DA ESSENCIALIZAÇÃO DA REALIDADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/89 |
Resumo: | Ação que intencionaliza a construcionalidade humana de acordo com um arcabouço paradigmático institucionalizado pela sociedade [ou melhor, através de uma de suas classes ou segmentos, em nome dela], o processo formativo-educacional tende a atribuir caráter preeminente à constitutividade do ser social ou a absolutizar a estruturalização individual, cujas vertentes o texto em questão aborda, ilustrando a primeira através do pensamento de Durkheim e recorrendo a Rousseau para exemplificar a segunda, embora até mesmo nesta haja um rastro de prerrogativas que esboçam a silhueta do cidadão, arquétipo não circunscrito àquela, mas que pode emergir, e emerge, guardando relacionalidade com a contextualidade sociocultural [e consequencialmente política, econômica, histórica], como o demonstra Bourdieu. Palavras-Chave: Social – Individual – Educação. |
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DA ESSENCIALIZAÇÃO DA REALIDADEEducação; Filosofia; Sociologia.Social, individual, educação.Ação que intencionaliza a construcionalidade humana de acordo com um arcabouço paradigmático institucionalizado pela sociedade [ou melhor, através de uma de suas classes ou segmentos, em nome dela], o processo formativo-educacional tende a atribuir caráter preeminente à constitutividade do ser social ou a absolutizar a estruturalização individual, cujas vertentes o texto em questão aborda, ilustrando a primeira através do pensamento de Durkheim e recorrendo a Rousseau para exemplificar a segunda, embora até mesmo nesta haja um rastro de prerrogativas que esboçam a silhueta do cidadão, arquétipo não circunscrito àquela, mas que pode emergir, e emerge, guardando relacionalidade com a contextualidade sociocultural [e consequencialmente política, econômica, histórica], como o demonstra Bourdieu. Palavras-Chave: Social – Individual – Educação.Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613da Rosa, Luiz Carlos Mariano2008-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Históricaapplication/pdfhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/89Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613; v. 4, n. 8 (2009): A Condição Humana em Processo de Mutação; 46 - 571982-6613reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/89/74IntercontinentalModernismoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-18T17:24:59Zoai:ojs.filosofiacapital.org:article/89Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2018-06-18T17:24:59Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
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