SABERES MODERNOS SOB A CRÍTICA DO INTELECTO: apontamentos sobre Educação, Sociologia, Psicologia e Teologia no pensamento e obra de Tobias Barreto
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12055 |
Resumo: | O trabalho analisa a composição da crítica dos aqui chamados “saberes modernos”, especificamente a educação, sociologia, psicologia e teologia à luz da recepção das ideias europeias no interior do pensamento e obra do filósofo e jurista Tobias Barreto (1839-1889). Considerado figura central na constituição do movimento intelectual que recebeu a alcunha de “Escola do Recife”, Tobias Barreto foi o vetor de recepção e apropriação de ideias estrangeiras, especialmente alemãs no Brasil Império. A tese que aqui procuramos desenvolver é a de que a crítica a esses saberes constitui um mesmo locus de reflexão e um feixe de interesses de projeção política que propunha uma nova posição do país no contexto geral das nações do oitocentos. |
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SABERES MODERNOS SOB A CRÍTICA DO INTELECTO: apontamentos sobre Educação, Sociologia, Psicologia e Teologia no pensamento e obra de Tobias BarretoTobias BarretoTransferências e circulações de ideiasBrasil Império.O trabalho analisa a composição da crítica dos aqui chamados “saberes modernos”, especificamente a educação, sociologia, psicologia e teologia à luz da recepção das ideias europeias no interior do pensamento e obra do filósofo e jurista Tobias Barreto (1839-1889). Considerado figura central na constituição do movimento intelectual que recebeu a alcunha de “Escola do Recife”, Tobias Barreto foi o vetor de recepção e apropriação de ideias estrangeiras, especialmente alemãs no Brasil Império. A tese que aqui procuramos desenvolver é a de que a crítica a esses saberes constitui um mesmo locus de reflexão e um feixe de interesses de projeção política que propunha uma nova posição do país no contexto geral das nações do oitocentos. Universidade Federal do Maranhão2019-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12055Cadernos Zygmunt Bauman; v. 9 n. 20 (2019): EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: perspectivas2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12055/6771Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Aruanã Antonio dosSilva, Carolina Rodrigues daBernartt, Maria de Lourdes2019-09-08T21:06:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12055Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2019-09-08T21:06:46Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
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