RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: FATOS E MOTIVAÇÕES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/4198 |
Resumo: | É comum não existir consenso sobre oque é a responsabilidade social empresarial. Com isso não existiria um conceito, mas conceitos estabelecendo correntes de pensamento que seriam adotadas e seguidas até que uma prevalecesse pela adoção da maioria. A produção de conhecimento nos traz diversos conteúdos, entre os quais está o histórico. O histórico tem duas funções. Uma, é produzir volume, a outra, produzir sentido. Um bom histórico interroga os fatos que são apontados como relevantes. Identificar agentes passivos, ativos, motivações e buscar sentido no fato registrado em uma linha do tempo. Em função da ausência de consenso este trabalho torna-se complexo. A imprecisão do conceito tem forte apelo ideológico, já que envolve concepções de mundo diferentes. Os papéis do Estado, das empresas privadas e da sociedade civil irão variar, conforme o agente emissor ou avaliador do conceito ou fato debatido. Cada lado defende as suas perspectivas e gerando, além de conceitos diversos, múltiplas interpretações de fatos históricos. Percebe-se, nos trabalhos pesquisados, que não há uma análise profunda e integrada dos propósitos de cada agente pesquisador e pesquisado. Muitos fatos históricos são listados e reproduzidos apenas “pro forma”, com o intuito de apresentar o tema. Reside aqui o objetivo deste trabalho: contribuir para a compreensão dos fatos que marcaram a responsabilidade social empresarial. Os métodos de pesquisas para o desenvolvimento deste trabalho permitem classificar a pesquisa quanto aos seus objetivos como exploratória; quanto aos procedimentos como pesquisa bibliográfica e documental; e quanto à abordagem do problema, como qualitativa. |
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RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: FATOS E MOTIVAÇÕESresponsabilidade social empresarial – história - sociedade – mercadoÉ comum não existir consenso sobre oque é a responsabilidade social empresarial. Com isso não existiria um conceito, mas conceitos estabelecendo correntes de pensamento que seriam adotadas e seguidas até que uma prevalecesse pela adoção da maioria. A produção de conhecimento nos traz diversos conteúdos, entre os quais está o histórico. O histórico tem duas funções. Uma, é produzir volume, a outra, produzir sentido. Um bom histórico interroga os fatos que são apontados como relevantes. Identificar agentes passivos, ativos, motivações e buscar sentido no fato registrado em uma linha do tempo. Em função da ausência de consenso este trabalho torna-se complexo. A imprecisão do conceito tem forte apelo ideológico, já que envolve concepções de mundo diferentes. Os papéis do Estado, das empresas privadas e da sociedade civil irão variar, conforme o agente emissor ou avaliador do conceito ou fato debatido. Cada lado defende as suas perspectivas e gerando, além de conceitos diversos, múltiplas interpretações de fatos históricos. Percebe-se, nos trabalhos pesquisados, que não há uma análise profunda e integrada dos propósitos de cada agente pesquisador e pesquisado. Muitos fatos históricos são listados e reproduzidos apenas “pro forma”, com o intuito de apresentar o tema. Reside aqui o objetivo deste trabalho: contribuir para a compreensão dos fatos que marcaram a responsabilidade social empresarial. Os métodos de pesquisas para o desenvolvimento deste trabalho permitem classificar a pesquisa quanto aos seus objetivos como exploratória; quanto aos procedimentos como pesquisa bibliográfica e documental; e quanto à abordagem do problema, como qualitativa.Universidade Federal do Maranhão2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/4198Cadernos Zygmunt Bauman; v. 5 n. 10 (2015): O ciberpajé e a tecnociência2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/4198/2282Homem da Costa, Eduardo Antonio ResendeFrança, Sergio Luís BragaVeloso, Leticiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-25T22:29:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4198Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2017-08-25T22:29:06Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
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