Marginalização cultural: subsídios para um currículo pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1975 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1860 |
Resumo: | Esta pesquisa visou a caracterizar crianças culturalmente marginalizadas, de 4 a 6 anos de idade, dos Parques Infantis do Município de São Paulo. O planejamento foi feito com miras a fornecer, aos organizadores do currículo para a pré-escola, elementos que lhes possibilitem um trabalho embasado numa realidade existente. Para conseguir esta caracterização, foram elaborados instrumentos, especialmente o Instrumento Cognitivo, que abarca operações, conceitos, conhecimentos e habilidades indispensáveis à criança antes de sua entrada na escola. Como para a organização de um currículo, não basta o conhecimento da capacitação e das informações possuídas, o planejamento desta pesquisa previu também um amplo levantamento sobre as condições de vida destas crianças e de suas famílias. Foram verificados, paralelamente, comportamentos e atitudes capazes de alterar a capacidade de aprendizagem das crianças. |
id |
FCC-1_11c4d03c81e9a12412c4d43d9d2df1c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1860 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Marginalização cultural: subsídios para um currículo pré-escolarPobrezaCulturaMarginalização culturalCondições socioeconômicasDados estatísticosEsta pesquisa visou a caracterizar crianças culturalmente marginalizadas, de 4 a 6 anos de idade, dos Parques Infantis do Município de São Paulo. O planejamento foi feito com miras a fornecer, aos organizadores do currículo para a pré-escola, elementos que lhes possibilitem um trabalho embasado numa realidade existente. Para conseguir esta caracterização, foram elaborados instrumentos, especialmente o Instrumento Cognitivo, que abarca operações, conceitos, conhecimentos e habilidades indispensáveis à criança antes de sua entrada na escola. Como para a organização de um currículo, não basta o conhecimento da capacitação e das informações possuídas, o planejamento desta pesquisa previu também um amplo levantamento sobre as condições de vida destas crianças e de suas famílias. Foram verificados, paralelamente, comportamentos e atitudes capazes de alterar a capacidade de aprendizagem das crianças.Fundação Carlos Chagas1975-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1860Cadernos de Pesquisa; No. 14 (1975); 7-73Cadernos de Pesquisa; Núm. 14 (1975); 7-73Cadernos de Pesquisa; No. 14 (1975); 7-73Cadernos de Pesquisa; n. 14 (1975); 7-731980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1860/1829Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPoppovic, Ana MariaEsposito, Yara LuciaCampos, Maria Machado Malta2023-02-01T15:37:59Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1860Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-02-01T15:37:59Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marginalização cultural: subsídios para um currículo pré-escolar |
title |
Marginalização cultural: subsídios para um currículo pré-escolar |
spellingShingle |
Marginalização cultural: subsídios para um currículo pré-escolar Poppovic, Ana Maria Pobreza Cultura Marginalização cultural Condições socioeconômicas Dados estatísticos |
title_short |
Marginalização cultural: subsídios para um currículo pré-escolar |
title_full |
Marginalização cultural: subsídios para um currículo pré-escolar |
title_fullStr |
Marginalização cultural: subsídios para um currículo pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Marginalização cultural: subsídios para um currículo pré-escolar |
title_sort |
Marginalização cultural: subsídios para um currículo pré-escolar |
author |
Poppovic, Ana Maria |
author_facet |
Poppovic, Ana Maria Esposito, Yara Lucia Campos, Maria Machado Malta |
author_role |
author |
author2 |
Esposito, Yara Lucia Campos, Maria Machado Malta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Poppovic, Ana Maria Esposito, Yara Lucia Campos, Maria Machado Malta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pobreza Cultura Marginalização cultural Condições socioeconômicas Dados estatísticos |
topic |
Pobreza Cultura Marginalização cultural Condições socioeconômicas Dados estatísticos |
description |
Esta pesquisa visou a caracterizar crianças culturalmente marginalizadas, de 4 a 6 anos de idade, dos Parques Infantis do Município de São Paulo. O planejamento foi feito com miras a fornecer, aos organizadores do currículo para a pré-escola, elementos que lhes possibilitem um trabalho embasado numa realidade existente. Para conseguir esta caracterização, foram elaborados instrumentos, especialmente o Instrumento Cognitivo, que abarca operações, conceitos, conhecimentos e habilidades indispensáveis à criança antes de sua entrada na escola. Como para a organização de um currículo, não basta o conhecimento da capacitação e das informações possuídas, o planejamento desta pesquisa previu também um amplo levantamento sobre as condições de vida destas crianças e de suas famílias. Foram verificados, paralelamente, comportamentos e atitudes capazes de alterar a capacidade de aprendizagem das crianças. |
publishDate |
1975 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1975-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1860 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1860/1829 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 14 (1975); 7-73 Cadernos de Pesquisa; Núm. 14 (1975); 7-73 Cadernos de Pesquisa; No. 14 (1975); 7-73 Cadernos de Pesquisa; n. 14 (1975); 7-73 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330314386538496 |