Estratégias metacognitivas de leitura: um caminho para proficiência leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Valquíria da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3084
Resumo: O domínio da leitura e da escrita é essencial para se viver plenamente, na sociedade contemporânea, que está permeada por textos visuais, orais e, principalmente, escritos. Diante disso, sabe-se que o sujeito social só terá condições de exercer sua cidadania plena a partir do momento que estiver capacitado a utilizar com competência a leitura e a escrita em suas diversas realizações no seu contexto social. Assim, esta pesquisa analisa a relevância das estratégias metacognitivas de leitura, mediadas pelo professor, nas aulas de leitura/compreensão textual, a fim de contribuir para a formação de um leitor proficiente. Escolheu-se para desenvolver esta investigação um método quanti-qualitativo, já que este estudo mostra informações de valores absolutos e relativos, em uma prática, na qual se usa as estratégias metacognitivas de leitura, bem como os processos de desenvolvimento e os resultados da compreensão leitora dos sujeitos envolvidos. Este trabalho foi desenvolvido em uma turma do 6º. ano do ensino fundamental II, de uma Escola Pública Estadual de Campina Grande – PB. Como aporte teórico para o desenvolvimento da presente pesquisa, fundamentou-se, principalmente, em Leffa (1996), Solé (1998), Soares (2002), Kleiman (2007), Koch e Elias (2013), PDE (2011) e Brasil (1997), porque esses autores contribuem de forma significativa com teorias acerca da leitura, estratégias leitoras, mediação do professor, letramento, habilidades e competências leitoras. Para este estudo, levantaram-se as seguintes hipóteses: os alunos leitores não chegam ao 6º. ano do Ensino Fundamental II com competência leitora adequada para a série na qual estão inseridos; e o uso das estratégias metacognitivas de leitura pode contribuir para formação de leitores mais competentes. Com base nos resultados coletados neste trabalho, pode-se dizer que o objetivo proposto foi alcançado, pois os resultados apontam que os alunos, no geral, depois das atividades de intervenção, obtiveram avanços significativos no que diz respeito à compreensão textual. Diante disso, constata-se que o ensino das estratégias metacognitivas de leitura em sala de aula é de muita importância para a formação do leitor proficiente.
id UEPB_941ad31cde4632d7e126e96b4c20734d
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3084
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Estratégias metacognitivas de leitura: um caminho para proficiência leitoraLeituraMediação leitoraEstratégias metacognitivasProficiência leitoraReadingReading mediationMetacognitive strategiesReading proficiencyLINGUISTICA, LETRAS E ARTESO domínio da leitura e da escrita é essencial para se viver plenamente, na sociedade contemporânea, que está permeada por textos visuais, orais e, principalmente, escritos. Diante disso, sabe-se que o sujeito social só terá condições de exercer sua cidadania plena a partir do momento que estiver capacitado a utilizar com competência a leitura e a escrita em suas diversas realizações no seu contexto social. Assim, esta pesquisa analisa a relevância das estratégias metacognitivas de leitura, mediadas pelo professor, nas aulas de leitura/compreensão textual, a fim de contribuir para a formação de um leitor proficiente. Escolheu-se para desenvolver esta investigação um método quanti-qualitativo, já que este estudo mostra informações de valores absolutos e relativos, em uma prática, na qual se usa as estratégias metacognitivas de leitura, bem como os processos de desenvolvimento e os resultados da compreensão leitora dos sujeitos envolvidos. Este trabalho foi desenvolvido em uma turma do 6º. ano do ensino fundamental II, de uma Escola Pública Estadual de Campina Grande – PB. Como aporte teórico para o desenvolvimento da presente pesquisa, fundamentou-se, principalmente, em Leffa (1996), Solé (1998), Soares (2002), Kleiman (2007), Koch e Elias (2013), PDE (2011) e Brasil (1997), porque esses autores contribuem de forma significativa com teorias acerca da leitura, estratégias leitoras, mediação do professor, letramento, habilidades e competências leitoras. Para este estudo, levantaram-se as seguintes hipóteses: os alunos leitores não chegam ao 6º. ano do Ensino Fundamental II com competência leitora adequada para a série na qual estão inseridos; e o uso das estratégias metacognitivas de leitura pode contribuir para formação de leitores mais competentes. Com base nos resultados coletados neste trabalho, pode-se dizer que o objetivo proposto foi alcançado, pois os resultados apontam que os alunos, no geral, depois das atividades de intervenção, obtiveram avanços significativos no que diz respeito à compreensão textual. Diante disso, constata-se que o ensino das estratégias metacognitivas de leitura em sala de aula é de muita importância para a formação do leitor proficiente.The mastery of reading and writing is essential to fully live in the modern society, which is permeated by visual, oral and, mainly, written texts. Given this, it is known that the social individual will only have conditions to exercise his full citizenship from the moment he is capable of using reading and writing competently in their various practices in his social context. Therefore, this research analyzes the relevance of the reading metacognitive strategies, mediated by the teacher, in reading/text comprehension classes, in order to contribute to the formation of a proficient reader. It was chosen to develop this research a quantitative and qualitative method, as this study presents information of partial and absolute values, in a practice in which it is used metacognitive reading strategies, as well as the development processes and reading comprehension results of the subjects involved. This work was developed in a 6th grade class of elementary school II, of a State public school from Campina Grande – PB. As theoretical support to the development of this research, it was based, mainly, in Leffa (1996), Solé (1998), Soares (2002), Kleiman (2007), Koch and Elias (2013), PDE (2011) and Brasil (1997), because these authors contribute in a significant way with theories on reading, reading strategies, teacher’s mediation, literacy skills and reading competences. For this study, the following hypotheses were raised: the reading students do not reach 6th grade of Elementary School II with adequate reading competence for the grade in which they are located; and the use of reading metacognitive strategies can contribute to the formation of more competent readers. Based on the results obtained in this assignment, it can be said that the proposed goal was achieved, for the results point out that the students, in general, after the intervention activities, achieved significant advances in regards to textual comprehension. Therefore, it is verified that the teaching of reading metacognitive strategies in classroom is very important to the formation of the proficient reader.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASSilva Junior, Leônidas José dahttp://lattes.cnpq.br/3968129915385876Sales, Laurenia Soutohttp://lattes.cnpq.br/7144884304424302Lins, Juarez Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/3990899335296722Souza, Valquíria da Silva2018-06-05T17:56:44Z2016-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, Valquíria da Silva. Estratégias metacognitivas de leitura: um caminho para proficiência leitora. 2016. 92f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3084porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-06-11T14:02:17Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3084Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-06-11T14:02:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias metacognitivas de leitura: um caminho para proficiência leitora
title Estratégias metacognitivas de leitura: um caminho para proficiência leitora
spellingShingle Estratégias metacognitivas de leitura: um caminho para proficiência leitora
Souza, Valquíria da Silva
Leitura
Mediação leitora
Estratégias metacognitivas
Proficiência leitora
Reading
Reading mediation
Metacognitive strategies
Reading proficiency
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Estratégias metacognitivas de leitura: um caminho para proficiência leitora
title_full Estratégias metacognitivas de leitura: um caminho para proficiência leitora
title_fullStr Estratégias metacognitivas de leitura: um caminho para proficiência leitora
title_full_unstemmed Estratégias metacognitivas de leitura: um caminho para proficiência leitora
title_sort Estratégias metacognitivas de leitura: um caminho para proficiência leitora
author Souza, Valquíria da Silva
author_facet Souza, Valquíria da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva Junior, Leônidas José da
http://lattes.cnpq.br/3968129915385876
Sales, Laurenia Souto
http://lattes.cnpq.br/7144884304424302
Lins, Juarez Nogueira
http://lattes.cnpq.br/3990899335296722
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Valquíria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Mediação leitora
Estratégias metacognitivas
Proficiência leitora
Reading
Reading mediation
Metacognitive strategies
Reading proficiency
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Leitura
Mediação leitora
Estratégias metacognitivas
Proficiência leitora
Reading
Reading mediation
Metacognitive strategies
Reading proficiency
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description O domínio da leitura e da escrita é essencial para se viver plenamente, na sociedade contemporânea, que está permeada por textos visuais, orais e, principalmente, escritos. Diante disso, sabe-se que o sujeito social só terá condições de exercer sua cidadania plena a partir do momento que estiver capacitado a utilizar com competência a leitura e a escrita em suas diversas realizações no seu contexto social. Assim, esta pesquisa analisa a relevância das estratégias metacognitivas de leitura, mediadas pelo professor, nas aulas de leitura/compreensão textual, a fim de contribuir para a formação de um leitor proficiente. Escolheu-se para desenvolver esta investigação um método quanti-qualitativo, já que este estudo mostra informações de valores absolutos e relativos, em uma prática, na qual se usa as estratégias metacognitivas de leitura, bem como os processos de desenvolvimento e os resultados da compreensão leitora dos sujeitos envolvidos. Este trabalho foi desenvolvido em uma turma do 6º. ano do ensino fundamental II, de uma Escola Pública Estadual de Campina Grande – PB. Como aporte teórico para o desenvolvimento da presente pesquisa, fundamentou-se, principalmente, em Leffa (1996), Solé (1998), Soares (2002), Kleiman (2007), Koch e Elias (2013), PDE (2011) e Brasil (1997), porque esses autores contribuem de forma significativa com teorias acerca da leitura, estratégias leitoras, mediação do professor, letramento, habilidades e competências leitoras. Para este estudo, levantaram-se as seguintes hipóteses: os alunos leitores não chegam ao 6º. ano do Ensino Fundamental II com competência leitora adequada para a série na qual estão inseridos; e o uso das estratégias metacognitivas de leitura pode contribuir para formação de leitores mais competentes. Com base nos resultados coletados neste trabalho, pode-se dizer que o objetivo proposto foi alcançado, pois os resultados apontam que os alunos, no geral, depois das atividades de intervenção, obtiveram avanços significativos no que diz respeito à compreensão textual. Diante disso, constata-se que o ensino das estratégias metacognitivas de leitura em sala de aula é de muita importância para a formação do leitor proficiente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-30
2018-06-05T17:56:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza, Valquíria da Silva. Estratégias metacognitivas de leitura: um caminho para proficiência leitora. 2016. 92f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3084
identifier_str_mv Souza, Valquíria da Silva. Estratégias metacognitivas de leitura: um caminho para proficiência leitora. 2016. 92f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1822133842621759488