Língua inglesa, globalização e os processos de in/exclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomaz, Rafaela Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Wanderer, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Zygmunt Bauman
Texto Completo: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17603
Resumo: O artigo examina sentidos atribuídos à aprendizagem da Língua Inglesa (LI) na contemporaneidade. As bases teóricas advêm do pós-estruturalismo, em especial do pensamento de autores como Michel Foucault e Zygmunt Bauman. O material escrutinado consiste em redações de professores de LI interessados em ocupar uma vaga docente em uma instituição de ensino no RS. O exame do material, sustentado pela análise do discurso foucaultiana, mostrou a presença de dois enunciados: “Para se adaptar ao mundo em que vivemos, saber inglês é uma obrigação” e “As pessoas que não sabem inglês estão em desvantagem em relação às que sabem”. O estudo mostra verdades presentes no discurso pedagógico associadas aos mecanismos de in/exclusão.
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