Reflexões sobre o desenvolvimento de jovens e adultos na EJA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221136 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda como temática principal os processos cognitivos de jovens e adultos na perspectiva da aprendizagem escolar e as (inter) relações que nela ocorrem e impactam a vida desses sujeitos fora do contexto escolar, considerado como um espaço importante e potente. Mas que não deslegitima a aprendizagem que construíram ao longo de suas vidas fora do contexto escolar formal (subjetividades). Ainda trata da importância da formação continuada do profissional de Educação de Jovens e Adultos (EJA) como garantia de uma docência de qualidade e igualitária perante às outras modalidade da Educação Básica para esses sujeitos, conforme garante o Art.2 das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB). A metodologia usada foi a qualitativa, além dos materiais empíricos, os relatos da prática docente realizada em uma escola municipal de Porto Alegre/RS, referência na modalidade de Jovens e adultos, na qual se buscou valorizar e aprofundar as subjetividades de cada aluno como ferramenta de aprendizagem, complementando as pesquisas teóricas baseadas na perspectiva da Psicologia histórico-cultural propostas por Alexander Luria e Lev Vygotsky, em estudos realizados sobre a escolarização de Jovens e Adultos, bem como início do contexto histórico sobre as leis que amparam a EJA, reforçando a importância de um olhar diferenciado para as peculiaridades que a modalidade historicamente carrega, citadas no Parecer CNE/CEB 11/2000 e demais documentos legais que endossam a necessidade de um olhar docente que promova o desenvolvimento social desses sujeito. Os resultados apresentam as possibilidades de desenvolvimento cognitivo através de uma docência preocupada com as subjetividades de cada aluno relacionando suas habilidades advindas de suas vivências e relacionando com os conteúdos escolares, ampliando, assim, suas potencialidades. |
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