MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraro, José Luís
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15424
Resumo: Michel Foucault para pensar a educação em ciências é um trabalho que propõe o uso de conceitos foucaultianos como ferramentas para instigar uma abordagem crítica à educação em ciências, a partir de considerações relacionadas à realidade de seu ensino. A discussão empreendida neste artigo propõe Foucault como chave para esta crítica ao demonstrar como sua filosofia permeia as discussões no interior desta área que ainda insiste em permanecer refratária a autores não orgânicos, pensadores contemporâneos do campo da filosofia e da sociologia que tomam a ciência em uma perspectiva discursiva – menos objetiva e mais subjetiva – e cujos pensamentos tendem a subverter a lógica dos jogos de poder-saber e verdade propostos pelo paradigma da ciência moderna. Assim, busca resgatar com Foucault, possibilidades para um repensar (d)a ciência e para um ensino de ciências como elementos de crítica social que poderiam ser incorporados às práticas do professorado na educação básica.
id FC-1_9f63ff4265c57792e7b7afc1dd88da67
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15424
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à práticaMichel FoucaultEducação em CiênciasEnsino de Ciências.Michel Foucault para pensar a educação em ciências é um trabalho que propõe o uso de conceitos foucaultianos como ferramentas para instigar uma abordagem crítica à educação em ciências, a partir de considerações relacionadas à realidade de seu ensino. A discussão empreendida neste artigo propõe Foucault como chave para esta crítica ao demonstrar como sua filosofia permeia as discussões no interior desta área que ainda insiste em permanecer refratária a autores não orgânicos, pensadores contemporâneos do campo da filosofia e da sociologia que tomam a ciência em uma perspectiva discursiva – menos objetiva e mais subjetiva – e cujos pensamentos tendem a subverter a lógica dos jogos de poder-saber e verdade propostos pelo paradigma da ciência moderna. Assim, busca resgatar com Foucault, possibilidades para um repensar (d)a ciência e para um ensino de ciências como elementos de crítica social que poderiam ser incorporados às práticas do professorado na educação básica.Universidade Federal do Maranhão2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15424Cadernos Zygmunt Bauman; v. 10 n. 24 (2020): PERSPECTIVAS: Nietzsche, Foucault e Heidegger2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15424/8286Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessFerraro, José Luís2020-12-22T16:51:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15424Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2020-12-22T16:51:44Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática
title MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática
spellingShingle MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática
Ferraro, José Luís
Michel Foucault
Educação em Ciências
Ensino de Ciências.
title_short MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática
title_full MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática
title_fullStr MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática
title_full_unstemmed MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática
title_sort MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática
author Ferraro, José Luís
author_facet Ferraro, José Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraro, José Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Michel Foucault
Educação em Ciências
Ensino de Ciências.
topic Michel Foucault
Educação em Ciências
Ensino de Ciências.
description Michel Foucault para pensar a educação em ciências é um trabalho que propõe o uso de conceitos foucaultianos como ferramentas para instigar uma abordagem crítica à educação em ciências, a partir de considerações relacionadas à realidade de seu ensino. A discussão empreendida neste artigo propõe Foucault como chave para esta crítica ao demonstrar como sua filosofia permeia as discussões no interior desta área que ainda insiste em permanecer refratária a autores não orgânicos, pensadores contemporâneos do campo da filosofia e da sociologia que tomam a ciência em uma perspectiva discursiva – menos objetiva e mais subjetiva – e cujos pensamentos tendem a subverter a lógica dos jogos de poder-saber e verdade propostos pelo paradigma da ciência moderna. Assim, busca resgatar com Foucault, possibilidades para um repensar (d)a ciência e para um ensino de ciências como elementos de crítica social que poderiam ser incorporados às práticas do professorado na educação básica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15424
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15424/8286
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Bauman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Bauman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 10 n. 24 (2020): PERSPECTIVAS: Nietzsche, Foucault e Heidegger
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943293413785600