Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292013000100003 |
Resumo: | O trabalho sumaria os principais resultados de um decênio de pesquisas sobre violências nas escolas no Brasil. As principais constatações são: (1) falta nitidez e coerência das normas sobre a conduta nos grupos docente e discente, sugerindo situações de anomia; (2) a gestão escolar com fortes componentes carismáticos e participativos obteve melhores resultados que a gestão burocrática; (3) em escolas praticantes da pedagogia bancária, parte dos alunos oprimidos se tornam opressores dos seus colegas, reproduzindo relações escolares e sociais; (4) a formação dos professores é distante da realidade, mais complexa, levando a profissão à perda de credibilidade e atratividade e os educadores ao sofrimento psíquico. O rumo proposto é o da sintonia da escola com as mudanças do seu tempo, já que se torna cada vez mais difícil manter fórmulas típicas do século XIX. |
id |
RCAP_759e71e7a0e21e04d5af8bf3a2403295 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0873-65292013000100003 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoroviolência escolarformação de educadoressociologia da escolagestão escolargrupos de iguaisO trabalho sumaria os principais resultados de um decênio de pesquisas sobre violências nas escolas no Brasil. As principais constatações são: (1) falta nitidez e coerência das normas sobre a conduta nos grupos docente e discente, sugerindo situações de anomia; (2) a gestão escolar com fortes componentes carismáticos e participativos obteve melhores resultados que a gestão burocrática; (3) em escolas praticantes da pedagogia bancária, parte dos alunos oprimidos se tornam opressores dos seus colegas, reproduzindo relações escolares e sociais; (4) a formação dos professores é distante da realidade, mais complexa, levando a profissão à perda de credibilidade e atratividade e os educadores ao sofrimento psíquico. O rumo proposto é o da sintonia da escola com as mudanças do seu tempo, já que se torna cada vez mais difícil manter fórmulas típicas do século XIX.Editora Mundos Sociais2013-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292013000100003Sociologia, Problemas e Práticas n.71 2013reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292013000100003Gomes,Cândido AlbertoLira,AdrianaCaldas,Delcimara BatistaLima,Diogo AcioliLopes,Rosilene Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:10:52Zoai:scielo:S0873-65292013000100003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:22:13.454150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro |
title |
Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro |
spellingShingle |
Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro Gomes,Cândido Alberto violência escolar formação de educadores sociologia da escola gestão escolar grupos de iguais |
title_short |
Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro |
title_full |
Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro |
title_fullStr |
Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro |
title_full_unstemmed |
Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro |
title_sort |
Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro |
author |
Gomes,Cândido Alberto |
author_facet |
Gomes,Cândido Alberto Lira,Adriana Caldas,Delcimara Batista Lima,Diogo Acioli Lopes,Rosilene Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Lira,Adriana Caldas,Delcimara Batista Lima,Diogo Acioli Lopes,Rosilene Beatriz |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes,Cândido Alberto Lira,Adriana Caldas,Delcimara Batista Lima,Diogo Acioli Lopes,Rosilene Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
violência escolar formação de educadores sociologia da escola gestão escolar grupos de iguais |
topic |
violência escolar formação de educadores sociologia da escola gestão escolar grupos de iguais |
description |
O trabalho sumaria os principais resultados de um decênio de pesquisas sobre violências nas escolas no Brasil. As principais constatações são: (1) falta nitidez e coerência das normas sobre a conduta nos grupos docente e discente, sugerindo situações de anomia; (2) a gestão escolar com fortes componentes carismáticos e participativos obteve melhores resultados que a gestão burocrática; (3) em escolas praticantes da pedagogia bancária, parte dos alunos oprimidos se tornam opressores dos seus colegas, reproduzindo relações escolares e sociais; (4) a formação dos professores é distante da realidade, mais complexa, levando a profissão à perda de credibilidade e atratividade e os educadores ao sofrimento psíquico. O rumo proposto é o da sintonia da escola com as mudanças do seu tempo, já que se torna cada vez mais difícil manter fórmulas típicas do século XIX. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292013000100003 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292013000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292013000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mundos Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sociologia, Problemas e Práticas n.71 2013 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137305882001408 |