Reflexões sobre o desenvolvimento de jovens e adultos na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Mariana da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221136
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda como temática principal os processos cognitivos de jovens e adultos na perspectiva da aprendizagem escolar e as (inter) relações que nela ocorrem e impactam a vida desses sujeitos fora do contexto escolar, considerado como um espaço importante e potente. Mas que não deslegitima a aprendizagem que construíram ao longo de suas vidas fora do contexto escolar formal (subjetividades). Ainda trata da importância da formação continuada do profissional de Educação de Jovens e Adultos (EJA) como garantia de uma docência de qualidade e igualitária perante às outras modalidade da Educação Básica para esses sujeitos, conforme garante o Art.2 das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB). A metodologia usada foi a qualitativa, além dos materiais empíricos, os relatos da prática docente realizada em uma escola municipal de Porto Alegre/RS, referência na modalidade de Jovens e adultos, na qual se buscou valorizar e aprofundar as subjetividades de cada aluno como ferramenta de aprendizagem, complementando as pesquisas teóricas baseadas na perspectiva da Psicologia histórico-cultural propostas por Alexander Luria e Lev Vygotsky, em estudos realizados sobre a escolarização de Jovens e Adultos, bem como início do contexto histórico sobre as leis que amparam a EJA, reforçando a importância de um olhar diferenciado para as peculiaridades que a modalidade historicamente carrega, citadas no Parecer CNE/CEB 11/2000 e demais documentos legais que endossam a necessidade de um olhar docente que promova o desenvolvimento social desses sujeito. Os resultados apresentam as possibilidades de desenvolvimento cognitivo através de uma docência preocupada com as subjetividades de cada aluno relacionando suas habilidades advindas de suas vivências e relacionando com os conteúdos escolares, ampliando, assim, suas potencialidades.
id UFRGS-2_bc4580d95e7f0e7997ea51fa2a1a5a63
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221136
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silveira, Mariana daGodinho, Ana Cláudia Ferreira2021-05-14T04:30:03Z2020http://hdl.handle.net/10183/221136001125409Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda como temática principal os processos cognitivos de jovens e adultos na perspectiva da aprendizagem escolar e as (inter) relações que nela ocorrem e impactam a vida desses sujeitos fora do contexto escolar, considerado como um espaço importante e potente. Mas que não deslegitima a aprendizagem que construíram ao longo de suas vidas fora do contexto escolar formal (subjetividades). Ainda trata da importância da formação continuada do profissional de Educação de Jovens e Adultos (EJA) como garantia de uma docência de qualidade e igualitária perante às outras modalidade da Educação Básica para esses sujeitos, conforme garante o Art.2 das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB). A metodologia usada foi a qualitativa, além dos materiais empíricos, os relatos da prática docente realizada em uma escola municipal de Porto Alegre/RS, referência na modalidade de Jovens e adultos, na qual se buscou valorizar e aprofundar as subjetividades de cada aluno como ferramenta de aprendizagem, complementando as pesquisas teóricas baseadas na perspectiva da Psicologia histórico-cultural propostas por Alexander Luria e Lev Vygotsky, em estudos realizados sobre a escolarização de Jovens e Adultos, bem como início do contexto histórico sobre as leis que amparam a EJA, reforçando a importância de um olhar diferenciado para as peculiaridades que a modalidade historicamente carrega, citadas no Parecer CNE/CEB 11/2000 e demais documentos legais que endossam a necessidade de um olhar docente que promova o desenvolvimento social desses sujeito. Os resultados apresentam as possibilidades de desenvolvimento cognitivo através de uma docência preocupada com as subjetividades de cada aluno relacionando suas habilidades advindas de suas vivências e relacionando com os conteúdos escolares, ampliando, assim, suas potencialidades.application/pdfporAprendizagemDesenvolvimento cognitivoEducação de jovens e adultosReflexões sobre o desenvolvimento de jovens e adultos na EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125409.pdf.txt001125409.pdf.txtExtracted Texttext/plain108124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221136/2/001125409.pdf.txt29acedac9c7636c426395e2f06e0dbb4MD52ORIGINAL001125409.pdfTexto completoapplication/pdf335625http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221136/1/001125409.pdf19e0f463106219b74e0963dc4940d1b4MD5110183/2211362021-05-26 04:45:21.865795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221136Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:45:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre o desenvolvimento de jovens e adultos na EJA
title Reflexões sobre o desenvolvimento de jovens e adultos na EJA
spellingShingle Reflexões sobre o desenvolvimento de jovens e adultos na EJA
Silveira, Mariana da
Aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
Educação de jovens e adultos
title_short Reflexões sobre o desenvolvimento de jovens e adultos na EJA
title_full Reflexões sobre o desenvolvimento de jovens e adultos na EJA
title_fullStr Reflexões sobre o desenvolvimento de jovens e adultos na EJA
title_full_unstemmed Reflexões sobre o desenvolvimento de jovens e adultos na EJA
title_sort Reflexões sobre o desenvolvimento de jovens e adultos na EJA
author Silveira, Mariana da
author_facet Silveira, Mariana da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Mariana da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Godinho, Ana Cláudia Ferreira
contributor_str_mv Godinho, Ana Cláudia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
Educação de jovens e adultos
topic Aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
Educação de jovens e adultos
description Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda como temática principal os processos cognitivos de jovens e adultos na perspectiva da aprendizagem escolar e as (inter) relações que nela ocorrem e impactam a vida desses sujeitos fora do contexto escolar, considerado como um espaço importante e potente. Mas que não deslegitima a aprendizagem que construíram ao longo de suas vidas fora do contexto escolar formal (subjetividades). Ainda trata da importância da formação continuada do profissional de Educação de Jovens e Adultos (EJA) como garantia de uma docência de qualidade e igualitária perante às outras modalidade da Educação Básica para esses sujeitos, conforme garante o Art.2 das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB). A metodologia usada foi a qualitativa, além dos materiais empíricos, os relatos da prática docente realizada em uma escola municipal de Porto Alegre/RS, referência na modalidade de Jovens e adultos, na qual se buscou valorizar e aprofundar as subjetividades de cada aluno como ferramenta de aprendizagem, complementando as pesquisas teóricas baseadas na perspectiva da Psicologia histórico-cultural propostas por Alexander Luria e Lev Vygotsky, em estudos realizados sobre a escolarização de Jovens e Adultos, bem como início do contexto histórico sobre as leis que amparam a EJA, reforçando a importância de um olhar diferenciado para as peculiaridades que a modalidade historicamente carrega, citadas no Parecer CNE/CEB 11/2000 e demais documentos legais que endossam a necessidade de um olhar docente que promova o desenvolvimento social desses sujeito. Os resultados apresentam as possibilidades de desenvolvimento cognitivo através de uma docência preocupada com as subjetividades de cada aluno relacionando suas habilidades advindas de suas vivências e relacionando com os conteúdos escolares, ampliando, assim, suas potencialidades.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-14T04:30:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221136
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125409
url http://hdl.handle.net/10183/221136
identifier_str_mv 001125409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221136/2/001125409.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221136/1/001125409.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 29acedac9c7636c426395e2f06e0dbb4
19e0f463106219b74e0963dc4940d1b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224605702029312