SABERES MODERNOS SOB A CRÍTICA DO INTELECTO: apontamentos sobre Educação, Sociologia, Psicologia e Teologia no pensamento e obra de Tobias Barreto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Aruanã Antonio dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Carolina Rodrigues da, Bernartt, Maria de Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12055
Resumo: O trabalho analisa a composição da crítica dos aqui chamados “saberes modernos”, especificamente a educação, sociologia, psicologia e teologia à luz da recepção das ideias europeias no interior do pensamento e obra do filósofo e jurista Tobias Barreto (1839-1889). Considerado figura central na constituição do movimento intelectual que recebeu a alcunha de “Escola do Recife”, Tobias Barreto foi o vetor de recepção e apropriação de ideias estrangeiras, especialmente alemãs no Brasil Império. A tese que aqui procuramos desenvolver é a de que a crítica a esses saberes constitui um mesmo locus de reflexão e um feixe de interesses de projeção política que propunha uma nova posição do país no contexto geral das nações do oitocentos.
id FC-1_515ecc39a3d19d0f1d6867d47072897d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12055
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling SABERES MODERNOS SOB A CRÍTICA DO INTELECTO: apontamentos sobre Educação, Sociologia, Psicologia e Teologia no pensamento e obra de Tobias BarretoTobias BarretoTransferências e circulações de ideiasBrasil Império.O trabalho analisa a composição da crítica dos aqui chamados “saberes modernos”, especificamente a educação, sociologia, psicologia e teologia à luz da recepção das ideias europeias no interior do pensamento e obra do filósofo e jurista Tobias Barreto (1839-1889). Considerado figura central na constituição do movimento intelectual que recebeu a alcunha de “Escola do Recife”, Tobias Barreto foi o vetor de recepção e apropriação de ideias estrangeiras, especialmente alemãs no Brasil Império. A tese que aqui procuramos desenvolver é a de que a crítica a esses saberes constitui um mesmo locus de reflexão e um feixe de interesses de projeção política que propunha uma nova posição do país no contexto geral das nações do oitocentos. Universidade Federal do Maranhão2019-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12055Cadernos Zygmunt Bauman; v. 9 n. 20 (2019): EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: perspectivas2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12055/6771Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Aruanã Antonio dosSilva, Carolina Rodrigues daBernartt, Maria de Lourdes2019-09-08T21:06:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12055Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2019-09-08T21:06:46Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES MODERNOS SOB A CRÍTICA DO INTELECTO: apontamentos sobre Educação, Sociologia, Psicologia e Teologia no pensamento e obra de Tobias Barreto
title SABERES MODERNOS SOB A CRÍTICA DO INTELECTO: apontamentos sobre Educação, Sociologia, Psicologia e Teologia no pensamento e obra de Tobias Barreto
spellingShingle SABERES MODERNOS SOB A CRÍTICA DO INTELECTO: apontamentos sobre Educação, Sociologia, Psicologia e Teologia no pensamento e obra de Tobias Barreto
Passos, Aruanã Antonio dos
Tobias Barreto
Transferências e circulações de ideias
Brasil Império.
title_short SABERES MODERNOS SOB A CRÍTICA DO INTELECTO: apontamentos sobre Educação, Sociologia, Psicologia e Teologia no pensamento e obra de Tobias Barreto
title_full SABERES MODERNOS SOB A CRÍTICA DO INTELECTO: apontamentos sobre Educação, Sociologia, Psicologia e Teologia no pensamento e obra de Tobias Barreto
title_fullStr SABERES MODERNOS SOB A CRÍTICA DO INTELECTO: apontamentos sobre Educação, Sociologia, Psicologia e Teologia no pensamento e obra de Tobias Barreto
title_full_unstemmed SABERES MODERNOS SOB A CRÍTICA DO INTELECTO: apontamentos sobre Educação, Sociologia, Psicologia e Teologia no pensamento e obra de Tobias Barreto
title_sort SABERES MODERNOS SOB A CRÍTICA DO INTELECTO: apontamentos sobre Educação, Sociologia, Psicologia e Teologia no pensamento e obra de Tobias Barreto
author Passos, Aruanã Antonio dos
author_facet Passos, Aruanã Antonio dos
Silva, Carolina Rodrigues da
Bernartt, Maria de Lourdes
author_role author
author2 Silva, Carolina Rodrigues da
Bernartt, Maria de Lourdes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Aruanã Antonio dos
Silva, Carolina Rodrigues da
Bernartt, Maria de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Tobias Barreto
Transferências e circulações de ideias
Brasil Império.
topic Tobias Barreto
Transferências e circulações de ideias
Brasil Império.
description O trabalho analisa a composição da crítica dos aqui chamados “saberes modernos”, especificamente a educação, sociologia, psicologia e teologia à luz da recepção das ideias europeias no interior do pensamento e obra do filósofo e jurista Tobias Barreto (1839-1889). Considerado figura central na constituição do movimento intelectual que recebeu a alcunha de “Escola do Recife”, Tobias Barreto foi o vetor de recepção e apropriação de ideias estrangeiras, especialmente alemãs no Brasil Império. A tese que aqui procuramos desenvolver é a de que a crítica a esses saberes constitui um mesmo locus de reflexão e um feixe de interesses de projeção política que propunha uma nova posição do país no contexto geral das nações do oitocentos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12055
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12055/6771
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Bauman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Bauman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 9 n. 20 (2019): EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: perspectivas
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943293346676736