Educação-produção revisitada: as brechas do sistema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zibas, Dagmar M. L.
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1124
Resumo: Este artigo discute a possível contribuição de uma prática pedagógica integradora e radical na formação, por parte dos adolescentes, de representações sociais de nível crítico. Com base nas respostas dadas por alunos e egressos de três escolas técnico-agrícolas a questões sobre problemas sociais, a autora detecta uma importante diferença: consistentemente, a maior parte das opiniões críticas foram manifestadas por respondentes provenientes da escola onde três professoras desenvolviam um trabalho pedagógico radical. Os resultados são usados para questionar a função social do ensino de 2º grau.
id FCC-1_4fc01d8d6dbc6a199df023c68c08e0d9
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1124
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Educação-produção revisitada: as brechas do sistemaFunção socialEnsino de 2º grauEstudantes egressosEnsino agrícolaEnsino técnicoEste artigo discute a possível contribuição de uma prática pedagógica integradora e radical na formação, por parte dos adolescentes, de representações sociais de nível crítico. Com base nas respostas dadas por alunos e egressos de três escolas técnico-agrícolas a questões sobre problemas sociais, a autora detecta uma importante diferença: consistentemente, a maior parte das opiniões críticas foram manifestadas por respondentes provenientes da escola onde três professoras desenvolviam um trabalho pedagógico radical. Os resultados são usados para questionar a função social do ensino de 2º grau.Fundação Carlos Chagas1989-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1124Cadernos de Pesquisa; No. 68 (1989); 82-88Cadernos de Pesquisa; Núm. 68 (1989); 82-88Cadernos de Pesquisa; No. 68 (1989); 82-88Cadernos de Pesquisa; n. 68 (1989); 82-881980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1124/1129Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZibas, Dagmar M. L.2023-03-16T13:16:04Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1124Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-16T13:16:04Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação-produção revisitada: as brechas do sistema
title Educação-produção revisitada: as brechas do sistema
spellingShingle Educação-produção revisitada: as brechas do sistema
Zibas, Dagmar M. L.
Função social
Ensino de 2º grau
Estudantes egressos
Ensino agrícola
Ensino técnico
title_short Educação-produção revisitada: as brechas do sistema
title_full Educação-produção revisitada: as brechas do sistema
title_fullStr Educação-produção revisitada: as brechas do sistema
title_full_unstemmed Educação-produção revisitada: as brechas do sistema
title_sort Educação-produção revisitada: as brechas do sistema
author Zibas, Dagmar M. L.
author_facet Zibas, Dagmar M. L.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zibas, Dagmar M. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Função social
Ensino de 2º grau
Estudantes egressos
Ensino agrícola
Ensino técnico
topic Função social
Ensino de 2º grau
Estudantes egressos
Ensino agrícola
Ensino técnico
description Este artigo discute a possível contribuição de uma prática pedagógica integradora e radical na formação, por parte dos adolescentes, de representações sociais de nível crítico. Com base nas respostas dadas por alunos e egressos de três escolas técnico-agrícolas a questões sobre problemas sociais, a autora detecta uma importante diferença: consistentemente, a maior parte das opiniões críticas foram manifestadas por respondentes provenientes da escola onde três professoras desenvolviam um trabalho pedagógico radical. Os resultados são usados para questionar a função social do ensino de 2º grau.
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1124
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1124/1129
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 68 (1989); 82-88
Cadernos de Pesquisa; Núm. 68 (1989); 82-88
Cadernos de Pesquisa; No. 68 (1989); 82-88
Cadernos de Pesquisa; n. 68 (1989); 82-88
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330311852130304