Concepções de língua e linguagem em manuais pedagógicos de formação docente:o manual Didática Especial do Português, de Leodegário Amarante de Azevedo Filho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-03052023-114255/ |
Resumo: | Nesta pesquisa descrevo e analiso 1 (um) Manual Pedagógico de Formação de Professores de Língua Portuguesa para o nível secundário, publicado em 1958 no Brasil. O manual pedagógico escolhido para análise foi: Didática Especial de Português para o Curso Secundário do professor Leodegário Amarantes do Azevedo Filho (1958). Essa escolha se justifica, pois, esse manual pedagógico é um objeto privilegiado para se observar as disputas ideológicas tanto no campo educacional quanto nos estudos da linguagem. Por meio dessa pesquisa, analiso as concepções de língua e linguagem que serviram de subsídio teórico-metodológico para a elaboração do manual e que orientou diretamente a formação dos professores de língua portuguesa no período estudado. Ademais, observei a sistematização e organização dos saberes escolares da disciplina de língua portuguesa presentes no manual. Analisei a materialidade textual do Manual Pedagógico, orientada pelos estudos dialógicos do discurso, a partir da obra de Mikhail Bakhtin e de seu Círculo. A partir dessa metodologia, estudei a produção científica em linguística aplicada, didática e história das disciplinas curriculares que ajudou na compreensão desse manual pedagógico em suas diferentes relações discursivas. A conclusão é de que esse manual pedagógico e, possivelmente, o ensino, foram mais impactados pelo paradigma filológico que predominou nos estudos linguísticos brasileiros até, aproximadamente, os anos 1960. Além disso, os saberes escolares de português, organizados e sistematizados no manual, têm forte influência da Escola Nova, tornando o ensino de português não apenas um reflexo dos conhecimentos filológicos, mas um saber produzido no interior da escola, diretamente relacionado com a cultura escolar e a função social da escola. |
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Concepções de língua e linguagem em manuais pedagógicos de formação docente:o manual Didática Especial do Português, de Leodegário Amarante de Azevedo FilhoConceptions of language, even as a system of communication used by people living in a particular country or as the way that someone speaks or writes, in pedagogical manuals for teacher education: the manual Special Portuguese Didactics (in Portuguese), from Leodegário Amarante de Azevedo FilhoEnsino de Língua PortuguesaEnsino de Língua PortuguesaFormação de ProfessoresFormação de ProfessoresManual PedagógicoManual PedagógicoNesta pesquisa descrevo e analiso 1 (um) Manual Pedagógico de Formação de Professores de Língua Portuguesa para o nível secundário, publicado em 1958 no Brasil. O manual pedagógico escolhido para análise foi: Didática Especial de Português para o Curso Secundário do professor Leodegário Amarantes do Azevedo Filho (1958). Essa escolha se justifica, pois, esse manual pedagógico é um objeto privilegiado para se observar as disputas ideológicas tanto no campo educacional quanto nos estudos da linguagem. Por meio dessa pesquisa, analiso as concepções de língua e linguagem que serviram de subsídio teórico-metodológico para a elaboração do manual e que orientou diretamente a formação dos professores de língua portuguesa no período estudado. Ademais, observei a sistematização e organização dos saberes escolares da disciplina de língua portuguesa presentes no manual. Analisei a materialidade textual do Manual Pedagógico, orientada pelos estudos dialógicos do discurso, a partir da obra de Mikhail Bakhtin e de seu Círculo. A partir dessa metodologia, estudei a produção científica em linguística aplicada, didática e história das disciplinas curriculares que ajudou na compreensão desse manual pedagógico em suas diferentes relações discursivas. A conclusão é de que esse manual pedagógico e, possivelmente, o ensino, foram mais impactados pelo paradigma filológico que predominou nos estudos linguísticos brasileiros até, aproximadamente, os anos 1960. Além disso, os saberes escolares de português, organizados e sistematizados no manual, têm forte influência da Escola Nova, tornando o ensino de português não apenas um reflexo dos conhecimentos filológicos, mas um saber produzido no interior da escola, diretamente relacionado com a cultura escolar e a função social da escola.Nesta pesquisa descrevo e analiso 1 (um) Manual Pedagógico de Formação de Professores de Língua Portuguesa para o nível secundário, publicado em 1958 no Brasil. O manual pedagógico escolhido para análise foi: Didática Especial de Português para o Curso Secundário do professor Leodegário Amarantes do Azevedo Filho (1958). Essa escolha se justifica, pois, esse manual pedagógico é um objeto privilegiado para se observar as disputas ideológicas tanto no campo educacional quanto nos estudos da linguagem. Por meio dessa pesquisa, analiso as concepções de língua e linguagem que serviram de subsídio teórico-metodológico para a elaboração do manual e que orientou diretamente a formação dos professores de língua portuguesa no período estudado. Ademais, observei a sistematização e organização dos saberes escolares da disciplina de língua portuguesa presentes no manual. Analisei a materialidade textual do Manual Pedagógico, orientada pelos estudos dialógicos do discurso, a partir da obra de Mikhail Bakhtin e de seu Círculo. A partir dessa metodologia, estudei a produção científica em linguística aplicada, didática e história das disciplinas curriculares que ajudou na compreensão desse manual pedagógico em suas diferentes relações discursivas. A conclusão é de que esse manual pedagógico e, possivelmente, o ensino, foram mais impactados pelo paradigma filológico que predominou nos estudos linguísticos brasileiros até, aproximadamente, os anos 1960. Além disso, os saberes escolares de português, organizados e sistematizados no manual, têm forte influência da Escola Nova, tornando o ensino de português não apenas um reflexo dos conhecimentos filológicos, mas um saber produzido no interior da escola, diretamente relacionado com a cultura escolar e a função social da escola.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Sandoval Nonato GomesMoura, Marco Aurelio Cardoso2023-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-03052023-114255/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-03T20:19:03Zoai:teses.usp.br:tde-03052023-114255Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-03T20:19:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Nesta pesquisa descrevo e analiso 1 (um) Manual Pedagógico de Formação de Professores de Língua Portuguesa para o nível secundário, publicado em 1958 no Brasil. O manual pedagógico escolhido para análise foi: Didática Especial de Português para o Curso Secundário do professor Leodegário Amarantes do Azevedo Filho (1958). Essa escolha se justifica, pois, esse manual pedagógico é um objeto privilegiado para se observar as disputas ideológicas tanto no campo educacional quanto nos estudos da linguagem. Por meio dessa pesquisa, analiso as concepções de língua e linguagem que serviram de subsídio teórico-metodológico para a elaboração do manual e que orientou diretamente a formação dos professores de língua portuguesa no período estudado. Ademais, observei a sistematização e organização dos saberes escolares da disciplina de língua portuguesa presentes no manual. Analisei a materialidade textual do Manual Pedagógico, orientada pelos estudos dialógicos do discurso, a partir da obra de Mikhail Bakhtin e de seu Círculo. A partir dessa metodologia, estudei a produção científica em linguística aplicada, didática e história das disciplinas curriculares que ajudou na compreensão desse manual pedagógico em suas diferentes relações discursivas. A conclusão é de que esse manual pedagógico e, possivelmente, o ensino, foram mais impactados pelo paradigma filológico que predominou nos estudos linguísticos brasileiros até, aproximadamente, os anos 1960. Além disso, os saberes escolares de português, organizados e sistematizados no manual, têm forte influência da Escola Nova, tornando o ensino de português não apenas um reflexo dos conhecimentos filológicos, mas um saber produzido no interior da escola, diretamente relacionado com a cultura escolar e a função social da escola. |
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