ENSINO DE LITERATURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: as estratégias metacognitivas de leitura e a formação de leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junqueira de Souza, Renata
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Segabinazi, Daniela Maria, Alves Macêdo, Jhennefer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/11863
Resumo: Nos últimos anos, pesquisas desenvolvidas em escolas de rede pública, nos revelam dados preocupantes no tocante ao espaço do ensino de literatura juvenil nas aulas de Língua Portuguesa. Inquietos com esse cenário de apagamento do texto literário e reconhecendo a importância que o ensino de literatura exerce na formação de leitores, o projeto prolicen 2016 intitulado, Letramento literário no ensino fundamental: onde e como acontece?, se propôs a desenvolver uma pesquisa através de  entrevistas com professores de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental da rede pública de ensino dos munícipios de Bayeux, João Pessoa e Pilar – PB. Nossas pesquisas iniciais objetivaram encontrar respostas que nos esclarecessem sobre as possíveis causas que contribuíram para o distanciamento entre o texto literário e a sala de aula. Através das investigações desenvolvidas, constatamos algumas problemáticas que estão arraigadas à invisibilidade pela qual transita o ensino de literatura: um dos resultados mais alarmantes, diz respeito à falta de clareza e a incompreensão que os professores entrevistados possuem quanto à função e a utilidade do ensino de literatura. Dessa forma, diante dessa preocupante realidade, reconhecemos a necessidade de reflexão e revisão de algumas práticas metodológicas que estão sendo aplicadas. Sobretudo, ressaltamos que o ensino de literatura só se tornará efetivo, quando novas propostas de leitura em sala de aula forem construídas. Sendo assim, a partir da coleta desses dados, o presente trabalho buscará contribuir para a formação de leitores literários juvenis, e para isso, nos propomos a apresentar estratégias de leitura que cooperem para o resgate do ensino de literatura, provendo assim o letramento literário nas escolas. Para dar suporte as nossas discussões e propostas, recorreremos às teorias tratadas por Kleiman (1993); Solé (1998); Girotto e Souza (2010) Soares (1999) e Cosson (2006). Resultados iniciais obtidos em aulas de Metodologia de Língua Portuguesa do curso de Pedagogia mostram a importância da contextualização da leitura e as possibilidades de compreensão do texto literário.
id FC-1_b086bacdb82c1c972210157052d45831
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11863
network_acronym_str FC-1
network_name_str Cadernos Zygmunt Bauman
repository_id_str
spelling ENSINO DE LITERATURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: as estratégias metacognitivas de leitura e a formação de leitoresNos últimos anos, pesquisas desenvolvidas em escolas de rede pública, nos revelam dados preocupantes no tocante ao espaço do ensino de literatura juvenil nas aulas de Língua Portuguesa. Inquietos com esse cenário de apagamento do texto literário e reconhecendo a importância que o ensino de literatura exerce na formação de leitores, o projeto prolicen 2016 intitulado, Letramento literário no ensino fundamental: onde e como acontece?, se propôs a desenvolver uma pesquisa através de  entrevistas com professores de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental da rede pública de ensino dos munícipios de Bayeux, João Pessoa e Pilar – PB. Nossas pesquisas iniciais objetivaram encontrar respostas que nos esclarecessem sobre as possíveis causas que contribuíram para o distanciamento entre o texto literário e a sala de aula. Através das investigações desenvolvidas, constatamos algumas problemáticas que estão arraigadas à invisibilidade pela qual transita o ensino de literatura: um dos resultados mais alarmantes, diz respeito à falta de clareza e a incompreensão que os professores entrevistados possuem quanto à função e a utilidade do ensino de literatura. Dessa forma, diante dessa preocupante realidade, reconhecemos a necessidade de reflexão e revisão de algumas práticas metodológicas que estão sendo aplicadas. Sobretudo, ressaltamos que o ensino de literatura só se tornará efetivo, quando novas propostas de leitura em sala de aula forem construídas. Sendo assim, a partir da coleta desses dados, o presente trabalho buscará contribuir para a formação de leitores literários juvenis, e para isso, nos propomos a apresentar estratégias de leitura que cooperem para o resgate do ensino de literatura, provendo assim o letramento literário nas escolas. Para dar suporte as nossas discussões e propostas, recorreremos às teorias tratadas por Kleiman (1993); Solé (1998); Girotto e Souza (2010) Soares (1999) e Cosson (2006). Resultados iniciais obtidos em aulas de Metodologia de Língua Portuguesa do curso de Pedagogia mostram a importância da contextualização da leitura e as possibilidades de compreensão do texto literário.Universidade Federal do Maranhão2019-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/11863Cadernos Zygmunt Bauman; v. 9 n. 20 (2019): EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: perspectivas2236-4099reponame:Cadernos Zygmunt