Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poppovic, Ana Maria
Data de Publicação: 1972
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1897
Resumo: Serão considerados marginalizados culturais os alunos nascidos de famílias pobres, que produzem alta incidência de fracassos escolares, tendendo a perpetuar nos filhos sua própria condição, devido, em parte, a fatores ambientais decorrentes de sua formação cultural. Inúmeras pesquisas mostram a grande correlação existente entre nível sócio-econômico baixo e fracasso e/ou evasão escolar. Não há falta de alimentação, a doença crônica e outros fatores, diretamente provenientes da dificuldade de satisfação de necessidades básicas, exercem sobre o rendimento escolar do aluno. Pouco se tem pesquisado, porém sobre os fatores ambientais decorrentes do nível sócio-econômico baixo, responsáveis por alguns dos padrões da cultura da pobreza, que incidem nas deficiências e fracassos escolares. Este trabalho - parte de um estudo mais amplo sobre o assunto - pretende analisas alguns desses fatores ambientais, mostrando seu grau de relacionamento e sua importância relativa sobre a atuação do aluno. A partir destes resultados, algumas conclusões poderão ser deduzidas pelos responsáveis mais diretos pelos estudantes na escola, com a finalidade de atenuar o efeito negativo de tais fatores ambientais.
id FCC-1_c9e8bfae9e1e10d197bfe63ec2d99892
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1897
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização culturalMarginalização culturalCriançasPobrezaFracasso escolarEvasão escolarCondições socioeconômicasMeio socialSerão considerados marginalizados culturais os alunos nascidos de famílias pobres, que produzem alta incidência de fracassos escolares, tendendo a perpetuar nos filhos sua própria condição, devido, em parte, a fatores ambientais decorrentes de sua formação cultural. Inúmeras pesquisas mostram a grande correlação existente entre nível sócio-econômico baixo e fracasso e/ou evasão escolar. Não há falta de alimentação, a doença crônica e outros fatores, diretamente provenientes da dificuldade de satisfação de necessidades básicas, exercem sobre o rendimento escolar do aluno. Pouco se tem pesquisado, porém sobre os fatores ambientais decorrentes do nível sócio-econômico baixo, responsáveis por alguns dos padrões da cultura da pobreza, que incidem nas deficiências e fracassos escolares. Este trabalho - parte de um estudo mais amplo sobre o assunto - pretende analisas alguns desses fatores ambientais, mostrando seu grau de relacionamento e sua importância relativa sobre a atuação do aluno. A partir destes resultados, algumas conclusões poderão ser deduzidas pelos responsáveis mais diretos pelos estudantes na escola, com a finalidade de atenuar o efeito negativo de tais fatores ambientais.Fundação Carlos Chagas1972-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1897Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 25-30Cadernos de Pesquisa; Núm. 6 (1972); 25-30Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 25-30Cadernos de Pesquisa; n. 6 (1972); 25-301980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1897/1878Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPoppovic, Ana Maria2023-01-03T14:12:39Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1897Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-01-03T14:12:39Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural
title Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural
spellingShingle Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural
Poppovic, Ana Maria
Marginalização cultural
Crianças
Pobreza
Fracasso escolar
Evasão escolar
Condições socioeconômicas
Meio social
title_short Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural
title_full Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural
title_fullStr Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural
title_full_unstemmed Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural
title_sort Fatores ambientais, classe social e realização escolar na marginalização cultural
author Poppovic, Ana Maria
author_facet Poppovic, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Poppovic, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Marginalização cultural
Crianças
Pobreza
Fracasso escolar
Evasão escolar
Condições socioeconômicas
Meio social
topic Marginalização cultural
Crianças
Pobreza
Fracasso escolar
Evasão escolar
Condições socioeconômicas
Meio social
description Serão considerados marginalizados culturais os alunos nascidos de famílias pobres, que produzem alta incidência de fracassos escolares, tendendo a perpetuar nos filhos sua própria condição, devido, em parte, a fatores ambientais decorrentes de sua formação cultural. Inúmeras pesquisas mostram a grande correlação existente entre nível sócio-econômico baixo e fracasso e/ou evasão escolar. Não há falta de alimentação, a doença crônica e outros fatores, diretamente provenientes da dificuldade de satisfação de necessidades básicas, exercem sobre o rendimento escolar do aluno. Pouco se tem pesquisado, porém sobre os fatores ambientais decorrentes do nível sócio-econômico baixo, responsáveis por alguns dos padrões da cultura da pobreza, que incidem nas deficiências e fracassos escolares. Este trabalho - parte de um estudo mais amplo sobre o assunto - pretende analisas alguns desses fatores ambientais, mostrando seu grau de relacionamento e sua importância relativa sobre a atuação do aluno. A partir destes resultados, algumas conclusões poderão ser deduzidas pelos responsáveis mais diretos pelos estudantes na escola, com a finalidade de atenuar o efeito negativo de tais fatores ambientais.
publishDate 1972
dc.date.none.fl_str_mv 1972-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1897
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1897/1878
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 25-30
Cadernos de Pesquisa; Núm. 6 (1972); 25-30
Cadernos de Pesquisa; No. 6 (1972); 25-30
Cadernos de Pesquisa; n. 6 (1972); 25-30
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431070464180224