Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/582 |
Resumo: | Este texto visa apresentar os resultados de pesquisa-intervenção que vem sendo realizada em uma escola que atende a portadores de necessidades especiais na rede municipal de ensino básico da cidade do Rio de Janeiro, em que os jovens utilizam-se da imagem fotográfica para interagir de modo crítico com o cotidiano. Portanto, tendo por base a produção livre de imagens fotográficas, os jovens criam narrativas que integram imagens e textos orais e escritos com o objetivo de construir uma consciência crítica do contexto escolar, compartilhada entre alunos e professores. Esta proposta de trabalho possibilitou-nos uma outra forma de aproximação da realidade escolar, que se dá a partir do olhar e das narrativas constituídas pelos próprios alunos. O diálogo desencadeado no processo de produção e leitura das fotografias revela características que aproximam e distinguem o contexto das escolas, especial e regular, e abre-nos uma perspectiva crítica e sensível de observação e análise sobre a escola, o processo de ensino-aprendizado e de inclusão social. |
id |
FCC-1_099e42250c80dc3bda04e74d99362361 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/582 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escolaEscolas MunicipaisEnsino BásicoEnsino de 1º GrauFotografiasEducação EspecialEste texto visa apresentar os resultados de pesquisa-intervenção que vem sendo realizada em uma escola que atende a portadores de necessidades especiais na rede municipal de ensino básico da cidade do Rio de Janeiro, em que os jovens utilizam-se da imagem fotográfica para interagir de modo crítico com o cotidiano. Portanto, tendo por base a produção livre de imagens fotográficas, os jovens criam narrativas que integram imagens e textos orais e escritos com o objetivo de construir uma consciência crítica do contexto escolar, compartilhada entre alunos e professores. Esta proposta de trabalho possibilitou-nos uma outra forma de aproximação da realidade escolar, que se dá a partir do olhar e das narrativas constituídas pelos próprios alunos. O diálogo desencadeado no processo de produção e leitura das fotografias revela características que aproximam e distinguem o contexto das escolas, especial e regular, e abre-nos uma perspectiva crítica e sensível de observação e análise sobre a escola, o processo de ensino-aprendizado e de inclusão social.Fundação Carlos Chagas2002-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/582Cadernos de Pesquisa; No. 116 (2002); 61-80Cadernos de Pesquisa; Núm. 116 (2002); 61-80Cadernos de Pesquisa; No. 116 (2002); 61-80Cadernos de Pesquisa; n. 116 (2002); 61-801980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/582/581Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Solange Jobim eLopes, Ana Elisabete2023-10-31T14:44:05Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/582Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-31T14:44:05Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola |
title |
Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola |
spellingShingle |
Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola Souza, Solange Jobim e Escolas Municipais Ensino Básico Ensino de 1º Grau Fotografias Educação Especial |
title_short |
Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola |
title_full |
Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola |
title_fullStr |
Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola |
title_full_unstemmed |
Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola |
title_sort |
Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola |
author |
Souza, Solange Jobim e |
author_facet |
Souza, Solange Jobim e Lopes, Ana Elisabete |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Ana Elisabete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Solange Jobim e Lopes, Ana Elisabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas Municipais Ensino Básico Ensino de 1º Grau Fotografias Educação Especial |
topic |
Escolas Municipais Ensino Básico Ensino de 1º Grau Fotografias Educação Especial |
description |
Este texto visa apresentar os resultados de pesquisa-intervenção que vem sendo realizada em uma escola que atende a portadores de necessidades especiais na rede municipal de ensino básico da cidade do Rio de Janeiro, em que os jovens utilizam-se da imagem fotográfica para interagir de modo crítico com o cotidiano. Portanto, tendo por base a produção livre de imagens fotográficas, os jovens criam narrativas que integram imagens e textos orais e escritos com o objetivo de construir uma consciência crítica do contexto escolar, compartilhada entre alunos e professores. Esta proposta de trabalho possibilitou-nos uma outra forma de aproximação da realidade escolar, que se dá a partir do olhar e das narrativas constituídas pelos próprios alunos. O diálogo desencadeado no processo de produção e leitura das fotografias revela características que aproximam e distinguem o contexto das escolas, especial e regular, e abre-nos uma perspectiva crítica e sensível de observação e análise sobre a escola, o processo de ensino-aprendizado e de inclusão social. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/582 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/582 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/582/581 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 116 (2002); 61-80 Cadernos de Pesquisa; Núm. 116 (2002); 61-80 Cadernos de Pesquisa; No. 116 (2002); 61-80 Cadernos de Pesquisa; n. 116 (2002); 61-80 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330310056968192 |