MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Zygmunt Bauman |
Texto Completo: | https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15424 |
Resumo: | Michel Foucault para pensar a educação em ciências é um trabalho que propõe o uso de conceitos foucaultianos como ferramentas para instigar uma abordagem crítica à educação em ciências, a partir de considerações relacionadas à realidade de seu ensino. A discussão empreendida neste artigo propõe Foucault como chave para esta crítica ao demonstrar como sua filosofia permeia as discussões no interior desta área que ainda insiste em permanecer refratária a autores não orgânicos, pensadores contemporâneos do campo da filosofia e da sociologia que tomam a ciência em uma perspectiva discursiva – menos objetiva e mais subjetiva – e cujos pensamentos tendem a subverter a lógica dos jogos de poder-saber e verdade propostos pelo paradigma da ciência moderna. Assim, busca resgatar com Foucault, possibilidades para um repensar (d)a ciência e para um ensino de ciências como elementos de crítica social que poderiam ser incorporados às práticas do professorado na educação básica. |
id |
FC-1_9f63ff4265c57792e7b7afc1dd88da67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15424 |
network_acronym_str |
FC-1 |
network_name_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository_id_str |
|
spelling |
MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à práticaMichel FoucaultEducação em CiênciasEnsino de Ciências.Michel Foucault para pensar a educação em ciências é um trabalho que propõe o uso de conceitos foucaultianos como ferramentas para instigar uma abordagem crítica à educação em ciências, a partir de considerações relacionadas à realidade de seu ensino. A discussão empreendida neste artigo propõe Foucault como chave para esta crítica ao demonstrar como sua filosofia permeia as discussões no interior desta área que ainda insiste em permanecer refratária a autores não orgânicos, pensadores contemporâneos do campo da filosofia e da sociologia que tomam a ciência em uma perspectiva discursiva – menos objetiva e mais subjetiva – e cujos pensamentos tendem a subverter a lógica dos jogos de poder-saber e verdade propostos pelo paradigma da ciência moderna. Assim, busca resgatar com Foucault, possibilidades para um repensar (d)a ciência e para um ensino de ciências como elementos de crítica social que poderiam ser incorporados às práticas do professorado na educação básica.Universidade Federal do Maranhão2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15424Cadernos Zygmunt Bauman; v. 10 n. 24 (2020): PERSPECTIVAS: Nietzsche, Foucault e Heidegger2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15424/8286Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessFerraro, José Luís2020-12-22T16:51:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15424Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2020-12-22T16:51:44Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática |
title |
MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática |
spellingShingle |
MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática Ferraro, José Luís Michel Foucault Educação em Ciências Ensino de Ciências. |
title_short |
MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática |
title_full |
MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática |
title_fullStr |
MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática |
title_full_unstemmed |
MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática |
title_sort |
MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática |
author |
Ferraro, José Luís |
author_facet |
Ferraro, José Luís |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraro, José Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Michel Foucault Educação em Ciências Ensino de Ciências. |
topic |
Michel Foucault Educação em Ciências Ensino de Ciências. |
description |
Michel Foucault para pensar a educação em ciências é um trabalho que propõe o uso de conceitos foucaultianos como ferramentas para instigar uma abordagem crítica à educação em ciências, a partir de considerações relacionadas à realidade de seu ensino. A discussão empreendida neste artigo propõe Foucault como chave para esta crítica ao demonstrar como sua filosofia permeia as discussões no interior desta área que ainda insiste em permanecer refratária a autores não orgânicos, pensadores contemporâneos do campo da filosofia e da sociologia que tomam a ciência em uma perspectiva discursiva – menos objetiva e mais subjetiva – e cujos pensamentos tendem a subverter a lógica dos jogos de poder-saber e verdade propostos pelo paradigma da ciência moderna. Assim, busca resgatar com Foucault, possibilidades para um repensar (d)a ciência e para um ensino de ciências como elementos de crítica social que poderiam ser incorporados às práticas do professorado na educação básica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15424 |
url |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15424/8286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Bauman info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos Zygmunt Bauman |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman; v. 10 n. 24 (2020): PERSPECTIVAS: Nietzsche, Foucault e Heidegger 2236-4099 reponame:Cadernos Zygmunt Bauman instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC) instacron:FC |
instname_str |
FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
instacron_str |
FC |
institution |
FC |
reponame_str |
Cadernos Zygmunt Bauman |
collection |
Cadernos Zygmunt Bauman |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC) |
repository.mail.fl_str_mv |
wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br |
_version_ |
1798943293413785600 |