Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/104
Resumo: Neste trabalho investigamos a construção de práticas interdisciplinares de ensino e pesquisa com base na interlocução estabelecida entre instituições de ensino básico e superior. Apresentamos alguns atores de natureza humana e não humana, responsáveis pela interação instaurada no espaço escolar, tomado como campo de pesquisa e caracterizado como complexo. Os resultados da pesquisa mostram que a assunção da complexidade constitutiva pode auxiliar na compreensão do funcionamento das situações de ensino, evitando diagnósticos simplificados e precipitados, o que dificulta a resolução dos reais problemas em contextos de formação.
id FCC-1_2366f7cbae9356060e0d0c33bf4ad047
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/104
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisaPesquisa ParticipantePlanejamento da EducaçãoNeste trabalho investigamos a construção de práticas interdisciplinares de ensino e pesquisa com base na interlocução estabelecida entre instituições de ensino básico e superior. Apresentamos alguns atores de natureza humana e não humana, responsáveis pela interação instaurada no espaço escolar, tomado como campo de pesquisa e caracterizado como complexo. Os resultados da pesquisa mostram que a assunção da complexidade constitutiva pode auxiliar na compreensão do funcionamento das situações de ensino, evitando diagnósticos simplificados e precipitados, o que dificulta a resolução dos reais problemas em contextos de formação.Fundação Carlos Chagas2011-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/104Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 582-605Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 143 (2011); 582-605Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 582-605Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 143 (2011); 582-6051980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/104/112Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Wagner Rodrigues2023-11-08T14:27:29Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/104Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T14:27:29Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa
title Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa
spellingShingle Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa
Silva, Wagner Rodrigues
Pesquisa Participante
Planejamento da Educação
title_short Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa
title_full Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa
title_fullStr Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa
title_full_unstemmed Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa
title_sort Construção da interdisciplinaridade no espaço complexo de ensino e pesquisa
author Silva, Wagner Rodrigues
author_facet Silva, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa Participante
Planejamento da Educação
topic Pesquisa Participante
Planejamento da Educação
description Neste trabalho investigamos a construção de práticas interdisciplinares de ensino e pesquisa com base na interlocução estabelecida entre instituições de ensino básico e superior. Apresentamos alguns atores de natureza humana e não humana, responsáveis pela interação instaurada no espaço escolar, tomado como campo de pesquisa e caracterizado como complexo. Os resultados da pesquisa mostram que a assunção da complexidade constitutiva pode auxiliar na compreensão do funcionamento das situações de ensino, evitando diagnósticos simplificados e precipitados, o que dificulta a resolução dos reais problemas em contextos de formação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/104
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/104/112
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 582-605
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 143 (2011); 582-605
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 582-605
Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 143 (2011); 582-605
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308085645312