Língua inglesa, globalização e os processos de in/exclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252711 |
Resumo: | O artigo examina sentidos atribuídos à aprendizagem da Língua Inglesa (LI) na contemporaneidade. As bases teóricas advêm do pós-estruturalismo, em especial do pensamento de autores como Michel Foucault e Zygmunt Bauman. O material escrutinado consiste em redações de professores de LI interessados em ocupar uma vaga docente em uma instituição deensino no RS. Oexame do material, sustentado pela análise do discurso foucaultiana,mostroua presença de dois enunciados: “Para se adaptar ao mundo em que vivemos, saber inglês é uma obrigação”e“As pessoas que não sabem inglês estão em desvantagem em relação às que sabem”.Oestudomostra verdades presentes no discurso pedagógico associadas aos mecanismos de in/exclusão. |
id |
UFRGS-2_ef4a2b5020b65234ee0f631c82a0644f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252711 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Thomaz, Rafaela SilvaWanderer, Fernanda2022-12-14T04:55:42Z20212236-4099http://hdl.handle.net/10183/252711001156394O artigo examina sentidos atribuídos à aprendizagem da Língua Inglesa (LI) na contemporaneidade. As bases teóricas advêm do pós-estruturalismo, em especial do pensamento de autores como Michel Foucault e Zygmunt Bauman. O material escrutinado consiste em redações de professores de LI interessados em ocupar uma vaga docente em uma instituição deensino no RS. Oexame do material, sustentado pela análise do discurso foucaultiana,mostroua presença de dois enunciados: “Para se adaptar ao mundo em que vivemos, saber inglês é uma obrigação”e“As pessoas que não sabem inglês estão em desvantagem em relação às que sabem”.Oestudomostra verdades presentes no discurso pedagógico associadas aos mecanismos de in/exclusão.The article examines meanings attributed to the learning of the English Language (IL) in contemporary times. The theoretical bases come from post-structuralism, especially from the thought of authors such as Michel Foucault and Zygmunt Bauman. The scrutinized material consists of essays by LI professors interested in occupyinga teaching position at an educational institution in RS. The examination of the material, supported by the analysis of Foucault's discourse, showed the presence of two statements: “To adapt to the world we live in, knowing English is an obligation” and “People who do not know English are at a disadvantage compared to those who you know”. The study shows truths present in the pedagogical discourse associated with in/exclusion mechanismsapplication/pdfporCadernos Zygmunt Bauman. São Luís, MA : UFMA, 2021. Vol. 11, n. 26 (2021), p. 152-172Língua inglesaGlobalizaçãoEnglish languageGlobalizationIn/exclusionPost-structuralismLíngua inglesa, globalização e os processos de in/exclusãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001156394.pdf.txt001156394.pdf.txtExtracted Texttext/plain56619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252711/2/001156394.pdf.txt5eb97faf95d55e5b29c869e67a8b21bdMD52ORIGINAL001156394.pdfTexto completoapplication/pdf300567http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252711/1/001156394.pdf4ea76ed3c9ebfc00310064aed680a2beMD5110183/2527112022-12-15 05:50:44.822739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252711Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-15T07:50:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Língua inglesa, globalização e os processos de in/exclusão |
title |
Língua inglesa, globalização e os processos de in/exclusão |
spellingShingle |
Língua inglesa, globalização e os processos de in/exclusão Thomaz, Rafaela Silva Língua inglesa Globalização English language Globalization In/exclusion Post-structuralism |
title_short |
Língua inglesa, globalização e os processos de in/exclusão |
title_full |
Língua inglesa, globalização e os processos de in/exclusão |
title_fullStr |
Língua inglesa, globalização e os processos de in/exclusão |
title_full_unstemmed |
Língua inglesa, globalização e os processos de in/exclusão |
title_sort |
Língua inglesa, globalização e os processos de in/exclusão |
author |
Thomaz, Rafaela Silva |
author_facet |
Thomaz, Rafaela Silva Wanderer, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Wanderer, Fernanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thomaz, Rafaela Silva Wanderer, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Globalização |
topic |
Língua inglesa Globalização English language Globalization In/exclusion Post-structuralism |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
English language Globalization In/exclusion Post-structuralism |
description |
O artigo examina sentidos atribuídos à aprendizagem da Língua Inglesa (LI) na contemporaneidade. As bases teóricas advêm do pós-estruturalismo, em especial do pensamento de autores como Michel Foucault e Zygmunt Bauman. O material escrutinado consiste em redações de professores de LI interessados em ocupar uma vaga docente em uma instituição deensino no RS. Oexame do material, sustentado pela análise do discurso foucaultiana,mostroua presença de dois enunciados: “Para se adaptar ao mundo em que vivemos, saber inglês é uma obrigação”e“As pessoas que não sabem inglês estão em desvantagem em relação às que sabem”.Oestudomostra verdades presentes no discurso pedagógico associadas aos mecanismos de in/exclusão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-14T04:55:42Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/252711 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2236-4099 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001156394 |
identifier_str_mv |
2236-4099 001156394 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/252711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos Zygmunt Bauman. São Luís, MA : UFMA, 2021. Vol. 11, n. 26 (2021), p. 152-172 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252711/2/001156394.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252711/1/001156394.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5eb97faf95d55e5b29c869e67a8b21bd 4ea76ed3c9ebfc00310064aed680a2be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225076386824192 |