Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/127 |
Resumo: | Este artigo resulta de Estado da Arte que sistematizou a produção científica em torno do tema da gestão, da autonomia e do funcionamento de órgãos colegiados em escolas da educação básica, entre 2000 e 2008. O levantamento, contendo 753 fontes documentais, foi realizado com base no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em artigos de periódicos da área de ciências humanas e sociais e em anais de eventos. Após a sistematização das fontes em banco de dados, estas foram agrupadas em quatro categorias centrais. Neste texto, discutem-se os dados quantitativos provenientes dos três tipos de fontes e os focos de interesse das investigações. Procura-se identificar os desenhos metodológicos e os referenciais teóricos adotados por estudiosos de políticas educacionais quando focalizam o tema da gestão escolar. |
id |
FCC-1_13771806b1f4d6eba3b6689d4172c886 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/127 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008)Estado da ArteAutonomia AdministrativaEscolasGestãoEste artigo resulta de Estado da Arte que sistematizou a produção científica em torno do tema da gestão, da autonomia e do funcionamento de órgãos colegiados em escolas da educação básica, entre 2000 e 2008. O levantamento, contendo 753 fontes documentais, foi realizado com base no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em artigos de periódicos da área de ciências humanas e sociais e em anais de eventos. Após a sistematização das fontes em banco de dados, estas foram agrupadas em quatro categorias centrais. Neste texto, discutem-se os dados quantitativos provenientes dos três tipos de fontes e os focos de interesse das investigações. Procura-se identificar os desenhos metodológicos e os referenciais teóricos adotados por estudiosos de políticas educacionais quando focalizam o tema da gestão escolar.Fundação Carlos Chagas2011-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/127Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 228-245Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 142 (2011); 228-245Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 228-245Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 142 (2011); 228-2451980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/127/131Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Angela MariaSilva, Vandré Gomes da2023-11-08T13:31:56Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/127Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T13:31:56Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008) |
title |
Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008) |
spellingShingle |
Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008) Martins, Angela Maria Estado da Arte Autonomia Administrativa Escolas Gestão |
title_short |
Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008) |
title_full |
Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008) |
title_fullStr |
Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008) |
title_full_unstemmed |
Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008) |
title_sort |
Estado da arte: gestão, autonomia da escola e órgãos colegiados (2000/2008) |
author |
Martins, Angela Maria |
author_facet |
Martins, Angela Maria Silva, Vandré Gomes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Vandré Gomes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Angela Maria Silva, Vandré Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estado da Arte Autonomia Administrativa Escolas Gestão |
topic |
Estado da Arte Autonomia Administrativa Escolas Gestão |
description |
Este artigo resulta de Estado da Arte que sistematizou a produção científica em torno do tema da gestão, da autonomia e do funcionamento de órgãos colegiados em escolas da educação básica, entre 2000 e 2008. O levantamento, contendo 753 fontes documentais, foi realizado com base no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em artigos de periódicos da área de ciências humanas e sociais e em anais de eventos. Após a sistematização das fontes em banco de dados, estas foram agrupadas em quatro categorias centrais. Neste texto, discutem-se os dados quantitativos provenientes dos três tipos de fontes e os focos de interesse das investigações. Procura-se identificar os desenhos metodológicos e os referenciais teóricos adotados por estudiosos de políticas educacionais quando focalizam o tema da gestão escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/127 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/127/131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 228-245 Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 142 (2011); 228-245 Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 142 (2011); 228-245 Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 142 (2011); 228-245 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330308370857984 |