Como o computador é dominado pelo adulto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1988 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1194 |
Resumo: | Prosseguindo o questionamento vigente acerca da estabilidade da capacidade intelectual durante a vida adulta, tal como foi elaborada por Piaget e seus colaboradores, este estudo investiga o tipo de lógica utilizado por um grupo de adultos na manipulação do computador. Com total desconhecimento prévio de computação, os adultos demonstraram raciocínio inferior a sua capacidade em outras áreas, sugerindo explicações alternativas ao estado de equilibração postulado por Piaget. O impacto da inovação tecnológica revelaria assim o dinamismo da cognição do ser humano, no caso, implicaria uma reformulação do conceito corrente de treinamento no uso do computador. |
id |
FCC-1_1e12c669eb997a2959ffa5d2dc50a34b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1194 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como o computador é dominado pelo adultoInformáticaAdultosDesenvolvimento cognitivoTecnologiaProsseguindo o questionamento vigente acerca da estabilidade da capacidade intelectual durante a vida adulta, tal como foi elaborada por Piaget e seus colaboradores, este estudo investiga o tipo de lógica utilizado por um grupo de adultos na manipulação do computador. Com total desconhecimento prévio de computação, os adultos demonstraram raciocínio inferior a sua capacidade em outras áreas, sugerindo explicações alternativas ao estado de equilibração postulado por Piaget. O impacto da inovação tecnológica revelaria assim o dinamismo da cognição do ser humano, no caso, implicaria uma reformulação do conceito corrente de treinamento no uso do computador.Fundação Carlos Chagas1988-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1194Cadernos de Pesquisa; No. 65 (1988); 30-37Cadernos de Pesquisa; Núm. 65 (1988); 30-37Cadernos de Pesquisa; No. 65 (1988); 30-37Cadernos de Pesquisa; n. 65 (1988); 30-371980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1194/1200Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValente, Ann Berger2023-03-03T14:07:14Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1194Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-03T14:07:14Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como o computador é dominado pelo adulto |
title |
Como o computador é dominado pelo adulto |
spellingShingle |
Como o computador é dominado pelo adulto Valente, Ann Berger Informática Adultos Desenvolvimento cognitivo Tecnologia |
title_short |
Como o computador é dominado pelo adulto |
title_full |
Como o computador é dominado pelo adulto |
title_fullStr |
Como o computador é dominado pelo adulto |
title_full_unstemmed |
Como o computador é dominado pelo adulto |
title_sort |
Como o computador é dominado pelo adulto |
author |
Valente, Ann Berger |
author_facet |
Valente, Ann Berger |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Ann Berger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática Adultos Desenvolvimento cognitivo Tecnologia |
topic |
Informática Adultos Desenvolvimento cognitivo Tecnologia |
description |
Prosseguindo o questionamento vigente acerca da estabilidade da capacidade intelectual durante a vida adulta, tal como foi elaborada por Piaget e seus colaboradores, este estudo investiga o tipo de lógica utilizado por um grupo de adultos na manipulação do computador. Com total desconhecimento prévio de computação, os adultos demonstraram raciocínio inferior a sua capacidade em outras áreas, sugerindo explicações alternativas ao estado de equilibração postulado por Piaget. O impacto da inovação tecnológica revelaria assim o dinamismo da cognição do ser humano, no caso, implicaria uma reformulação do conceito corrente de treinamento no uso do computador. |
publishDate |
1988 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1988-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1194 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1194/1200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 65 (1988); 30-37 Cadernos de Pesquisa; Núm. 65 (1988); 30-37 Cadernos de Pesquisa; No. 65 (1988); 30-37 Cadernos de Pesquisa; n. 65 (1988); 30-37 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330312165654528 |