A formação do professor em face das violências das/nas escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Candido Alberto
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pereira, Marlene Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/280
Resumo: O desvelamento das violências das/nas escolas levou ao desenvolvimento de numerosas pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores. Parte destas analisa a socialização profissional do magistério e encontra questões como as novas faces do "choque de realidade" dos docentes. Assim, efetuou-se uma investigação sobre as percepções dos licenciandos a respeito das violências e de seu próprio preparo. Os resultados, obtidos por meio de grupos focais realizados com licenciandos, confirmam a sensação de despreparo para a imersão, ainda que gradual, na prática. Entre as propostas dos participantes, destacam-se a construção de um gradiente teoria-prática mais adequado, o caráter mais aplicado das disciplinas e o desenvolvimento da capacidade de encontrar soluções, sem receituários.
id FCC-1_02da44256def1c7fd12565e036a0937a
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/280
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A formação do professor em face das violências das/nas escolasFormação de ProfessoresViolênciaEscolasSociologia da EducaçãoO desvelamento das violências das/nas escolas levou ao desenvolvimento de numerosas pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores. Parte destas analisa a socialização profissional do magistério e encontra questões como as novas faces do "choque de realidade" dos docentes. Assim, efetuou-se uma investigação sobre as percepções dos licenciandos a respeito das violências e de seu próprio preparo. Os resultados, obtidos por meio de grupos focais realizados com licenciandos, confirmam a sensação de despreparo para a imersão, ainda que gradual, na prática. Entre as propostas dos participantes, destacam-se a construção de um gradiente teoria-prática mais adequado, o caráter mais aplicado das disciplinas e o desenvolvimento da capacidade de encontrar soluções, sem receituários.Fundação Carlos Chagas2009-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/280Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 136 (2009); 201-224Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 Núm. 136 (2009); 201-224Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 136 (2009); 201-224Cadernos de Pesquisa; v. 39 n. 136 (2009); 201-2241980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/280/291Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Candido AlbertoPereira, Marlene Monteiro2023-11-07T13:25:31Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/280Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-07T13:25:31Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor em face das violências das/nas escolas
title A formação do professor em face das violências das/nas escolas
spellingShingle A formação do professor em face das violências das/nas escolas
Gomes, Candido Alberto
Formação de Professores
Violência
Escolas
Sociologia da Educação
title_short A formação do professor em face das violências das/nas escolas
title_full A formação do professor em face das violências das/nas escolas
title_fullStr A formação do professor em face das violências das/nas escolas
title_full_unstemmed A formação do professor em face das violências das/nas escolas
title_sort A formação do professor em face das violências das/nas escolas
author Gomes, Candido Alberto
author_facet Gomes, Candido Alberto
Pereira, Marlene Monteiro
author_role author
author2 Pereira, Marlene Monteiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Candido Alberto
Pereira, Marlene Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Violência
Escolas
Sociologia da Educação
topic Formação de Professores
Violência
Escolas
Sociologia da Educação
description O desvelamento das violências das/nas escolas levou ao desenvolvimento de numerosas pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores. Parte destas analisa a socialização profissional do magistério e encontra questões como as novas faces do "choque de realidade" dos docentes. Assim, efetuou-se uma investigação sobre as percepções dos licenciandos a respeito das violências e de seu próprio preparo. Os resultados, obtidos por meio de grupos focais realizados com licenciandos, confirmam a sensação de despreparo para a imersão, ainda que gradual, na prática. Entre as propostas dos participantes, destacam-se a construção de um gradiente teoria-prática mais adequado, o caráter mais aplicado das disciplinas e o desenvolvimento da capacidade de encontrar soluções, sem receituários.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/280
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/280/291
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 136 (2009); 201-224
Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 Núm. 136 (2009); 201-224
Cadernos de Pesquisa; Vol. 39 No. 136 (2009); 201-224
Cadernos de Pesquisa; v. 39 n. 136 (2009); 201-224
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431063994466304