Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1972 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1897 |
Resumo: | Serão considerados marginalizados culturais os alunos nascidos de famílias pobres, que produzem alta incidência de fracassos escolares, tendendo a perpetuar nos filhos sua própria condição, devido, em parte, a fatores ambientais decorrentes de sua formação cultural. Inúmeras pesquisas mostram a grande correlação existente entre nível sócio-econômico baixo e fracasso e/ou evasão escolar. Não há falta de alimentação, a doença crônica e outros fatores, diretamente provenientes da dificuldade de satisfação de necessidades básicas, exercem sobre o rendimento escolar do aluno. Pouco se tem pesquisado, porém sobre os fatores ambientais decorrentes do nível sócio-econômico baixo, responsáveis por alguns dos padrões da cultura da pobreza, que incidem nas deficiências e fracassos escolares. Este trabalho - parte de um estudo mais amplo sobre o assunto - pretende analisas alguns desses fatores ambientais, mostrando seu grau de relacionamento e sua importância relativa sobre a atuação do aluno. A partir destes resultados, algumas conclusões poderão ser deduzidas pelos responsáveis mais diretos pelos estudantes na escola, com a finalidade de atenuar o efeito negativo de tais fatores ambientais. |
id |
FCC-1_c9e8bfae9e1e10d197bfe63ec2d99892 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1897 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização culturalMarginalização culturalCriançasPobrezaFracasso escolarEvasão escolarCondições socioeconômicasMeio socialSerão considerados marginalizados culturais os alunos nascidos de famílias pobres, que produzem alta incidência de fracassos escolares, tendendo a perpetuar nos filhos sua própria condição, devido, em parte, a fatores ambientais decorrentes de sua formação cultural. Inúmeras pesquisas mostram a grande correlação existente entre nível sócio-econômico baixo e fracasso e/ou evasão escolar. Não há falta de alimentação, a doença crônica e outros fatores, diretamente provenientes da dificuldade de satisfação de necessidades básicas, exercem sobre o rendimento escolar do aluno. Pouco se tem pesquisado, porém sobre os fatores ambientais decorrentes do nível sócio-econômico baixo, responsáveis por alguns dos padrões da cultura da pobreza, que incidem nas deficiências e fracassos escolares. Este trabalho - parte de um estudo mais amplo sobre o assunto - pretende analisas alguns desses fatores ambientais, mostrando seu grau de relacionamento e sua importância relativa sobre a atuação do aluno. A partir destes resultados, algumas conclusões poderão ser deduzidas pelos responsáveis mais diretos pelos estudantes na escola, com a finalidade de atenuar o efeito negativo de tais fatores ambientais.Fundação Carlos Chagas1972-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1897Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 25-30Cadernos de Pesquisa; Núm. 6 (1972); 25-30Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 25-30Cadernos de Pesquisa; n. 6 (1972); 25-301980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1897/1878Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPoppovic, Ana Maria2023-01-03T14:12:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1897Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-01-03T14:12:39Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural |
title |
Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural |
spellingShingle |
Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural Poppovic, Ana Maria Marginalização cultural Crianças Pobreza Fracasso escolar Evasão escolar Condições socioeconômicas Meio social |
title_short |
Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural |
title_full |
Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural |
title_fullStr |
Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural |
title_full_unstemmed |
Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural |
title_sort |
Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural |
author |
Poppovic, Ana Maria |
author_facet |
Poppovic, Ana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Poppovic, Ana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marginalização cultural Crianças Pobreza Fracasso escolar Evasão escolar Condições socioeconômicas Meio social |
topic |
Marginalização cultural Crianças Pobreza Fracasso escolar Evasão escolar Condições socioeconômicas Meio social |
description |
Serão considerados marginalizados culturais os alunos nascidos de famílias pobres, que produzem alta incidência de fracassos escolares, tendendo a perpetuar nos filhos sua própria condição, devido, em parte, a fatores ambientais decorrentes de sua formação cultural. Inúmeras pesquisas mostram a grande correlação existente entre nível sócio-econômico baixo e fracasso e/ou evasão escolar. Não há falta de alimentação, a doença crônica e outros fatores, diretamente provenientes da dificuldade de satisfação de necessidades básicas, exercem sobre o rendimento escolar do aluno. Pouco se tem pesquisado, porém sobre os fatores ambientais decorrentes do nível sócio-econômico baixo, responsáveis por alguns dos padrões da cultura da pobreza, que incidem nas deficiências e fracassos escolares. Este trabalho - parte de um estudo mais amplo sobre o assunto - pretende analisas alguns desses fatores ambientais, mostrando seu grau de relacionamento e sua importância relativa sobre a atuação do aluno. A partir destes resultados, algumas conclusões poderão ser deduzidas pelos responsáveis mais diretos pelos estudantes na escola, com a finalidade de atenuar o efeito negativo de tais fatores ambientais. |
publishDate |
1972 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1972-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1897 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1897 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1897/1878 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 25-30 Cadernos de Pesquisa; Núm. 6 (1972); 25-30 Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 25-30 Cadernos de Pesquisa; n. 6 (1972); 25-30 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1816431070464180224 |