O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Antonio dos Santos
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1094
Resumo: O cotidiano de uma escola pública de 1º grau em Uberlândia (MG) foi estudado através de técnicas etnográficas, para compreender como se produz o fracasso escolar. A partir dos resultados obtidos, revela-se uma dinâmica intra-escolar marcada por conflitos e antagonismos, identificados nos três níveis básicos que a caracterizam: entre professores e "especialistas", entre professores e alunos e entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento cotidiano. Estes conflitos são considerados como constitutivos da dialética do cotidiano da escola pública de periferia. Apresentam-se sugestões para uma atuação do profissional escolar como força progressiva no interior desta instituição, buscando sua transformação.
id FCC-1_231d0f2563ada3b3ceaf95d6f4e3c7ce
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1094
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográficoAdministração da EducaçãoEscolas PúblicasEnsino de 1º GrauFracasso EscolarRelações Professor-Aluno.O cotidiano de uma escola pública de 1º grau em Uberlândia (MG) foi estudado através de técnicas etnográficas, para compreender como se produz o fracasso escolar. A partir dos resultados obtidos, revela-se uma dinâmica intra-escolar marcada por conflitos e antagonismos, identificados nos três níveis básicos que a caracterizam: entre professores e "especialistas", entre professores e alunos e entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento cotidiano. Estes conflitos são considerados como constitutivos da dialética do cotidiano da escola pública de periferia. Apresentam-se sugestões para uma atuação do profissional escolar como força progressiva no interior desta instituição, buscando sua transformação.Fundação Carlos Chagas1990-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1094Cadernos de Pesquisa; No. 73 (1990); 26-37Cadernos de Pesquisa; Núm. 73 (1990); 26-37Cadernos de Pesquisa; No. 73 (1990); 26-37Cadernos de Pesquisa; n. 73 (1990); 26-371980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1094/1099Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Antonio dos Santos2023-03-23T13:51:10Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1094Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-23T13:51:10Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico
title O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico
spellingShingle O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico
Andrade, Antonio dos Santos
Administração da Educação
Escolas Públicas
Ensino de 1º Grau
Fracasso Escolar
Relações Professor-Aluno.
title_short O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico
title_full O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico
title_fullStr O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico
title_full_unstemmed O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico
title_sort O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico
author Andrade, Antonio dos Santos
author_facet Andrade, Antonio dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Antonio dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Administração da Educação
Escolas Públicas
Ensino de 1º Grau
Fracasso Escolar
Relações Professor-Aluno.
topic Administração da Educação
Escolas Públicas
Ensino de 1º Grau
Fracasso Escolar
Relações Professor-Aluno.
description O cotidiano de uma escola pública de 1º grau em Uberlândia (MG) foi estudado através de técnicas etnográficas, para compreender como se produz o fracasso escolar. A partir dos resultados obtidos, revela-se uma dinâmica intra-escolar marcada por conflitos e antagonismos, identificados nos três níveis básicos que a caracterizam: entre professores e "especialistas", entre professores e alunos e entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento cotidiano. Estes conflitos são considerados como constitutivos da dialética do cotidiano da escola pública de periferia. Apresentam-se sugestões para uma atuação do profissional escolar como força progressiva no interior desta instituição, buscando sua transformação.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1094
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1094/1099
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 73 (1990); 26-37
Cadernos de Pesquisa; Núm. 73 (1990); 26-37
Cadernos de Pesquisa; No. 73 (1990); 26-37
Cadernos de Pesquisa; n. 73 (1990); 26-37
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330311820673024