Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1382 |
Resumo: | Investigamos algumas estratégias metodológicas que podem proporcionar o empoderamento de participantes de pesquisas científicas realizadas no espaço escolar. A investigação e realizada a partir da análise crítica de uma pesquisa ação e uma pesquisa participante, desenvolvidas em escolas de educação básica. Esses tipos de pesquisa demandam a negociação de interesses entre as comunidades escolar e acadêmica envolvidas. O envolvimento de participantes de pesquisa em situações de geração e análise de dados, oportunizando a expressão discursiva desses participantes, e uma estratégia que pode democratizar a prática científica característica do campo transdisciplinar da Linguística Aplicada. |
id |
UFGD-4_72e5e7fe84f09baa620cbca945237e5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1382 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicadaÉtica. Metodologia da pesquisa. Pesquisa participante. Pesquisa-ação.Investigamos algumas estratégias metodológicas que podem proporcionar o empoderamento de participantes de pesquisas científicas realizadas no espaço escolar. A investigação e realizada a partir da análise crítica de uma pesquisa ação e uma pesquisa participante, desenvolvidas em escolas de educação básica. Esses tipos de pesquisa demandam a negociação de interesses entre as comunidades escolar e acadêmica envolvidas. O envolvimento de participantes de pesquisa em situações de geração e análise de dados, oportunizando a expressão discursiva desses participantes, e uma estratégia que pode democratizar a prática científica característica do campo transdisciplinar da Linguística Aplicada.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2011-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1382Raído; v. 4 n. 8 (2010); 119-1391984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1382/795Silva, Wagner Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-21T17:40:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1382Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-21T17:40:53Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada |
title |
Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada |
spellingShingle |
Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada Silva, Wagner Rodrigues Ética. Metodologia da pesquisa. Pesquisa participante. Pesquisa-ação. |
title_short |
Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada |
title_full |
Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada |
title_fullStr |
Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada |
title_full_unstemmed |
Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada |
title_sort |
Empoderamento de participantes de pesquisa em linguística aplicada |
author |
Silva, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Silva, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética. Metodologia da pesquisa. Pesquisa participante. Pesquisa-ação. |
topic |
Ética. Metodologia da pesquisa. Pesquisa participante. Pesquisa-ação. |
description |
Investigamos algumas estratégias metodológicas que podem proporcionar o empoderamento de participantes de pesquisas científicas realizadas no espaço escolar. A investigação e realizada a partir da análise crítica de uma pesquisa ação e uma pesquisa participante, desenvolvidas em escolas de educação básica. Esses tipos de pesquisa demandam a negociação de interesses entre as comunidades escolar e acadêmica envolvidas. O envolvimento de participantes de pesquisa em situações de geração e análise de dados, oportunizando a expressão discursiva desses participantes, e uma estratégia que pode democratizar a prática científica característica do campo transdisciplinar da Linguística Aplicada. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1382 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1382/795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 4 n. 8 (2010); 119-139 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316389017059328 |