Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1984 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1444 |
Resumo: | A presente pesquisa é parte do projeto "Introdução da Tecnologia Educacional no Brasil". Consiste na análise da atuação do Logos II no Piauí, procurando verificar os elementos mais significativos assim como os principais problemas encontrados na implantação do Projeto naquele Estado. A pesquisa, que se caracterizou como um estudo avaliativo, utilizou como principais fontes de informação a equipe de coordenação regional do Piauí, 5 orientadores e supervisores docentes, 772 professores-cursistas, além de dados de observação e de análise de documentos. Os resultados de estudo indicaram que os professores-cursistas e os supervisores consideram o uso de módulos instrucionais uma estratégia efetiva para o treinamento de professores leigos da área rural já que possibilita a titulação dos professores sem que estes tenham que deixar seu trabalho. Outro aspecto apontado como positivo foi a possibilidade de aplicação imediata do treinamento na sala de aula. A pesquisa, no entanto, levanta várias questões quanto à relevância social dos objetivos do Projeto, quanto à sua adequação à situação concreta do professor e quanto ao seu atendimento à diversidade regional da clientela. |
id |
FCC-1_0d6b3a1cce9df54ab65d3c6b16f87b6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1444 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativoProfessores leigosPiauíTecnologia educacionalTreinamento de professoresZona ruralProjeto Logos II.A presente pesquisa é parte do projeto "Introdução da Tecnologia Educacional no Brasil". Consiste na análise da atuação do Logos II no Piauí, procurando verificar os elementos mais significativos assim como os principais problemas encontrados na implantação do Projeto naquele Estado. A pesquisa, que se caracterizou como um estudo avaliativo, utilizou como principais fontes de informação a equipe de coordenação regional do Piauí, 5 orientadores e supervisores docentes, 772 professores-cursistas, além de dados de observação e de análise de documentos. Os resultados de estudo indicaram que os professores-cursistas e os supervisores consideram o uso de módulos instrucionais uma estratégia efetiva para o treinamento de professores leigos da área rural já que possibilita a titulação dos professores sem que estes tenham que deixar seu trabalho. Outro aspecto apontado como positivo foi a possibilidade de aplicação imediata do treinamento na sala de aula. A pesquisa, no entanto, levanta várias questões quanto à relevância social dos objetivos do Projeto, quanto à sua adequação à situação concreta do professor e quanto ao seu atendimento à diversidade regional da clientela.Fundação Carlos Chagas1984-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1444Cadernos de Pesquisa; No. 50 (1984); 22-28Cadernos de Pesquisa; Núm. 50 (1984); 22-28Cadernos de Pesquisa; No. 50 (1984); 22-28Cadernos de Pesquisa; n. 50 (1984); 22-281980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1444/1439Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndré, Marli Eliza Dalmazo Afonso deCandau, Vera Maria2023-01-20T14:25:20Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1444Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-01-20T14:25:20Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo |
title |
Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo |
spellingShingle |
Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de Professores leigos Piauí Tecnologia educacional Treinamento de professores Zona rural Projeto Logos II. |
title_short |
Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo |
title_full |
Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo |
title_fullStr |
Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo |
title_full_unstemmed |
Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo |
title_sort |
Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo |
author |
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de |
author_facet |
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de Candau, Vera Maria |
author_role |
author |
author2 |
Candau, Vera Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André, Marli Eliza Dalmazo Afonso de Candau, Vera Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores leigos Piauí Tecnologia educacional Treinamento de professores Zona rural Projeto Logos II. |
topic |
Professores leigos Piauí Tecnologia educacional Treinamento de professores Zona rural Projeto Logos II. |
description |
A presente pesquisa é parte do projeto "Introdução da Tecnologia Educacional no Brasil". Consiste na análise da atuação do Logos II no Piauí, procurando verificar os elementos mais significativos assim como os principais problemas encontrados na implantação do Projeto naquele Estado. A pesquisa, que se caracterizou como um estudo avaliativo, utilizou como principais fontes de informação a equipe de coordenação regional do Piauí, 5 orientadores e supervisores docentes, 772 professores-cursistas, além de dados de observação e de análise de documentos. Os resultados de estudo indicaram que os professores-cursistas e os supervisores consideram o uso de módulos instrucionais uma estratégia efetiva para o treinamento de professores leigos da área rural já que possibilita a titulação dos professores sem que estes tenham que deixar seu trabalho. Outro aspecto apontado como positivo foi a possibilidade de aplicação imediata do treinamento na sala de aula. A pesquisa, no entanto, levanta várias questões quanto à relevância social dos objetivos do Projeto, quanto à sua adequação à situação concreta do professor e quanto ao seu atendimento à diversidade regional da clientela. |
publishDate |
1984 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1984-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1444 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1444/1439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 50 (1984); 22-28 Cadernos de Pesquisa; Núm. 50 (1984); 22-28 Cadernos de Pesquisa; No. 50 (1984); 22-28 Cadernos de Pesquisa; n. 50 (1984); 22-28 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431068947939328 |