Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Avançados |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200093 |
Resumo: | Resumo Observa-se que a leitura literária é reconhecidamente objeto de ensino nas escolas, enquanto a escrita literária encontra-se ausente. Diante desse cenário, descortinado por pesquisas da área de Educação e relatórios de estágio, busca-se refletir como a dimensão do leitor pode alimentar o trabalho de autor, supondo-se que a introjeção de um interlocutor poderia transformar e potencializar a escrita de textos com intenção artística. Têm-se em perspectiva as culturas juvenis contemporâneas e as práticas sociais de leitura e escrita de jovens que podem - e devem - ser apropriadas pela escola para transformar as práticas escolares. |
id |
UFRJ-8_54b6906927238f8103cf6ec662c8a285 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-40142018000200093 |
network_acronym_str |
UFRJ-8 |
network_name_str |
Estudos Avançados |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivasLeitura literáriaEscrita literáriaEnsino BásicoAutor-leitorResumo Observa-se que a leitura literária é reconhecidamente objeto de ensino nas escolas, enquanto a escrita literária encontra-se ausente. Diante desse cenário, descortinado por pesquisas da área de Educação e relatórios de estágio, busca-se refletir como a dimensão do leitor pode alimentar o trabalho de autor, supondo-se que a introjeção de um interlocutor poderia transformar e potencializar a escrita de textos com intenção artística. Têm-se em perspectiva as culturas juvenis contemporâneas e as práticas sociais de leitura e escrita de jovens que podem - e devem - ser apropriadas pela escola para transformar as práticas escolares.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200093Estudos Avançados v.32 n.93 2018reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.5935/0103-4014.20180032info:eu-repo/semantics/openAccessRezende,Neide Luzia depor2018-08-22T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142018000200093Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2018-08-22T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas |
title |
Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas |
spellingShingle |
Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas Rezende,Neide Luzia de Leitura literária Escrita literária Ensino Básico Autor-leitor |
title_short |
Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas |
title_full |
Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas |
title_fullStr |
Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas |
title_sort |
Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas |
author |
Rezende,Neide Luzia de |
author_facet |
Rezende,Neide Luzia de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende,Neide Luzia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura literária Escrita literária Ensino Básico Autor-leitor |
topic |
Leitura literária Escrita literária Ensino Básico Autor-leitor |
description |
Resumo Observa-se que a leitura literária é reconhecidamente objeto de ensino nas escolas, enquanto a escrita literária encontra-se ausente. Diante desse cenário, descortinado por pesquisas da área de Educação e relatórios de estágio, busca-se refletir como a dimensão do leitor pode alimentar o trabalho de autor, supondo-se que a introjeção de um interlocutor poderia transformar e potencializar a escrita de textos com intenção artística. Têm-se em perspectiva as culturas juvenis contemporâneas e as práticas sociais de leitura e escrita de jovens que podem - e devem - ser apropriadas pela escola para transformar as práticas escolares. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200093 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/0103-4014.20180032 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Avançados v.32 n.93 2018 reponame:Estudos Avançados instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Estudos Avançados |
collection |
Estudos Avançados |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||estudosavancados@usp.br |
_version_ |
1750128208439672832 |