Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1986 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1318 |
Resumo: | O artigo considera o efeito da origem social sobre a realização escolar no Brasil, utilizando os dados da PNAD-1976. Existem duas vantagens sobre os demais trabalhos existentes. Primeiro, a especificação logística do modelo é capaz de isolar os efeitos das variáveis independentes das modificações ocorridas nas distribuições marginais das variáveis, o que permite uma comparação dos coeficientes estimados para as transições escolares consideradas. Esta separação não é possível nos demais modelos. A segunda vantagem reside no escopo nacional da amostra, que retrata uma situação recente. Porém, a PNAD-1976 não inclui informações sobre as chamadas variáveis intervenientes ou sobre muitos fatores que atua, do lado da oferta de escolaridade. Apesar disso, foi possível mostrar o efeito declinantes das variáveis de origem social sobre as chances de progressão escolar, independentemente de qualquer eventual homogeneização que possa ocorrer com essas variáveis. |
id |
FCC-1_2d67c7f6d97cb1ceda5ec3ad1a25a6a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1318 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um modelo para análise da estratificação educacional no BrasilDemanda da EducaçãoPeriferiaZona urbanaFamíliasQualidade do ensinoEnsino de 1º grau.O artigo considera o efeito da origem social sobre a realização escolar no Brasil, utilizando os dados da PNAD-1976. Existem duas vantagens sobre os demais trabalhos existentes. Primeiro, a especificação logística do modelo é capaz de isolar os efeitos das variáveis independentes das modificações ocorridas nas distribuições marginais das variáveis, o que permite uma comparação dos coeficientes estimados para as transições escolares consideradas. Esta separação não é possível nos demais modelos. A segunda vantagem reside no escopo nacional da amostra, que retrata uma situação recente. Porém, a PNAD-1976 não inclui informações sobre as chamadas variáveis intervenientes ou sobre muitos fatores que atua, do lado da oferta de escolaridade. Apesar disso, foi possível mostrar o efeito declinantes das variáveis de origem social sobre as chances de progressão escolar, independentemente de qualquer eventual homogeneização que possa ocorrer com essas variáveis.Fundação Carlos Chagas1986-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1318Cadernos de Pesquisa; No. 58 (1986); 49-57Cadernos de Pesquisa; Núm. 58 (1986); 49-57Cadernos de Pesquisa; No. 58 (1986); 49-57Cadernos de Pesquisa; n. 58 (1986); 49-571980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1318/1320Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Nelson do ValleSouza, Alberto de Mello e2023-03-08T13:46:14Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1318Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-03-08T13:46:14Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil |
title |
Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil |
spellingShingle |
Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil Silva, Nelson do Valle Demanda da Educação Periferia Zona urbana Famílias Qualidade do ensino Ensino de 1º grau. |
title_short |
Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil |
title_full |
Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil |
title_fullStr |
Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil |
title_full_unstemmed |
Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil |
title_sort |
Um modelo para análise da estratificação educacional no Brasil |
author |
Silva, Nelson do Valle |
author_facet |
Silva, Nelson do Valle Souza, Alberto de Mello e |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Alberto de Mello e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nelson do Valle Souza, Alberto de Mello e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Demanda da Educação Periferia Zona urbana Famílias Qualidade do ensino Ensino de 1º grau. |
topic |
Demanda da Educação Periferia Zona urbana Famílias Qualidade do ensino Ensino de 1º grau. |
description |
O artigo considera o efeito da origem social sobre a realização escolar no Brasil, utilizando os dados da PNAD-1976. Existem duas vantagens sobre os demais trabalhos existentes. Primeiro, a especificação logística do modelo é capaz de isolar os efeitos das variáveis independentes das modificações ocorridas nas distribuições marginais das variáveis, o que permite uma comparação dos coeficientes estimados para as transições escolares consideradas. Esta separação não é possível nos demais modelos. A segunda vantagem reside no escopo nacional da amostra, que retrata uma situação recente. Porém, a PNAD-1976 não inclui informações sobre as chamadas variáveis intervenientes ou sobre muitos fatores que atua, do lado da oferta de escolaridade. Apesar disso, foi possível mostrar o efeito declinantes das variáveis de origem social sobre as chances de progressão escolar, independentemente de qualquer eventual homogeneização que possa ocorrer com essas variáveis. |
publishDate |
1986 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1986-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1318 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1318/1320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 58 (1986); 49-57 Cadernos de Pesquisa; Núm. 58 (1986); 49-57 Cadernos de Pesquisa; No. 58 (1986); 49-57 Cadernos de Pesquisa; n. 58 (1986); 49-57 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330312539996160 |