Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nelson do Valle
Data de Publicação: 1986
Outros Autores: Souza, Alberto de Mello e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1318
Resumo: O artigo considera o efeito da origem social sobre a realização escolar no Brasil, utilizando os dados da PNAD-1976. Existem duas vantagens sobre os demais trabalhos existentes. Primeiro, a especificação logística do modelo é capaz de isolar os efeitos das variáveis independentes das modificações ocorridas nas distribuições marginais das variáveis, o que permite uma comparação dos coeficientes estimados para as transições escolares consideradas. Esta separação não é possível nos demais modelos. A segunda vantagem reside no escopo nacional da amostra, que retrata uma situação recente. Porém, a PNAD-1976 não inclui informações sobre as chamadas variáveis intervenientes ou sobre muitos fatores que atua, do lado da oferta de escolaridade. Apesar disso, foi possível mostrar o efeito declinantes das variáveis de origem social sobre as chances de progressão escolar, independentemente de qualquer eventual homogeneização que possa ocorrer com essas variáveis.
id FCC-1_2d67c7f6d97cb1ceda5ec3ad1a25a6a3
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1318
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Um modelo para análise da estratificação educacional no BrasilDemanda da EducaçãoPeriferiaZona urbanaFamíliasQualidade do ensinoEnsino de 1º grau.O artigo considera o efeito da origem social sobre a realização escolar no Brasil, utilizando os dados da PNAD-1976. Existem duas vantagens sobre os demais trabalhos existentes. Primeiro, a especificação logística do modelo é capaz de isolar os efeitos das variáveis independentes das modificações ocorridas nas distribuições marginais das variáveis, o que permite uma comparação dos coeficientes estimados para as transições escolares consideradas. Esta separação não é possível nos demais modelos. A segunda vantagem reside no escopo nacional da amostra, que retrata uma situação recente. Porém, a PNAD-1976 não inclui informações sobre as chamadas variáveis intervenientes ou sobre muitos fatores que atua, do lado da oferta de escolaridade. Apesar disso, foi possível mostrar o efeito declinantes das variáveis de origem social sobre as chances de progressão escolar, independentemente de qualquer eventual homogeneização que possa ocorrer com essas variáveis.Fundação Carlos Chagas1986-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1318Cadernos de Pesquisa; No. 58 (1986); 49-57Cadernos de Pesquisa; Núm. 58 (1986); 49-57Cadernos de Pesquisa; No. 58 (1986); 49-57Cadernos de Pesquisa; n. 58 (1986); 49-571980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1318/1320Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Nelson do ValleSouza, Alberto de Mello e2023-03-08T13:46:14Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1318Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-08T13:46:14Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil
title Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil
spellingShingle Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil
Silva, Nelson do Valle
Demanda da Educação
Periferia
Zona urbana
Famílias
Qualidade do ensino
Ensino de 1º grau.
title_short Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil
title_full Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil
title_fullStr Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil
title_full_unstemmed Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil
title_sort Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil
author Silva, Nelson do Valle
author_facet Silva, Nelson do Valle
Souza, Alberto de Mello e
author_role author
author2 Souza, Alberto de Mello e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nelson do Valle
Souza, Alberto de Mello e
dc.subject.por.fl_str_mv Demanda da Educação
Periferia
Zona urbana
Famílias
Qualidade do ensino
Ensino de 1º grau.
topic Demanda da Educação
Periferia
Zona urbana
Famílias
Qualidade do ensino
Ensino de 1º grau.
description O artigo considera o efeito da origem social sobre a realização escolar no Brasil, utilizando os dados da PNAD-1976. Existem duas vantagens sobre os demais trabalhos existentes. Primeiro, a especificação logística do modelo é capaz de isolar os efeitos das variáveis independentes das modificações ocorridas nas distribuições marginais das variáveis, o que permite uma comparação dos coeficientes estimados para as transições escolares consideradas. Esta separação não é possível nos demais modelos. A segunda vantagem reside no escopo nacional da amostra, que retrata uma situação recente. Porém, a PNAD-1976 não inclui informações sobre as chamadas variáveis intervenientes ou sobre muitos fatores que atua, do lado da oferta de escolaridade. Apesar disso, foi possível mostrar o efeito declinantes das variáveis de origem social sobre as chances de progressão escolar, independentemente de qualquer eventual homogeneização que possa ocorrer com essas variáveis.
publishDate 1986
dc.date.none.fl_str_mv 1986-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1318
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1318/1320
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 58 (1986); 49-57
Cadernos de Pesquisa; Núm. 58 (1986); 49-57
Cadernos de Pesquisa; No. 58 (1986); 49-57
Cadernos de Pesquisa; n. 58 (1986); 49-57
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330312539996160