A crise da escola ao olhar pós-moderno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henning, Leoni Maria Padilha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19547
Resumo: O artigo se propõe analisar a situação da escola contemporânea num contexto de dificuldades de múltiplas ordens das quais enfatizamos desafios postos pelo pensamento pós-moderno. Interessa-nos avaliar se ainda há necessidade da escola e se a sua força é crível. Buscamos saber o que há realmente de novo na vida pós-moderna para gerar, impulsionar a “crise” ou sair dela. Procuramos esclarecer os conceitos envolvidos na pós-modernidade e modernidade intentando compreender o processo que se deu até atingirmos a contemporaneidade. Crise do sujeito e razão, reviravolta linguística em tempos pós-metafísicos ajudam a entende-la? Autores ofereceram ferramentas teóricas para o que buscamos entender.
id FC-1_9d695227d57280e9ca7297692e0ad85e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19547
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling A crise da escola ao olhar pós-modernoPostmodernityModernityChangesSchoolPhilosophy of educationPós-modernidadeModernidadeMudançasEscolaFilosofia da EducaçãoO artigo se propõe analisar a situação da escola contemporânea num contexto de dificuldades de múltiplas ordens das quais enfatizamos desafios postos pelo pensamento pós-moderno. Interessa-nos avaliar se ainda há necessidade da escola e se a sua força é crível. Buscamos saber o que há realmente de novo na vida pós-moderna para gerar, impulsionar a “crise” ou sair dela. Procuramos esclarecer os conceitos envolvidos na pós-modernidade e modernidade intentando compreender o processo que se deu até atingirmos a contemporaneidade. Crise do sujeito e razão, reviravolta linguística em tempos pós-metafísicos ajudam a entende-la? Autores ofereceram ferramentas teóricas para o que buscamos entender. Universidade Federal do Maranhão2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1954710.18764/2236-4099v12n29.2022.21Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 29 (2022): DOSSIÊ: A pós-modernidade e as incertezas educacionais2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19547/11271Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Baumanhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHenning, Leoni Maria Padilha2022-08-18T16:36:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19547Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2022-08-18T16:36:08Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv A crise da escola ao olhar pós-moderno
title A crise da escola ao olhar pós-moderno
spellingShingle A crise da escola ao olhar pós-moderno
Henning, Leoni Maria Padilha
Postmodernity
Modernity
Changes
School
Philosophy of education
Pós-modernidade
Modernidade
Mudanças
Escola
Filosofia da Educação
title_short A crise da escola ao olhar pós-moderno
title_full A crise da escola ao olhar pós-moderno
title_fullStr A crise da escola ao olhar pós-moderno
title_full_unstemmed A crise da escola ao olhar pós-moderno
title_sort A crise da escola ao olhar pós-moderno
author Henning, Leoni Maria Padilha
author_facet Henning, Leoni Maria Padilha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henning, Leoni Maria Padilha
dc.subject.por.fl_str_mv Postmodernity
Modernity
Changes
School
Philosophy of education
Pós-modernidade
Modernidade
Mudanças
Escola
Filosofia da Educação
topic Postmodernity
Modernity
Changes
School
Philosophy of education
Pós-modernidade
Modernidade
Mudanças
Escola
Filosofia da Educação
description O artigo se propõe analisar a situação da escola contemporânea num contexto de dificuldades de múltiplas ordens das quais enfatizamos desafios postos pelo pensamento pós-moderno. Interessa-nos avaliar se ainda há necessidade da escola e se a sua força é crível. Buscamos saber o que há realmente de novo na vida pós-moderna para gerar, impulsionar a “crise” ou sair dela. Procuramos esclarecer os conceitos envolvidos na pós-modernidade e modernidade intentando compreender o processo que se deu até atingirmos a contemporaneidade. Crise do sujeito e razão, reviravolta linguística em tempos pós-metafísicos ajudam a entende-la? Autores ofereceram ferramentas teóricas para o que buscamos entender.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19547
10.18764/2236-4099v12n29.2022.21
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19547
identifier_str_mv 10.18764/2236-4099v12n29.2022.21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/19547/11271
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 12 n. 29 (2022): DOSSIÊ: A pós-modernidade e as incertezas educacionais
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943293729406976