Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Angela Maria
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Vandré Gomes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/127
Resumo: Este artigo resulta de Estado da Arte que sistematizou a produção científica em torno do tema da gestão, da autonomia e do funcionamento de órgãos colegiados em escolas da educação básica, entre 2000 e 2008. O levantamento, contendo 753 fontes documentais, foi realizado com base no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em artigos de periódicos da área de ciências humanas e sociais e em anais de eventos. Após a sistematização das fontes em banco de dados, estas foram agrupadas em quatro categorias centrais. Neste texto, discutem-se os dados quantitativos provenientes dos três tipos de fontes e os focos de interesse das investigações. Procura-se identificar os desenhos metodológicos e os referenciais teóricos adotados por estudiosos de políticas educacionais quando focalizam o tema da gestão escolar.
id FCC-1_13771806b1f4d6eba3b6689d4172c886
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/127
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008)Estado da ArteAutonomia AdministrativaEscolasGestãoEste artigo resulta de Estado da Arte que sistematizou a produção científica em torno do tema da gestão, da autonomia e do funcionamento de órgãos colegiados em escolas da educação básica, entre 2000 e 2008. O levantamento, contendo 753 fontes documentais, foi realizado com base no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em artigos de periódicos da área de ciências humanas e sociais e em anais de eventos. Após a sistematização das fontes em banco de dados, estas foram agrupadas em quatro categorias centrais. Neste texto, discutem-se os dados quantitativos provenientes dos três tipos de fontes e os focos de interesse das investigações. Procura-se identificar os desenhos metodológicos e os referenciais teóricos adotados por estudiosos de políticas educacionais quando focalizam o tema da gestão escolar.Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/127Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 228-245Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 142 (2011); 228-245Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 228-245Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 142 (2011); 228-2451980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/127/131Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Angela MariaSilva, Vandré Gomes da2023-11-08T13:31:56Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/127Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T13:31:56Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008)
title Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008)
spellingShingle Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008)
Martins, Angela Maria
Estado da Arte
Autonomia Administrativa
Escolas
Gestão
title_short Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008)
title_full Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008)
title_fullStr Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008)
title_full_unstemmed Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008)
title_sort Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008)
author Martins, Angela Maria
author_facet Martins, Angela Maria
Silva, Vandré Gomes da
author_role author
author2 Silva, Vandré Gomes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Angela Maria
Silva, Vandré Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Estado da Arte
Autonomia Administrativa
Escolas
Gestão
topic Estado da Arte
Autonomia Administrativa
Escolas
Gestão
description Este artigo resulta de Estado da Arte que sistematizou a produção científica em torno do tema da gestão, da autonomia e do funcionamento de órgãos colegiados em escolas da educação básica, entre 2000 e 2008. O levantamento, contendo 753 fontes documentais, foi realizado com base no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em artigos de periódicos da área de ciências humanas e sociais e em anais de eventos. Após a sistematização das fontes em banco de dados, estas foram agrupadas em quatro categorias centrais. Neste texto, discutem-se os dados quantitativos provenientes dos três tipos de fontes e os focos de interesse das investigações. Procura-se identificar os desenhos metodológicos e os referenciais teóricos adotados por estudiosos de políticas educacionais quando focalizam o tema da gestão escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/127
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/127/131
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 228-245
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 142 (2011); 228-245
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 228-245
Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 142 (2011); 228-245
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308370857984