Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Artes, Amélia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ricoldi, Arlene Martinez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3273
Resumo: Nos últimos anos, a presença reduzida de negros no ensino superior tem ocupado um espaço cada vez mais expressivo nas discussões das agendas de políticas públicas, do movimento social e da academia. Este trabalho busca estudar se e de que forma as mudanças observadas no perfil dos estudantes de graduação se alteraram nos últimos anos. Para tanto, utilizam-se os microdados dos Censos Demográficos de 2000 e 2010 para a construção do perfil do alunado que frequenta cursos de graduação com uma análise complementar de suas diferentes áreas de formação. As análises indicam uma melhora nas taxas de acesso à graduação para os negros, porém com resultados ainda distantes de sua participação no total da população brasileira. O trabalho apresenta o Índice de Paridade Racial – IPR – como um indicador sintético da distância entre negros e brancos nos diferentes aspectos apresentados.  
id FCC-1_28e619bfc146f1c1307429395e1e668b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/3273
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010NegrosEnsino SuperiorDesigualdades RaciaisÍndice de Paridade Racial – IPR.Ensino SuperiorCor (Etnia)Desigualdade RacialIndicadores Comparáveis em EducaçãoNos últimos anos, a presença reduzida de negros no ensino superior tem ocupado um espaço cada vez mais expressivo nas discussões das agendas de políticas públicas, do movimento social e da academia. Este trabalho busca estudar se e de que forma as mudanças observadas no perfil dos estudantes de graduação se alteraram nos últimos anos. Para tanto, utilizam-se os microdados dos Censos Demográficos de 2000 e 2010 para a construção do perfil do alunado que frequenta cursos de graduação com uma análise complementar de suas diferentes áreas de formação. As análises indicam uma melhora nas taxas de acesso à graduação para os negros, porém com resultados ainda distantes de sua participação no total da população brasileira. O trabalho apresenta o Índice de Paridade Racial – IPR – como um indicador sintético da distância entre negros e brancos nos diferentes aspectos apresentados.  Fundação Carlos Chagas2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3273Cadernos de Pesquisa; Vol. 45 No. 158: out./dez.2015; 858-881Cadernos de Pesquisa; Vol. 45 Núm. 158: out./dez.2015; 858-881Cadernos de Pesquisa; Vol. 45 No. 158: out./dez.2015; 858-881Cadernos de Pesquisa; v. 45 n. 158: out./dez.2015; 858-8811980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporenghttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3273/pdf.8https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3273/pdf.inCopyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessArtes, AméliaRicoldi, Arlene Martinez2015-12-14T17:28:57Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/3273Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2015-12-14T17:28:57Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010
title Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010
spellingShingle Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010
Artes, Amélia
Negros
Ensino Superior
Desigualdades Raciais
Índice de Paridade Racial – IPR.
Ensino Superior
Cor (Etnia)
Desigualdade Racial
Indicadores Comparáveis em Educação
title_short Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010
title_full Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010
title_fullStr Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010
title_full_unstemmed Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010
title_sort Acesso de negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010
author Artes, Amélia
author_facet Artes, Amélia
Ricoldi, Arlene Martinez
author_role author
author2 Ricoldi, Arlene Martinez
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Artes, Amélia
Ricoldi, Arlene Martinez
dc.subject.por.fl_str_mv Negros
Ensino Superior
Desigualdades Raciais
Índice de Paridade Racial – IPR.
Ensino Superior
Cor (Etnia)
Desigualdade Racial
Indicadores Comparáveis em Educação
topic Negros
Ensino Superior
Desigualdades Raciais
Índice de Paridade Racial – IPR.
Ensino Superior
Cor (Etnia)
Desigualdade Racial
Indicadores Comparáveis em Educação
description Nos últimos anos, a presença reduzida de negros no ensino superior tem ocupado um espaço cada vez mais expressivo nas discussões das agendas de políticas públicas, do movimento social e da academia. Este trabalho busca estudar se e de que forma as mudanças observadas no perfil dos estudantes de graduação se alteraram nos últimos anos. Para tanto, utilizam-se os microdados dos Censos Demográficos de 2000 e 2010 para a construção do perfil do alunado que frequenta cursos de graduação com uma análise complementar de suas diferentes áreas de formação. As análises indicam uma melhora nas taxas de acesso à graduação para os negros, porém com resultados ainda distantes de sua participação no total da população brasileira. O trabalho apresenta o Índice de Paridade Racial – IPR – como um indicador sintético da distância entre negros e brancos nos diferentes aspectos apresentados.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3273
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3273
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3273/pdf.8
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3273/pdf.in
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 45 No. 158: out./dez.2015; 858-881
Cadernos de Pesquisa; Vol. 45 Núm. 158: out./dez.2015; 858-881
Cadernos de Pesquisa; Vol. 45 No. 158: out./dez.2015; 858-881
Cadernos de Pesquisa; v. 45 n. 158: out./dez.2015; 858-881
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330314939138048