Língua inglesa, globalização e os processos de in/exclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomaz, Rafaela Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Wanderer, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252711
Resumo: O artigo examina sentidos atribuídos à aprendizagem da Língua Inglesa (LI) na contemporaneidade. As bases teóricas advêm do pós-estruturalismo, em especial do pensamento de autores como Michel Foucault e Zygmunt Bauman. O material escrutinado consiste em redações de professores de LI interessados em ocupar uma vaga docente em uma instituição deensino no RS. Oexame do material, sustentado pela análise do discurso foucaultiana,mostroua presença de dois enunciados: “Para se adaptar ao mundo em que vivemos, saber inglês é uma obrigação”e“As pessoas que não sabem inglês estão em desvantagem em relação às que sabem”.Oestudomostra verdades presentes no discurso pedagógico associadas aos mecanismos de in/exclusão.
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