O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1094 |
Resumo: | O cotidiano de uma escola pública de 1º grau em Uberlândia (MG) foi estudado através de técnicas etnográficas, para compreender como se produz o fracasso escolar. A partir dos resultados obtidos, revela-se uma dinâmica intra-escolar marcada por conflitos e antagonismos, identificados nos três níveis básicos que a caracterizam: entre professores e "especialistas", entre professores e alunos e entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento cotidiano. Estes conflitos são considerados como constitutivos da dialética do cotidiano da escola pública de periferia. Apresentam-se sugestões para uma atuação do profissional escolar como força progressiva no interior desta instituição, buscando sua transformação. |
id |
FCC-1_231d0f2563ada3b3ceaf95d6f4e3c7ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1094 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográficoAdministração da EducaçãoEscolas PúblicasEnsino de 1º GrauFracasso EscolarRelações Professor-Aluno.O cotidiano de uma escola pública de 1º grau em Uberlândia (MG) foi estudado através de técnicas etnográficas, para compreender como se produz o fracasso escolar. A partir dos resultados obtidos, revela-se uma dinâmica intra-escolar marcada por conflitos e antagonismos, identificados nos três níveis básicos que a caracterizam: entre professores e "especialistas", entre professores e alunos e entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento cotidiano. Estes conflitos são considerados como constitutivos da dialética do cotidiano da escola pública de periferia. Apresentam-se sugestões para uma atuação do profissional escolar como força progressiva no interior desta instituição, buscando sua transformação.Fundação Carlos Chagas1990-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1094Cadernos de Pesquisa; No. 73 (1990); 26-37Cadernos de Pesquisa; Núm. 73 (1990); 26-37Cadernos de Pesquisa; No. 73 (1990); 26-37Cadernos de Pesquisa; n. 73 (1990); 26-371980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1094/1099Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Antonio dos Santos2023-03-23T13:51:10Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1094Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-23T13:51:10Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico |
title |
O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico |
spellingShingle |
O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico Andrade, Antonio dos Santos Administração da Educação Escolas Públicas Ensino de 1º Grau Fracasso Escolar Relações Professor-Aluno. |
title_short |
O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico |
title_full |
O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico |
title_fullStr |
O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico |
title_full_unstemmed |
O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico |
title_sort |
O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico |
author |
Andrade, Antonio dos Santos |
author_facet |
Andrade, Antonio dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Antonio dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração da Educação Escolas Públicas Ensino de 1º Grau Fracasso Escolar Relações Professor-Aluno. |
topic |
Administração da Educação Escolas Públicas Ensino de 1º Grau Fracasso Escolar Relações Professor-Aluno. |
description |
O cotidiano de uma escola pública de 1º grau em Uberlândia (MG) foi estudado através de técnicas etnográficas, para compreender como se produz o fracasso escolar. A partir dos resultados obtidos, revela-se uma dinâmica intra-escolar marcada por conflitos e antagonismos, identificados nos três níveis básicos que a caracterizam: entre professores e "especialistas", entre professores e alunos e entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento cotidiano. Estes conflitos são considerados como constitutivos da dialética do cotidiano da escola pública de periferia. Apresentam-se sugestões para uma atuação do profissional escolar como força progressiva no interior desta instituição, buscando sua transformação. |
publishDate |
1990 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1990-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1094 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1094/1099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 73 (1990); 26-37 Cadernos de Pesquisa; Núm. 73 (1990); 26-37 Cadernos de Pesquisa; No. 73 (1990); 26-37 Cadernos de Pesquisa; n. 73 (1990); 26-37 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330311820673024 |