Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reali, Aline M. de M. R.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Tancredi, Regina M. S. P., Mizukami, Maria da Graça N.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/173
Resumo: Neste artigo analisamos as fases evidenciadas no desenvolvimento do Programa de Mentoria do Portal dos Professores da Universidade Federal de São Carlos (SP). O programa se caracteriza por ser online e é dirigido para professores dos anos iniciais do ensino fundamental com até cinco anos de experiência. Foi conduzido por três pesquisadoras e onze mentoras (professoras experientes) que acompanharam individualmente, a distância e por meio de correspondências eletrônicas, 56 professoras iniciantes durante períodos entre seis meses a dois anos e meio. Do ponto de vista teórico consideramos a literatura relativa à aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência; início da carreira docente; processos de mentoria e educação a distância. Metodologicamente desenvolvemos uma pesquisa-ação a partir de estratégias construtivo-colaborativas. As principais fontes de dados foram as correspondências trocadas entre mentoras e professoras iniciantes; diários reflexivos de mentoras e professoras iniciantes; redação de casos de ensino pelas professoras iniciantes; registros de observação das reuniões semanais ocorridos entre pesquisadoras e mentoras. Os resultados apontam que os processos de mentoria investigados ocorrem segundo fases distintas (fase inicial ou de aproximação; fase de desenvolvimento ou aprofundamento; fase de desligamento) com características, objetivos e procedimentos próprios.
id FCC-1_1e3b8365be199624eafd2dfe797cb761
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/173
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processoEnsino a DistânciaEducação ContinuadaFormação de ProfessoresPrograma de Mentoria do Portal dos Professores da UFSCARNeste artigo analisamos as fases evidenciadas no desenvolvimento do Programa de Mentoria do Portal dos Professores da Universidade Federal de São Carlos (SP). O programa se caracteriza por ser online e é dirigido para professores dos anos iniciais do ensino fundamental com até cinco anos de experiência. Foi conduzido por três pesquisadoras e onze mentoras (professoras experientes) que acompanharam individualmente, a distância e por meio de correspondências eletrônicas, 56 professoras iniciantes durante períodos entre seis meses a dois anos e meio. Do ponto de vista teórico consideramos a literatura relativa à aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência; início da carreira docente; processos de mentoria e educação a distância. Metodologicamente desenvolvemos uma pesquisa-ação a partir de estratégias construtivo-colaborativas. As principais fontes de dados foram as correspondências trocadas entre mentoras e professoras iniciantes; diários reflexivos de mentoras e professoras iniciantes; redação de casos de ensino pelas professoras iniciantes; registros de observação das reuniões semanais ocorridos entre pesquisadoras e mentoras. Os resultados apontam que os processos de mentoria investigados ocorrem segundo fases distintas (fase inicial ou de aproximação; fase de desenvolvimento ou aprofundamento; fase de desligamento) com características, objetivos e procedimentos próprios.Fundação Carlos Chagas2010-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/173Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 140 (2010); 479-506Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 140 (2010); 479-506Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 140 (2010); 479-506Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 140 (2010); 479-5061980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/173/186Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReali, Aline M. de M. R.Tancredi, Regina M. S. P.Mizukami, Maria da Graça N.2023-11-08T12:26:13Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/173Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T12:26:13Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo
title Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo
spellingShingle Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo
Reali, Aline M. de M. R.
Ensino a Distância
Educação Continuada
Formação de Professores
Programa de Mentoria do Portal dos Professores da UFSCAR
title_short Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo
title_full Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo
title_fullStr Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo
title_full_unstemmed Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo
title_sort Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo
author Reali, Aline M. de M. R.
author_facet Reali, Aline M. de M. R.
Tancredi, Regina M. S. P.
Mizukami, Maria da Graça N.
author_role author
author2 Tancredi, Regina M. S. P.
Mizukami, Maria da Graça N.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reali, Aline M. de M. R.
Tancredi, Regina M. S. P.
Mizukami, Maria da Graça N.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a Distância
Educação Continuada
Formação de Professores
Programa de Mentoria do Portal dos Professores da UFSCAR
topic Ensino a Distância
Educação Continuada
Formação de Professores
Programa de Mentoria do Portal dos Professores da UFSCAR
description Neste artigo analisamos as fases evidenciadas no desenvolvimento do Programa de Mentoria do Portal dos Professores da Universidade Federal de São Carlos (SP). O programa se caracteriza por ser online e é dirigido para professores dos anos iniciais do ensino fundamental com até cinco anos de experiência. Foi conduzido por três pesquisadoras e onze mentoras (professoras experientes) que acompanharam individualmente, a distância e por meio de correspondências eletrônicas, 56 professoras iniciantes durante períodos entre seis meses a dois anos e meio. Do ponto de vista teórico consideramos a literatura relativa à aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência; início da carreira docente; processos de mentoria e educação a distância. Metodologicamente desenvolvemos uma pesquisa-ação a partir de estratégias construtivo-colaborativas. As principais fontes de dados foram as correspondências trocadas entre mentoras e professoras iniciantes; diários reflexivos de mentoras e professoras iniciantes; redação de casos de ensino pelas professoras iniciantes; registros de observação das reuniões semanais ocorridos entre pesquisadoras e mentoras. Os resultados apontam que os processos de mentoria investigados ocorrem segundo fases distintas (fase inicial ou de aproximação; fase de desenvolvimento ou aprofundamento; fase de desligamento) com características, objetivos e procedimentos próprios.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/173
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/173/186
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 140 (2010); 479-506
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 Núm. 140 (2010); 479-506
Cadernos de Pesquisa; Vol. 40 No. 140 (2010); 479-506
Cadernos de Pesquisa; v. 40 n. 140 (2010); 479-506
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308411752448