A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barth, Pedro Afonso
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sfordi da Silva, Leonardo Vinícius, Trevejo, Diego Sanches Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12663
Resumo: A escrita literária na escola pode ser uma ferramenta importante na sensibilização de crianças e jovens para a importância da leitura e da literatura. Este artigo propõe uma reflexão acerca das possibilidades dessa forma de escrita no ensino de literatura.  A pesquisa pretende, a partir disso, desmistificar a falácia de que apenas escritores consagrados podem ser autores de textos literários e fazer com que essa atividade seja levada, de maneira adequada, ao mundo dos alunos. Ancorados nos estudos de Jauss (1994), Tauveron (2014), Colomer (2007), Zappone (2008), entre outros, propomos uma possibilidade de prática de escrita literária e sua correção. Para que esta proposta se efetive, discutiremos o papel do discente, da escola e dos alunos frente ao texto literário. Destacamos que o artigo é também um relato de pesquisa ação, já que a prática de escrita literária foi executada e teve como principal resultado a emancipação crítica do aluno-autor.
id FC-1_454c6793ac0acb909386b8600dbb840a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12663
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling A escrita literária como ferramenta de ensino de LiteraturaEscrita literáriaAluno-AutorLiteraturaEnsino de LiteraturaA escrita literária na escola pode ser uma ferramenta importante na sensibilização de crianças e jovens para a importância da leitura e da literatura. Este artigo propõe uma reflexão acerca das possibilidades dessa forma de escrita no ensino de literatura.  A pesquisa pretende, a partir disso, desmistificar a falácia de que apenas escritores consagrados podem ser autores de textos literários e fazer com que essa atividade seja levada, de maneira adequada, ao mundo dos alunos. Ancorados nos estudos de Jauss (1994), Tauveron (2014), Colomer (2007), Zappone (2008), entre outros, propomos uma possibilidade de prática de escrita literária e sua correção. Para que esta proposta se efetive, discutiremos o papel do discente, da escola e dos alunos frente ao texto literário. Destacamos que o artigo é também um relato de pesquisa ação, já que a prática de escrita literária foi executada e teve como principal resultado a emancipação crítica do aluno-autor. Universidade Federal do Maranhão2019-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12663Cadernos Zygmunt Bauman; v. 9 n. 21 (2019): A habilidade de se desligar do mundo2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12663/7017Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessBarth, Pedro AfonsoSfordi da Silva, Leonardo ViníciusTrevejo, Diego Sanches Martins2019-12-16T13:50:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12663Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2019-12-16T13:50:02Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura
title A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura
spellingShingle A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura
Barth, Pedro Afonso
Escrita literária
Aluno-Autor
Literatura
Ensino de Literatura
title_short A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura
title_full A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura
title_fullStr A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura
title_full_unstemmed A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura
title_sort A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura
author Barth, Pedro Afonso
author_facet Barth, Pedro Afonso
Sfordi da Silva, Leonardo Vinícius
Trevejo, Diego Sanches Martins
author_role author
author2 Sfordi da Silva, Leonardo Vinícius
Trevejo, Diego Sanches Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barth, Pedro Afonso
Sfordi da Silva, Leonardo Vinícius
Trevejo, Diego Sanches Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita literária
Aluno-Autor
Literatura
Ensino de Literatura
topic Escrita literária
Aluno-Autor
Literatura
Ensino de Literatura
description A escrita literária na escola pode ser uma ferramenta importante na sensibilização de crianças e jovens para a importância da leitura e da literatura. Este artigo propõe uma reflexão acerca das possibilidades dessa forma de escrita no ensino de literatura.  A pesquisa pretende, a partir disso, desmistificar a falácia de que apenas escritores consagrados podem ser autores de textos literários e fazer com que essa atividade seja levada, de maneira adequada, ao mundo dos alunos. Ancorados nos estudos de Jauss (1994), Tauveron (2014), Colomer (2007), Zappone (2008), entre outros, propomos uma possibilidade de prática de escrita literária e sua correção. Para que esta proposta se efetive, discutiremos o papel do discente, da escola e dos alunos frente ao texto literário. Destacamos que o artigo é também um relato de pesquisa ação, já que a prática de escrita literária foi executada e teve como principal resultado a emancipação crítica do aluno-autor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12663
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12663/7017
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Bauman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Bauman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 9 n. 21 (2019): A habilidade de se desligar do mundo
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943293366599680