Terminalidade geral e continuidade de estudos de 2º grau: expectativas congruentes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicentini, Maria Inês Fini Leite
Data de Publicação: 1983
Outros Autores: Assis, Mucio Camargo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1487
Resumo: O principal propósito desta pesquisa foi a verificação da correspondência entre as expectativas e necessidades dos alunos das escolas de 2º grau aos princípios de terminalidade geral e continuidade de estudos tais como apresentados pela doutrina da atual reforma de ensino. Adotou-se o paradigma proposto por Getzels para a abordagem da escola como sistema social onde se relacionam as dimensões normativas, representadas neste trabalho pelas expectativas dos professores e equipe técnica das escolas e a dimensão pessoal ou nível idiossincrático representada pelas expectativas e aspirações dos alunos. Envolve, portanto duas classes de fenômenos: uma a do nível no motético representado pelos papéis institucionais e outra, o nível idiossincrático representado pelas disposições de personalidade dos alunos. Todos os relacionamentos dentro do sistema (escola) estão inextricavelmente ligados à comunidade onde a escola está inserida, representada neste trabalho por empresários que em suas atividades utilizam mão-de-obra advinda das escolas de 2º grau. Os resultados obtidos nas quatro sub-populações permitem concluir pela incongruência entre as expectativas pessoais e institucionais e evidenciam que o aluno busca a escola de 2º grau basicamente como forma de realização pessoal e esta inclui a tendência acentuada à continuidade de estudos onde a terminalidade só aparece muito mais como condição para a continuidade e não como um fim em si mesmo. Trabalho desenvolvido com o apoio financeiro do INEP.
id FCC-1_014616a7fa8dbbd689dc5bf6d4aa09df
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1487
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Terminalidade geral e continuidade de estudos de 2º grau: expectativas congruentes?Estudantes egressosEnsino de 2º grauMercado de trabalhoO principal propósito desta pesquisa foi a verificação da correspondência entre as expectativas e necessidades dos alunos das escolas de 2º grau aos princípios de terminalidade geral e continuidade de estudos tais como apresentados pela doutrina da atual reforma de ensino. Adotou-se o paradigma proposto por Getzels para a abordagem da escola como sistema social onde se relacionam as dimensões normativas, representadas neste trabalho pelas expectativas dos professores e equipe técnica das escolas e a dimensão pessoal ou nível idiossincrático representada pelas expectativas e aspirações dos alunos. Envolve, portanto duas classes de fenômenos: uma a do nível no motético representado pelos papéis institucionais e outra, o nível idiossincrático representado pelas disposições de personalidade dos alunos. Todos os relacionamentos dentro do sistema (escola) estão inextricavelmente ligados à comunidade onde a escola está inserida, representada neste trabalho por empresários que em suas atividades utilizam mão-de-obra advinda das escolas de 2º grau. Os resultados obtidos nas quatro sub-populações permitem concluir pela incongruência entre as expectativas pessoais e institucionais e evidenciam que o aluno busca a escola de 2º grau basicamente como forma de realização pessoal e esta inclui a tendência acentuada à continuidade de estudos onde a terminalidade só aparece muito mais como condição para a continuidade e não como um fim em si mesmo. Trabalho desenvolvido com o apoio financeiro do INEP.Fundação Carlos Chagas1983-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1487Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 29-42Cadernos de Pesquisa; Núm. 45 (1983); 29-42Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 29-42Cadernos de Pesquisa; n. 45 (1983); 29-421980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1487/1481Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVicentini, Maria Inês Fini LeiteAssis, Mucio Camargo de2023-05-24T15:33:58Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1487Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-05-24T15:33:58Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Terminalidade geral e continuidade de estudos de 2º grau: expectativas congruentes?
title Terminalidade geral e continuidade de estudos de 2º grau: expectativas congruentes?
spellingShingle Terminalidade geral e continuidade de estudos de 2º grau: expectativas congruentes?
Vicentini, Maria Inês Fini Leite
Estudantes egressos
Ensino de 2º grau
Mercado de trabalho
title_short Terminalidade geral e continuidade de estudos de 2º grau: expectativas congruentes?
title_full Terminalidade geral e continuidade de estudos de 2º grau: expectativas congruentes?
title_fullStr Terminalidade geral e continuidade de estudos de 2º grau: expectativas congruentes?
title_full_unstemmed Terminalidade geral e continuidade de estudos de 2º grau: expectativas congruentes?
title_sort Terminalidade geral e continuidade de estudos de 2º grau: expectativas congruentes?
author Vicentini, Maria Inês Fini Leite
author_facet Vicentini, Maria Inês Fini Leite
Assis, Mucio Camargo de
author_role author
author2 Assis, Mucio Camargo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicentini, Maria Inês Fini Leite
Assis, Mucio Camargo de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes egressos
Ensino de 2º grau
Mercado de trabalho
topic Estudantes egressos
Ensino de 2º grau
Mercado de trabalho
description O principal propósito desta pesquisa foi a verificação da correspondência entre as expectativas e necessidades dos alunos das escolas de 2º grau aos princípios de terminalidade geral e continuidade de estudos tais como apresentados pela doutrina da atual reforma de ensino. Adotou-se o paradigma proposto por Getzels para a abordagem da escola como sistema social onde se relacionam as dimensões normativas, representadas neste trabalho pelas expectativas dos professores e equipe técnica das escolas e a dimensão pessoal ou nível idiossincrático representada pelas expectativas e aspirações dos alunos. Envolve, portanto duas classes de fenômenos: uma a do nível no motético representado pelos papéis institucionais e outra, o nível idiossincrático representado pelas disposições de personalidade dos alunos. Todos os relacionamentos dentro do sistema (escola) estão inextricavelmente ligados à comunidade onde a escola está inserida, representada neste trabalho por empresários que em suas atividades utilizam mão-de-obra advinda das escolas de 2º grau. Os resultados obtidos nas quatro sub-populações permitem concluir pela incongruência entre as expectativas pessoais e institucionais e evidenciam que o aluno busca a escola de 2º grau basicamente como forma de realização pessoal e esta inclui a tendência acentuada à continuidade de estudos onde a terminalidade só aparece muito mais como condição para a continuidade e não como um fim em si mesmo. Trabalho desenvolvido com o apoio financeiro do INEP.
publishDate 1983
dc.date.none.fl_str_mv 1983-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1487
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1487/1481
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 29-42
Cadernos de Pesquisa; Núm. 45 (1983); 29-42
Cadernos de Pesquisa; No. 45 (1983); 29-42
Cadernos de Pesquisa; n. 45 (1983); 29-42
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330312983543808