Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Solange Jobim e
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Lopes, Ana Elisabete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/582
Resumo: Este texto visa apresentar os resultados de pesquisa-intervenção que vem sendo realizada em uma escola que atende a portadores de necessidades especiais na rede municipal de ensino básico da cidade do Rio de Janeiro, em que os jovens utilizam-se da imagem fotográfica para interagir de modo crítico com o cotidiano. Portanto, tendo por base a produção livre de imagens fotográficas, os jovens criam narrativas que integram imagens e textos orais e escritos com o objetivo de construir uma consciência crítica do contexto escolar, compartilhada entre alunos e professores. Esta proposta de trabalho possibilitou-nos uma outra forma de aproximação da realidade escolar, que se dá a partir do olhar e das narrativas constituídas pelos próprios alunos. O diálogo desencadeado no processo de produção e leitura das fotografias revela características que aproximam e distinguem o contexto das escolas, especial e regular, e abre-nos uma perspectiva crítica e sensível de observação e análise sobre a escola, o processo de ensino-aprendizado e de inclusão social.
id FCC-1_099e42250c80dc3bda04e74d99362361
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/582
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escolaEscolas MunicipaisEnsino BásicoEnsino de 1º GrauFotografiasEducação EspecialEste texto visa apresentar os resultados de pesquisa-intervenção que vem sendo realizada em uma escola que atende a portadores de necessidades especiais na rede municipal de ensino básico da cidade do Rio de Janeiro, em que os jovens utilizam-se da imagem fotográfica para interagir de modo crítico com o cotidiano. Portanto, tendo por base a produção livre de imagens fotográficas, os jovens criam narrativas que integram imagens e textos orais e escritos com o objetivo de construir uma consciência crítica do contexto escolar, compartilhada entre alunos e professores. Esta proposta de trabalho possibilitou-nos uma outra forma de aproximação da realidade escolar, que se dá a partir do olhar e das narrativas constituídas pelos próprios alunos. O diálogo desencadeado no processo de produção e leitura das fotografias revela características que aproximam e distinguem o contexto das escolas, especial e regular, e abre-nos uma perspectiva crítica e sensível de observação e análise sobre a escola, o processo de ensino-aprendizado e de inclusão social.Fundação Carlos Chagas2002-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/582Cadernos de Pesquisa; No. 116 (2002); 61-80Cadernos de Pesquisa; Núm. 116 (2002); 61-80Cadernos de Pesquisa; No. 116 (2002); 61-80Cadernos de Pesquisa; n. 116 (2002); 61-801980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/582/581Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Solange Jobim eLopes, Ana Elisabete2023-10-31T14:44:05Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/582Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-31T14:44:05Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola
title Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola
spellingShingle Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola
Souza, Solange Jobim e
Escolas Municipais
Ensino Básico
Ensino de 1º Grau
Fotografias
Educação Especial
title_short Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola
title_full Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola
title_fullStr Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola
title_full_unstemmed Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola
title_sort Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola
author Souza, Solange Jobim e
author_facet Souza, Solange Jobim e
Lopes, Ana Elisabete
author_role author
author2 Lopes, Ana Elisabete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Solange Jobim e
Lopes, Ana Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas Municipais
Ensino Básico
Ensino de 1º Grau
Fotografias
Educação Especial
topic Escolas Municipais
Ensino Básico
Ensino de 1º Grau
Fotografias
Educação Especial
description Este texto visa apresentar os resultados de pesquisa-intervenção que vem sendo realizada em uma escola que atende a portadores de necessidades especiais na rede municipal de ensino básico da cidade do Rio de Janeiro, em que os jovens utilizam-se da imagem fotográfica para interagir de modo crítico com o cotidiano. Portanto, tendo por base a produção livre de imagens fotográficas, os jovens criam narrativas que integram imagens e textos orais e escritos com o objetivo de construir uma consciência crítica do contexto escolar, compartilhada entre alunos e professores. Esta proposta de trabalho possibilitou-nos uma outra forma de aproximação da realidade escolar, que se dá a partir do olhar e das narrativas constituídas pelos próprios alunos. O diálogo desencadeado no processo de produção e leitura das fotografias revela características que aproximam e distinguem o contexto das escolas, especial e regular, e abre-nos uma perspectiva crítica e sensível de observação e análise sobre a escola, o processo de ensino-aprendizado e de inclusão social.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/582
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/582/581
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 116 (2002); 61-80
Cadernos de Pesquisa; Núm. 116 (2002); 61-80
Cadernos de Pesquisa; No. 116 (2002); 61-80
Cadernos de Pesquisa; n. 116 (2002); 61-80
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310056968192