A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12663 |
Resumo: | A escrita literária na escola pode ser uma ferramenta importante na sensibilização de crianças e jovens para a importância da leitura e da literatura. Este artigo propõe uma reflexão acerca das possibilidades dessa forma de escrita no ensino de literatura. A pesquisa pretende, a partir disso, desmistificar a falácia de que apenas escritores consagrados podem ser autores de textos literários e fazer com que essa atividade seja levada, de maneira adequada, ao mundo dos alunos. Ancorados nos estudos de Jauss (1994), Tauveron (2014), Colomer (2007), Zappone (2008), entre outros, propomos uma possibilidade de prática de escrita literária e sua correção. Para que esta proposta se efetive, discutiremos o papel do discente, da escola e dos alunos frente ao texto literário. Destacamos que o artigo é também um relato de pesquisa ação, já que a prática de escrita literária foi executada e teve como principal resultado a emancipação crítica do aluno-autor. |
id |
FC-1_454c6793ac0acb909386b8600dbb840a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12663 |
network_acronym_str |
FC-1 |
network_name_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository_id_str |
|
spelling |
A escrita literária como ferramenta de ensino de LiteraturaEscrita literáriaAluno-AutorLiteraturaEnsino de LiteraturaA escrita literária na escola pode ser uma ferramenta importante na sensibilização de crianças e jovens para a importância da leitura e da literatura. Este artigo propõe uma reflexão acerca das possibilidades dessa forma de escrita no ensino de literatura. A pesquisa pretende, a partir disso, desmistificar a falácia de que apenas escritores consagrados podem ser autores de textos literários e fazer com que essa atividade seja levada, de maneira adequada, ao mundo dos alunos. Ancorados nos estudos de Jauss (1994), Tauveron (2014), Colomer (2007), Zappone (2008), entre outros, propomos uma possibilidade de prática de escrita literária e sua correção. Para que esta proposta se efetive, discutiremos o papel do discente, da escola e dos alunos frente ao texto literário. Destacamos que o artigo é também um relato de pesquisa ação, já que a prática de escrita literária foi executada e teve como principal resultado a emancipação crítica do aluno-autor. Universidade Federal do Maranhão2019-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12663Cadernos Zygmunt Bauman; v. 9 n. 21 (2019): A habilidade de se desligar do mundo2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12663/7017Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessBarth, Pedro AfonsoSfordi da Silva, Leonardo ViníciusTrevejo, Diego Sanches Martins2019-12-16T13:50:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12663Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2019-12-16T13:50:02Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura |
title |
A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura |
spellingShingle |
A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura Barth, Pedro Afonso Escrita literária Aluno-Autor Literatura Ensino de Literatura |
title_short |
A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura |
title_full |
A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura |
title_fullStr |
A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura |
title_full_unstemmed |
A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura |
title_sort |
A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura |
author |
Barth, Pedro Afonso |
author_facet |
Barth, Pedro Afonso Sfordi da Silva, Leonardo Vinícius Trevejo, Diego Sanches Martins |
author_role |
author |
author2 |
Sfordi da Silva, Leonardo Vinícius Trevejo, Diego Sanches Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barth, Pedro Afonso Sfordi da Silva, Leonardo Vinícius Trevejo, Diego Sanches Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita literária Aluno-Autor Literatura Ensino de Literatura |
topic |
Escrita literária Aluno-Autor Literatura Ensino de Literatura |
description |
A escrita literária na escola pode ser uma ferramenta importante na sensibilização de crianças e jovens para a importância da leitura e da literatura. Este artigo propõe uma reflexão acerca das possibilidades dessa forma de escrita no ensino de literatura. A pesquisa pretende, a partir disso, desmistificar a falácia de que apenas escritores consagrados podem ser autores de textos literários e fazer com que essa atividade seja levada, de maneira adequada, ao mundo dos alunos. Ancorados nos estudos de Jauss (1994), Tauveron (2014), Colomer (2007), Zappone (2008), entre outros, propomos uma possibilidade de prática de escrita literária e sua correção. Para que esta proposta se efetive, discutiremos o papel do discente, da escola e dos alunos frente ao texto literário. Destacamos que o artigo é também um relato de pesquisa ação, já que a prática de escrita literária foi executada e teve como principal resultado a emancipação crítica do aluno-autor. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12663 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12663/7017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Bauman info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Bauman |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman; v. 9 n. 21 (2019): A habilidade de se desligar do mundo 2236-4099 reponame:Cadernos Zygmunt Bauman instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC) instacron:FC |
instname_str |
FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
instacron_str |
FC |
institution |
FC |
reponame_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
collection |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
repository.mail.fl_str_mv |
wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br |
_version_ |
1798943293366599680 |