Baumaninstname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)instacron:FCporhttps://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/11863/6761Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Baumaninfo:eu-repo/semantics/openAccessJunqueira de Souza, RenataSegabinazi, Daniela MariaAlves Macêdo, Jhennefer2019-09-08T21:06:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11863Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/indexPUBhttp://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/cadernoszygmuntbauman/oaiwellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br2236-40992236-4099opendoar:2019-09-08T21:06:46Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE LITERATURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: as estratégias metacognitivas de leitura e a formação de leitores
title ENSINO DE LITERATURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: as estratégias metacognitivas de leitura e a formação de leitores
spellingShingle ENSINO DE LITERATURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: as estratégias metacognitivas de leitura e a formação de leitores
Junqueira de Souza, Renata
title_short ENSINO DE LITERATURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: as estratégias metacognitivas de leitura e a formação de leitores
title_full ENSINO DE LITERATURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: as estratégias metacognitivas de leitura e a formação de leitores
title_fullStr ENSINO DE LITERATURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: as estratégias metacognitivas de leitura e a formação de leitores
title_full_unstemmed ENSINO DE LITERATURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: as estratégias metacognitivas de leitura e a formação de leitores
title_sort ENSINO DE LITERATURA E LETRAMENTO LITERÁRIO: as estratégias metacognitivas de leitura e a formação de leitores
author Junqueira de Souza, Renata
author_facet Junqueira de Souza, Renata
Segabinazi, Daniela Maria
Alves Macêdo, Jhennefer
author_role author
author2 Segabinazi, Daniela Maria
Alves Macêdo, Jhennefer
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junqueira de Souza, Renata
Segabinazi, Daniela Maria
Alves Macêdo, Jhennefer
description Nos últimos anos, pesquisas desenvolvidas em escolas de rede pública, nos revelam dados preocupantes no tocante ao espaço do ensino de literatura juvenil nas aulas de Língua Portuguesa. Inquietos com esse cenário de apagamento do texto literário e reconhecendo a importância que o ensino de literatura exerce na formação de leitores, o projeto prolicen 2016 intitulado, Letramento literário no ensino fundamental: onde e como acontece?, se propôs a desenvolver uma pesquisa através de  entrevistas com professores de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental da rede pública de ensino dos munícipios de Bayeux, João Pessoa e Pilar – PB. Nossas pesquisas iniciais objetivaram encontrar respostas que nos esclarecessem sobre as possíveis causas que contribuíram para o distanciamento entre o texto literário e a sala de aula. Através das investigações desenvolvidas, constatamos algumas problemáticas que estão arraigadas à invisibilidade pela qual transita o ensino de literatura: um dos resultados mais alarmantes, diz respeito à falta de clareza e a incompreensão que os professores entrevistados possuem quanto à função e a utilidade do ensino de literatura. Dessa forma, diante dessa preocupante realidade, reconhecemos a necessidade de reflexão e revisão de algumas práticas metodológicas que estão sendo aplicadas. Sobretudo, ressaltamos que o ensino de literatura só se tornará efetivo, quando novas propostas de leitura em sala de aula forem construídas. Sendo assim, a partir da coleta desses dados, o presente trabalho buscará contribuir para a formação de leitores literários juvenis, e para isso, nos propomos a apresentar estratégias de leitura que cooperem para o resgate do ensino de literatura, provendo assim o letramento literário nas escolas. Para dar suporte as nossas discussões e propostas, recorreremos às teorias tratadas por Kleiman (1993); Solé (1998); Girotto e Souza (2010) Soares (1999) e Cosson (2006). Resultados iniciais obtidos em aulas de Metodologia de Língua Portuguesa do curso de Pedagogia mostram a importância da contextualização da leitura e as possibilidades de compreensão do texto literário.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/11863
url https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/11863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/11863/6761
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Bauman
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Zygmunt Bauman
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman; v. 9 n. 20 (2019): EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: perspectivas
2236-4099
reponame:Cadernos Zygmunt Bauman
instname:FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron:FC
instname_str FILOSOFIA CAPITAL (FC)
instacron_str FC
institution FC
reponame_str Cadernos Zygmunt Bauman
collection Cadernos Zygmunt Bauman
repository.name.fl_str_mv Cadernos Zygmunt Bauman - FILOSOFIA CAPITAL (FC)
repository.mail.fl_str_mv wellington.amorim@gmail.com||renatonunesbittencourt@yahoo.com.br
_version_ 1798943293340385280