Quando a escola é a “casa”, a “rua” e o “quintal”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/103 |
Resumo: | Relato sobre uma escola pública rural do interior do Estado do Rio de Janeiro, na qual estudantes têm tido o melhor desempenho regional no Exame Nacional de Ensino Médio. O estudo de caso teve como objetivo entender que sentidos tem a instituição para a comunidade, o que poderia explicar o bom desempenho. Foram usadas técnicas etnográficas (observação participante, análise documental e entrevistas biográficas) e aplicados questionários, e a análise dos dados teve como referência autores da Sociologia e Antropologia, como Dubar, Dubet, Canário, Tardif, Geertz e DaMatta. A diretora gere a escola pública como se fosse privada e supera fronteiras de uma organização burocrática. Os professores têm autonomia para realizar o trabalho, parecem possuir elevada autoestima e veem a escola de pelo menos três modos: a "escola-família", o espaço de ensino-aprendizagem e o "quintal de casa". |
id |
FCC-1_2bb15e20a1ed21689f7cb4bc5c12a8fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/103 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando a escola é a “casa”, a “rua” e o “quintal”Zona RuralEstudo de CasoProfessoresAutonomiaRelato sobre uma escola pública rural do interior do Estado do Rio de Janeiro, na qual estudantes têm tido o melhor desempenho regional no Exame Nacional de Ensino Médio. O estudo de caso teve como objetivo entender que sentidos tem a instituição para a comunidade, o que poderia explicar o bom desempenho. Foram usadas técnicas etnográficas (observação participante, análise documental e entrevistas biográficas) e aplicados questionários, e a análise dos dados teve como referência autores da Sociologia e Antropologia, como Dubar, Dubet, Canário, Tardif, Geertz e DaMatta. A diretora gere a escola pública como se fosse privada e supera fronteiras de uma organização burocrática. Os professores têm autonomia para realizar o trabalho, parecem possuir elevada autoestima e veem a escola de pelo menos três modos: a "escola-família", o espaço de ensino-aprendizagem e o "quintal de casa".Fundação Carlos Chagas2011-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/103Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 560-580Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 143 (2011); 560-580Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 560-580Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 143 (2011); 560-5801980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/103/111Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Eloiza Dias2023-11-08T14:25:53Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/103Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T14:25:53Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando a escola é a “casa”, a “rua” e o “quintal” |
title |
Quando a escola é a “casa”, a “rua” e o “quintal” |
spellingShingle |
Quando a escola é a “casa”, a “rua” e o “quintal” Neves, Eloiza Dias Zona Rural Estudo de Caso Professores Autonomia |
title_short |
Quando a escola é a “casa”, a “rua” e o “quintal” |
title_full |
Quando a escola é a “casa”, a “rua” e o “quintal” |
title_fullStr |
Quando a escola é a “casa”, a “rua” e o “quintal” |
title_full_unstemmed |
Quando a escola é a “casa”, a “rua” e o “quintal” |
title_sort |
Quando a escola é a “casa”, a “rua” e o “quintal” |
author |
Neves, Eloiza Dias |
author_facet |
Neves, Eloiza Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Eloiza Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Zona Rural Estudo de Caso Professores Autonomia |
topic |
Zona Rural Estudo de Caso Professores Autonomia |
description |
Relato sobre uma escola pública rural do interior do Estado do Rio de Janeiro, na qual estudantes têm tido o melhor desempenho regional no Exame Nacional de Ensino Médio. O estudo de caso teve como objetivo entender que sentidos tem a instituição para a comunidade, o que poderia explicar o bom desempenho. Foram usadas técnicas etnográficas (observação participante, análise documental e entrevistas biográficas) e aplicados questionários, e a análise dos dados teve como referência autores da Sociologia e Antropologia, como Dubar, Dubet, Canário, Tardif, Geertz e DaMatta. A diretora gere a escola pública como se fosse privada e supera fronteiras de uma organização burocrática. Os professores têm autonomia para realizar o trabalho, parecem possuir elevada autoestima e veem a escola de pelo menos três modos: a "escola-família", o espaço de ensino-aprendizagem e o "quintal de casa". |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/103 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/103/111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 560-580 Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 Núm. 143 (2011); 560-580 Cadernos de Pesquisa; Vol. 41 No. 143 (2011); 560-580 Cadernos de Pesquisa; v. 41 n. 143 (2011); 560-580 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330308084596736 |