Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Cândido Alberto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lira,Adriana, Caldas,Delcimara Batista, Lima,Diogo Acioli, Lopes,Rosilene Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292013000100003
Resumo: O trabalho sumaria os principais resultados de um decênio de pesquisas sobre violências nas escolas no Brasil. As principais constatações são: (1) falta nitidez e coerência das normas sobre a conduta nos grupos docente e discente, sugerindo situações de anomia; (2) a gestão escolar com fortes componentes carismáticos e participativos obteve melhores resultados que a gestão burocrática; (3) em escolas praticantes da “pedagogia bancária”, parte dos alunos oprimidos se tornam opressores dos seus colegas, reproduzindo relações escolares e sociais; (4) a formação dos professores é distante da realidade, mais complexa, levando a profissão à perda de credibilidade e atratividade e os educadores ao sofrimento psíquico. O rumo proposto é o da sintonia da escola com as mudanças do seu tempo, já que se torna cada vez mais difícil manter fórmulas típicas do século XIX.
id RCAP_759e71e7a0e21e04d5af8bf3a2403295
oai_identifier_str oai:scielo:S0873-65292013000100003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoroviolência escolarformação de educadoressociologia da escolagestão escolargrupos de iguaisO trabalho sumaria os principais resultados de um decênio de pesquisas sobre violências nas escolas no Brasil. As principais constatações são: (1) falta nitidez e coerência das normas sobre a conduta nos grupos docente e discente, sugerindo situações de anomia; (2) a gestão escolar com fortes componentes carismáticos e participativos obteve melhores resultados que a gestão burocrática; (3) em escolas praticantes da “pedagogia bancária”, parte dos alunos oprimidos se tornam opressores dos seus colegas, reproduzindo relações escolares e sociais; (4) a formação dos professores é distante da realidade, mais complexa, levando a profissão à perda de credibilidade e atratividade e os educadores ao sofrimento psíquico. O rumo proposto é o da sintonia da escola com as mudanças do seu tempo, já que se torna cada vez mais difícil manter fórmulas típicas do século XIX.Editora Mundos Sociais2013-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292013000100003Sociologia, Problemas e Práticas n.71 2013reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292013000100003Gomes,Cândido AlbertoLira,AdrianaCaldas,Delcimara BatistaLima,Diogo AcioliLopes,Rosilene Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:10:52Zoai:scielo:S0873-65292013000100003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:22:13.454150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro
title Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro
spellingShingle Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro
Gomes,Cândido Alberto
violência escolar
formação de educadores
sociologia da escola
gestão escolar
grupos de iguais
title_short Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro
title_full Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro
title_fullStr Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro
title_full_unstemmed Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro
title_sort Violências nas escolas: decifrai-me ou vos devoro
author Gomes,Cândido Alberto
author_facet Gomes,Cândido Alberto
Lira,Adriana
Caldas,Delcimara Batista
Lima,Diogo Acioli
Lopes,Rosilene Beatriz
author_role author
author2 Lira,Adriana
Caldas,Delcimara Batista
Lima,Diogo Acioli
Lopes,Rosilene Beatriz
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Cândido Alberto
Lira,Adriana
Caldas,Delcimara Batista
Lima,Diogo Acioli
Lopes,Rosilene Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv violência escolar
formação de educadores
sociologia da escola
gestão escolar
grupos de iguais
topic violência escolar
formação de educadores
sociologia da escola
gestão escolar
grupos de iguais
description O trabalho sumaria os principais resultados de um decênio de pesquisas sobre violências nas escolas no Brasil. As principais constatações são: (1) falta nitidez e coerência das normas sobre a conduta nos grupos docente e discente, sugerindo situações de anomia; (2) a gestão escolar com fortes componentes carismáticos e participativos obteve melhores resultados que a gestão burocrática; (3) em escolas praticantes da “pedagogia bancária”, parte dos alunos oprimidos se tornam opressores dos seus colegas, reproduzindo relações escolares e sociais; (4) a formação dos professores é distante da realidade, mais complexa, levando a profissão à perda de credibilidade e atratividade e os educadores ao sofrimento psíquico. O rumo proposto é o da sintonia da escola com as mudanças do seu tempo, já que se torna cada vez mais difícil manter fórmulas típicas do século XIX.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292013000100003
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292013000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-65292013000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
publisher.none.fl_str_mv Editora Mundos Sociais
dc.source.none.fl_str_mv Sociologia, Problemas e Práticas n.71 2013
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137305882001408