Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vivian Batista da
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Correia, Antonio Carlos da Luz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/464
Resumo: Este trabalho procura sistematizar e aprofundar a problematização acerca do lugar ocupado pelos manuais de Pedagogia, Didática, Metodologia e Prática de Ensino utilizados em cursos de formação de professores, na produção e circulação intra e internacional do discurso pedagógico e profissional docente. A reflexão dá continuidade a estudos anteriores já realizados pelos autores numa perspectiva socioistórica comparada, no âmbito de um projeto maior sob o título: Estudos comparados sobre a escola: Brasil e Portugal (séculos XIX e XX), financiado na parte brasileira pelo Acordo Capes-ICCTI. Tal colaboração insere-se também no âmbito do Prestige, programa financiado pela União Européia. O artigo tece considerações sobre levantamento razoavelmente extenso da literatura produzida sobre manuais escolares e para professores, analisando a predominância de certos tópicos e de diretrizes específicas de pesquisas na área. Esses elementos ajudam a entender como as produções sobre o objeto de estudo foram geradas e postas em circulação, colaborando para a construção da história da história dos manuais pedagógicos e do discurso educacional.
id FCC-1_1f4fba66df20fc0316cfb328a4e7f747
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/464
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil)Formação de ProfessoresManualHistória da EducaçãoPortugalBrasilEste trabalho procura sistematizar e aprofundar a problematização acerca do lugar ocupado pelos manuais de Pedagogia, Didática, Metodologia e Prática de Ensino utilizados em cursos de formação de professores, na produção e circulação intra e internacional do discurso pedagógico e profissional docente. A reflexão dá continuidade a estudos anteriores já realizados pelos autores numa perspectiva socioistórica comparada, no âmbito de um projeto maior sob o título: Estudos comparados sobre a escola: Brasil e Portugal (séculos XIX e XX), financiado na parte brasileira pelo Acordo Capes-ICCTI. Tal colaboração insere-se também no âmbito do Prestige, programa financiado pela União Européia. O artigo tece considerações sobre levantamento razoavelmente extenso da literatura produzida sobre manuais escolares e para professores, analisando a predominância de certos tópicos e de diretrizes específicas de pesquisas na área. Esses elementos ajudam a entender como as produções sobre o objeto de estudo foram geradas e postas em circulação, colaborando para a construção da história da história dos manuais pedagógicos e do discurso educacional.Fundação Carlos Chagas2004-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/464Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 123 (2004); 613-632Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 123 (2004); 613-632Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 123 (2004); 613-632Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 123 (2004); 613-6321980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/464/468Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vivian Batista daCorreia, Antonio Carlos da Luz2023-11-01T14:36:03Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/464Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-01T14:36:03Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil)
title Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil)
spellingShingle Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil)
Silva, Vivian Batista da
Formação de Professores
Manual
História da Educação
Portugal
Brasil
title_short Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil)
title_full Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil)
title_fullStr Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil)
title_full_unstemmed Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil)
title_sort Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil)
author Silva, Vivian Batista da
author_facet Silva, Vivian Batista da
Correia, Antonio Carlos da Luz
author_role author
author2 Correia, Antonio Carlos da Luz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vivian Batista da
Correia, Antonio Carlos da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Manual
História da Educação
Portugal
Brasil
topic Formação de Professores
Manual
História da Educação
Portugal
Brasil
description Este trabalho procura sistematizar e aprofundar a problematização acerca do lugar ocupado pelos manuais de Pedagogia, Didática, Metodologia e Prática de Ensino utilizados em cursos de formação de professores, na produção e circulação intra e internacional do discurso pedagógico e profissional docente. A reflexão dá continuidade a estudos anteriores já realizados pelos autores numa perspectiva socioistórica comparada, no âmbito de um projeto maior sob o título: Estudos comparados sobre a escola: Brasil e Portugal (séculos XIX e XX), financiado na parte brasileira pelo Acordo Capes-ICCTI. Tal colaboração insere-se também no âmbito do Prestige, programa financiado pela União Européia. O artigo tece considerações sobre levantamento razoavelmente extenso da literatura produzida sobre manuais escolares e para professores, analisando a predominância de certos tópicos e de diretrizes específicas de pesquisas na área. Esses elementos ajudam a entender como as produções sobre o objeto de estudo foram geradas e postas em circulação, colaborando para a construção da história da história dos manuais pedagógicos e do discurso educacional.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/464
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/464/468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 123 (2004); 613-632
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 Núm. 123 (2004); 613-632
Cadernos de Pesquisa; Vol. 34 No. 123 (2004); 613-632
Cadernos de Pesquisa; v. 34 n. 123 (2004); 613-632
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309320867840