O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/400 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelo psicopedagogo no processo de aquisição da leitura e escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem. Para isso, apresentaram-se as etapas e métodos do processo de alfabetização; as dificuldades de aprendizagem relacionadas a este processo e as ações utilizadas pelo psicopedagogo para trabalhar as dificuldades de aprendizagem evidenciadas nessa etapa. O estudo foi inspirado nos estudos de Ferreiro, Teberosky e Soares, grandes pesquisadoras no que diz respeito ao desenvolvimento do processo de alfabetização. Piaget e Sampaio sustentam teoricamente o presente trabalho no que se refere ao papel do psicopedagogo, tanto na avaliação como nas intervenções necessárias para que o aluno com dificuldade consiga evoluir em seu processo de aquisição da leitura e escrita. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que segundo Gil (2002) é o levantamento teórico por meio de livros, artigos e leituras diversas de forma a embasar e orientar a ação do psicopedagogo diante de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. Palavras-chave: Psicopedagogo. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. |
id |
FC-1_48a4e0df87604d8a942cc0e55ad3e0c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.filosofiacapital.org:article/400 |
network_acronym_str |
FC-1 |
network_name_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEMEducação; Política; Saúde Educacional.Psicopedagogo. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem.O presente artigo tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelo psicopedagogo no processo de aquisição da leitura e escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem. Para isso, apresentaram-se as etapas e métodos do processo de alfabetização; as dificuldades de aprendizagem relacionadas a este processo e as ações utilizadas pelo psicopedagogo para trabalhar as dificuldades de aprendizagem evidenciadas nessa etapa. O estudo foi inspirado nos estudos de Ferreiro, Teberosky e Soares, grandes pesquisadoras no que diz respeito ao desenvolvimento do processo de alfabetização. Piaget e Sampaio sustentam teoricamente o presente trabalho no que se refere ao papel do psicopedagogo, tanto na avaliação como nas intervenções necessárias para que o aluno com dificuldade consiga evoluir em seu processo de aquisição da leitura e escrita. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que segundo Gil (2002) é o levantamento teórico por meio de livros, artigos e leituras diversas de forma a embasar e orientar a ação do psicopedagogo diante de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. Palavras-chave: Psicopedagogo. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem.Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613Revista Filosofia CapitalMacêdo, Luana Cunha; Universidade de BrasíliaXimenes, Aline Novaes; Centro Universitário UNIPROJEÇÃO2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Empírica de Campo; Revisão de Literatura; Pesquisa Históricaapplication/pdfhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/400Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613; v. 13 (2018): Edição Especial: Formação Docente: a sala de aula como laboratório de pesquisa; 69-761982-6613reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/400/336BrasilContemporaneaLivreDireitos autorais 2018 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T17:45:52Zoai:ojs.filosofiacapital.org:article/400Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2020-05-19T17:45:52Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
title |
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Macêdo, Luana Cunha; Universidade de Brasília Educação; Política; Saúde Educacional. Psicopedagogo. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. |
title_short |
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
title_full |
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM |
author |
Macêdo, Luana Cunha; Universidade de Brasília |
author_facet |
Macêdo, Luana Cunha; Universidade de Brasília Ximenes, Aline Novaes; Centro Universitário UNIPROJEÇÃO |
author_role |
author |
author2 |
Ximenes, Aline Novaes; Centro Universitário UNIPROJEÇÃO |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Revista Filosofia Capital |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macêdo, Luana Cunha; Universidade de Brasília Ximenes, Aline Novaes; Centro Universitário UNIPROJEÇÃO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Política; Saúde Educacional. Psicopedagogo. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. |
topic |
Educação; Política; Saúde Educacional. Psicopedagogo. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelo psicopedagogo no processo de aquisição da leitura e escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem. Para isso, apresentaram-se as etapas e métodos do processo de alfabetização; as dificuldades de aprendizagem relacionadas a este processo e as ações utilizadas pelo psicopedagogo para trabalhar as dificuldades de aprendizagem evidenciadas nessa etapa. O estudo foi inspirado nos estudos de Ferreiro, Teberosky e Soares, grandes pesquisadoras no que diz respeito ao desenvolvimento do processo de alfabetização. Piaget e Sampaio sustentam teoricamente o presente trabalho no que se refere ao papel do psicopedagogo, tanto na avaliação como nas intervenções necessárias para que o aluno com dificuldade consiga evoluir em seu processo de aquisição da leitura e escrita. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que segundo Gil (2002) é o levantamento teórico por meio de livros, artigos e leituras diversas de forma a embasar e orientar a ação do psicopedagogo diante de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. Palavras-chave: Psicopedagogo. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Pesquisa Empírica de Campo; Revisão de Literatura; Pesquisa Histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/400 |
url |
http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/400/336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Contemporanea Livre |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613 |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613 |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613; v. 13 (2018): Edição Especial: Formação Docente: a sala de aula como laboratório de pesquisa; 69-76 1982-6613 reponame:Cadernos Zygmunt Bauman instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC) instacron:FC |
instname_str |
FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
instacron_str |
FC |
institution |
FC |
reponame_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
collection |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
repository.mail.fl_str_mv |
wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br |
_version_ |
1754115831997923328 |