistas.
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