Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Data de Publicação: 1984
Outros Autores: Candau, Vera Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1444
Resumo: A presente pesquisa é parte do projeto "Introdução da Tecnologia Educacional no Brasil". Consiste na análise da atuação do Logos II no Piauí, procurando verificar os elementos mais significativos assim como os principais problemas encontrados na implantação do Projeto naquele Estado. A pesquisa, que se caracterizou como um estudo avaliativo, utilizou como principais fontes de informação a equipe de coordenação regional do Piauí, 5 orientadores e supervisores docentes, 772 professores-cursistas, além de dados de observação e de análise de documentos. Os resultados de estudo indicaram que os professores-cursistas e os supervisores consideram o uso de módulos instrucionais uma estratégia efetiva para o treinamento de professores leigos da área rural já que possibilita a titulação dos professores sem que estes tenham que deixar seu trabalho. Outro aspecto apontado como positivo foi a possibilidade de aplicação imediata do treinamento na sala de aula. A pesquisa, no entanto, levanta várias questões quanto à relevância social dos objetivos do Projeto, quanto à sua adequação à situação concreta do professor e quanto ao seu atendimento à diversidade regional da clientela.
id FCC-1_0d6b3a1cce9df54ab65d3c6b16f87b6c
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1444
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativoProfessores leigosPiauíTecnologia educacionalTreinamento de professoresZona ruralProjeto Logos II.A presente pesquisa é parte do projeto "Introdução da Tecnologia Educacional no Brasil". Consiste na análise da atuação do Logos II no Piauí, procurando verificar os elementos mais significativos assim como os principais problemas encontrados na implantação do Projeto naquele Estado. A pesquisa, que se caracterizou como um estudo avaliativo, utilizou como principais fontes de informação a equipe de coordenação regional do Piauí, 5 orientadores e supervisores docentes, 772 professores-cursistas, além de dados de observação e de análise de documentos. Os resultados de estudo indicaram que os professores-cursistas e os supervisores consideram o uso de módulos instrucionais uma estratégia efetiva para o treinamento de professores leigos da área rural já que possibilita a titulação dos professores sem que estes tenham que deixar seu trabalho. Outro aspecto apontado como positivo foi a possibilidade de aplicação imediata do treinamento na sala de aula. A pesquisa, no entanto, levanta várias questões quanto à relevância social dos objetivos do Projeto, quanto à sua adequação à situação concreta do professor e quanto ao seu atendimento à diversidade regional da clientela.Fundação Carlos Chagas1984-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1444Cadernos de Pesquisa; No. 50 (1984); 22-28Cadernos de Pesquisa; Núm. 50 (1984); 22-28Cadernos de Pesquisa; No. 50 (1984); 22-28Cadernos de Pesquisa; n. 50 (1984); 22-281980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1444/1439Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndré, Marli Eliza Dalmazo Afonso deCandau, Vera Maria2023-01-20T14:25:20Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1444Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-01-20T14:25:20Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo
title Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo
spellingShingle Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Professores leigos
Piauí
Tecnologia educacional
Treinamento de professores
Zona rural
Projeto Logos II.
title_short Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo
title_full Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo
title_fullStr Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo
title_full_unstemmed Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo
title_sort Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo
author André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
author_facet André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Candau, Vera Maria
author_role author
author2 Candau, Vera Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de
Candau, Vera Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Professores leigos
Piauí
Tecnologia educacional
Treinamento de professores
Zona rural
Projeto Logos II.
topic Professores leigos
Piauí
Tecnologia educacional
Treinamento de professores
Zona rural
Projeto Logos II.
description A presente pesquisa é parte do projeto "Introdução da Tecnologia Educacional no Brasil". Consiste na análise da atuação do Logos II no Piauí, procurando verificar os elementos mais significativos assim como os principais problemas encontrados na implantação do Projeto naquele Estado. A pesquisa, que se caracterizou como um estudo avaliativo, utilizou como principais fontes de informação a equipe de coordenação regional do Piauí, 5 orientadores e supervisores docentes, 772 professores-cursistas, além de dados de observação e de análise de documentos. Os resultados de estudo indicaram que os professores-cursistas e os supervisores consideram o uso de módulos instrucionais uma estratégia efetiva para o treinamento de professores leigos da área rural já que possibilita a titulação dos professores sem que estes tenham que deixar seu trabalho. Outro aspecto apontado como positivo foi a possibilidade de aplicação imediata do treinamento na sala de aula. A pesquisa, no entanto, levanta várias questões quanto à relevância social dos objetivos do Projeto, quanto à sua adequação à situação concreta do professor e quanto ao seu atendimento à diversidade regional da clientela.
publishDate 1984
dc.date.none.fl_str_mv 1984-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1444
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1444/1439
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 50 (1984); 22-28
Cadernos de Pesquisa; Núm. 50 (1984); 22-28
Cadernos de Pesquisa; No. 50 (1984); 22-28
Cadernos de Pesquisa; n. 50 (1984); 22-28
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431068947939328