O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo, Luana Cunha; Universidade de Brasília
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ximenes, Aline Novaes; Centro Universitário UNIPROJEÇÃO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/400
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelo psicopedagogo no processo de aquisição da leitura e escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem. Para isso, apresentaram-se as etapas e métodos do processo de alfabetização; as dificuldades de aprendizagem relacionadas a este processo e as ações utilizadas pelo psicopedagogo para trabalhar as dificuldades de aprendizagem evidenciadas nessa etapa. O estudo foi inspirado nos estudos de Ferreiro, Teberosky e Soares, grandes pesquisadoras no que diz respeito ao desenvolvimento do processo de alfabetização. Piaget e Sampaio sustentam teoricamente o presente trabalho no que se refere ao papel do psicopedagogo, tanto na avaliação como nas intervenções necessárias para que o aluno com dificuldade consiga evoluir em seu processo de aquisição da leitura e escrita. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que segundo Gil (2002) é o levantamento teórico por meio de livros, artigos e leituras diversas de forma a embasar e orientar a ação do psicopedagogo diante de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. Palavras-chave: Psicopedagogo. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem.
id FC-1_48a4e0df87604d8a942cc0e55ad3e0c0
oai_identifier_str oai:ojs.filosofiacapital.org:article/400
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEMEducação; Política; Saúde Educacional.Psicopedagogo. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem.O presente artigo tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelo psicopedagogo no processo de aquisição da leitura e escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem. Para isso, apresentaram-se as etapas e métodos do processo de alfabetização; as dificuldades de aprendizagem relacionadas a este processo e as ações utilizadas pelo psicopedagogo para trabalhar as dificuldades de aprendizagem evidenciadas nessa etapa. O estudo foi inspirado nos estudos de Ferreiro, Teberosky e Soares, grandes pesquisadoras no que diz respeito ao desenvolvimento do processo de alfabetização. Piaget e Sampaio sustentam teoricamente o presente trabalho no que se refere ao papel do psicopedagogo, tanto na avaliação como nas intervenções necessárias para que o aluno com dificuldade consiga evoluir em seu processo de aquisição da leitura e escrita. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que segundo Gil (2002) é o levantamento teórico por meio de livros, artigos e leituras diversas de forma a embasar e orientar a ação do psicopedagogo diante de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. Palavras-chave: Psicopedagogo. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem.Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613Revista Filosofia CapitalMacêdo, Luana Cunha; Universidade de BrasíliaXimenes, Aline Novaes; Centro Universitário UNIPROJEÇÃO2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Empí­rica de Campo; Revisão de Literatura; Pesquisa Históricaapplication/pdfhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/400Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613; v. 13 (2018): Edição Especial: Formação Docente: a sala de aula como laboratório de pesquisa; 69-761982-6613reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/400/336BrasilContemporaneaLivreDireitos autorais 2018 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T17:45:52Zoai:ojs.filosofiacapital.org:article/400Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2020-05-19T17:45:52Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
title O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
spellingShingle O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Macêdo, Luana Cunha; Universidade de Brasília
Educação; Política; Saúde Educacional.
Psicopedagogo. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem.
title_short O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
title_full O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
title_fullStr O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
title_sort O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
author Macêdo, Luana Cunha; Universidade de Brasília
author_facet Macêdo, Luana Cunha; Universidade de Brasília
Ximenes, Aline Novaes; Centro Universitário UNIPROJEÇÃO
author_role author
author2 Ximenes, Aline Novaes; Centro Universitário UNIPROJEÇÃO
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Revista Filosofia Capital
dc.contributor.author.fl_str_mv Macêdo, Luana Cunha; Universidade de Brasília
Ximenes, Aline Novaes; Centro Universitário UNIPROJEÇÃO
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Política; Saúde Educacional.
Psicopedagogo. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem.
topic Educação; Política; Saúde Educacional.
Psicopedagogo. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem.
description O presente artigo tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelo psicopedagogo no processo de aquisição da leitura e escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem. Para isso, apresentaram-se as etapas e métodos do processo de alfabetização; as dificuldades de aprendizagem relacionadas a este processo e as ações utilizadas pelo psicopedagogo para trabalhar as dificuldades de aprendizagem evidenciadas nessa etapa. O estudo foi inspirado nos estudos de Ferreiro, Teberosky e Soares, grandes pesquisadoras no que diz respeito ao desenvolvimento do processo de alfabetização. Piaget e Sampaio sustentam teoricamente o presente trabalho no que se refere ao papel do psicopedagogo, tanto na avaliação como nas intervenções necessárias para que o aluno com dificuldade consiga evoluir em seu processo de aquisição da leitura e escrita. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que segundo Gil (2002) é o levantamento teórico por meio de livros, artigos e leituras diversas de forma a embasar e orientar a ação do psicopedagogo diante de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. Palavras-chave: Psicopedagogo. Alfabetização. Dificuldades de aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa Empí­rica de Campo; Revisão de Literatura; Pesquisa Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/400
url http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/view/400/336
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
Contemporanea
Livre
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613
publisher.none.fl_str_mv Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613
dc.source.none.fl_str_mv Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613; v. 13 (2018): Edição Especial: Formação Docente: a sala de aula como laboratório de pesquisa; 69-76
1982-6613
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1754115831997923328