Contribuições do programa de mentoria do portal dos professores-UFSCar : auto-estudo de uma professora iniciante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2473 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado estrutura-se em torno da seguinte questão: Quais são as contribuições do programa de mentoria para a prática docente do professor iniciante participante do mesmo? A metodologia utilizada nesta dissertação se caracteriza como auto-estudo (self-study) consiste em realizar um estudo sobre as aprendizagens em um determinado período. Este auto-estudo tem como fonte de dados às mensagens trocadas por mim e pela professora mentora, apresentando os temas como: alfabetização e indisciplina. A estes dados somam-se os dados contidos no meu diário de classe, em que conforme ocorria o Programa de Mentoria, escrevia no meu diário as minhas reflexões sobre os processos de aprendizagem dos alunos, bem como as tomadas de decisões, os dilemas, as dificuldades etc. As contribuições destacadas na análise dos dados geraram em torno de cinco temas: indisciplina dos alunos, avaliação diagnóstica, leitura em voz alta, agrupamentos produtivos e produção de textos. O período analisado foi de março a dezembro de 2005, pois neste tempo ocorreram os primeiros contatos com a mentora e também onde se intensificaram as aprendizagens, bem como onde aconteceram as dúvidas iniciais, pois a preocupação inicial era como alfabetizar uma turma de primeira série do ensino Fundamental. Ao escrever este auto-estudo procurei potencializar as aprendizagens ocorridas neste período para a minha prática docente. |
id |
SCAR_8dee9db419069d70df020e034f72a6b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2473 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
|
spelling |
Bueno, Adriana HelenaOliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato dehttp://lattes.cnpq.br/3064136997342775http://lattes.cnpq.br/09683258744851482016-06-02T19:38:58Z2009-07-212016-06-02T19:38:58Z2008-08-29BUENO, Adriana Helena. Contribuições do programa de mentoria do portal dos professores-UFSCar : auto-estudo de uma professora iniciante. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2473application/pdfporUniversidade Federal de São CarlosPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEUFSCarBRProfessores - formaçãoProfessores - formação inicialPrograma de mentoriaFormação continuadaAuto-estudoPrograma de mentoriaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOContribuições do programa de mentoria do portal dos professores-UFSCar : auto-estudo de uma professora inicianteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA presente dissertação de mestrado estrutura-se em torno da seguinte questão: Quais são as contribuições do programa de mentoria para a prática docente do professor iniciante participante do mesmo? A metodologia utilizada nesta dissertação se caracteriza como auto-estudo (self-study) consiste em realizar um estudo sobre as aprendizagens em um determinado período. Este auto-estudo tem como fonte de dados às mensagens trocadas por mim e pela professora mentora, apresentando os temas como: alfabetização e indisciplina. A estes dados somam-se os dados contidos no meu diário de classe, em que conforme ocorria o Programa de Mentoria, escrevia no meu diário as minhas reflexões sobre os processos de aprendizagem dos alunos, bem como as tomadas de decisões, os dilemas, as dificuldades etc. As contribuições destacadas na análise dos dados geraram em torno de cinco temas: indisciplina dos alunos, avaliação diagnóstica, leitura em voz alta, agrupamentos produtivos e produção de textos. O período analisado foi de março a dezembro de 2005, pois neste tempo ocorreram os primeiros contatos com a mentora e também onde se intensificaram as aprendizagens, bem como onde aconteceram as dúvidas iniciais, pois a preocupação inicial era como alfabetizar uma turma de primeira série do ensino Fundamental. Ao escrever este auto-estudo procurei potencializar as aprendizagens ocorridas neste período para a minha prática docente.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINAL2355.pdfapplication/pdf372431https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2473/1/2355.pdf0ed7f0abe7438617d1a838254ef9d3dcMD51THUMBNAIL2355.pdf.jpg2355.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8363https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2473/2/2355.pdf.jpg76662ba3c8f8da32c72125994fe6475bMD52ufscar/24732019-09-11 02:14:25.181oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/2473Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222019-09-11T02:14:25Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Contribuições do programa de mentoria do portal dos professores-UFSCar : auto-estudo de uma professora iniciante |
title |
Contribuições do programa de mentoria do portal dos professores-UFSCar : auto-estudo de uma professora iniciante |
spellingShingle |
Contribuições do programa de mentoria do portal dos professores-UFSCar : auto-estudo de uma professora iniciante Bueno, Adriana Helena Professores - formação Professores - formação inicial Programa de mentoria Formação continuada Auto-estudo Programa de mentoria CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Contribuições do programa de mentoria do portal dos professores-UFSCar : auto-estudo de uma professora iniciante |
title_full |
Contribuições do programa de mentoria do portal dos professores-UFSCar : auto-estudo de uma professora iniciante |
title_fullStr |
Contribuições do programa de mentoria do portal dos professores-UFSCar : auto-estudo de uma professora iniciante |
title_full_unstemmed |
Contribuições do programa de mentoria do portal dos professores-UFSCar : auto-estudo de uma professora iniciante |
title_sort |
Contribuições do programa de mentoria do portal dos professores-UFSCar : auto-estudo de uma professora iniciante |
author |
Bueno, Adriana Helena |
author_facet |
Bueno, Adriana Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0968325874485148 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Adriana Helena |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3064136997342775 |
contributor_str_mv |
Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - formação Professores - formação inicial Programa de mentoria Formação continuada Auto-estudo Programa de mentoria |
topic |
Professores - formação Professores - formação inicial Programa de mentoria Formação continuada Auto-estudo Programa de mentoria CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente dissertação de mestrado estrutura-se em torno da seguinte questão: Quais são as contribuições do programa de mentoria para a prática docente do professor iniciante participante do mesmo? A metodologia utilizada nesta dissertação se caracteriza como auto-estudo (self-study) consiste em realizar um estudo sobre as aprendizagens em um determinado período. Este auto-estudo tem como fonte de dados às mensagens trocadas por mim e pela professora mentora, apresentando os temas como: alfabetização e indisciplina. A estes dados somam-se os dados contidos no meu diário de classe, em que conforme ocorria o Programa de Mentoria, escrevia no meu diário as minhas reflexões sobre os processos de aprendizagem dos alunos, bem como as tomadas de decisões, os dilemas, as dificuldades etc. As contribuições destacadas na análise dos dados geraram em torno de cinco temas: indisciplina dos alunos, avaliação diagnóstica, leitura em voz alta, agrupamentos produtivos e produção de textos. O período analisado foi de março a dezembro de 2005, pois neste tempo ocorreram os primeiros contatos com a mentora e também onde se intensificaram as aprendizagens, bem como onde aconteceram as dúvidas iniciais, pois a preocupação inicial era como alfabetizar uma turma de primeira série do ensino Fundamental. Ao escrever este auto-estudo procurei potencializar as aprendizagens ocorridas neste período para a minha prática docente. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-08-29 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-07-21 2016-06-02T19:38:58Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-02T19:38:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BUENO, Adriana Helena. Contribuições do programa de mentoria do portal dos professores-UFSCar : auto-estudo de uma professora iniciante. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2473 |
identifier_str_mv |
BUENO, Adriana Helena. Contribuições do programa de mentoria do portal dos professores-UFSCar : auto-estudo de uma professora iniciante. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2473/1/2355.pdf https://{{ getenv "DSPACE_HOST" "repositorio.ufscar.br" }}/bitstream/ufscar/2473/2/2355.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0ed7f0abe7438617d1a838254ef9d3dc 76662ba3c8f8da32c72125994fe6475b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777472031267225600 |