Ciclo básico na universidade brasileira: temas e problemas principais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gardenal, Lília
Data de Publicação: 1982
Outros Autores: Paixão, Antônio Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1533
Resumo: A concepção do Ciclo Básico é analisada no contexto da reforma universitária que pretendeu introduzir um modelo burocrático nas instituições de ensino superior. Os autores analisam, de um lado, as implicações da proposta do Ciclo Básico e, de outro, as vicissitudes de sua implementação no país. Questiona-se o caráter das avaliações já realizadas, no sentido de que seria preciso interpretar os problemas detectados também em termos do significado da implantação do Ciclo Básico para a correlação de poder no interior da universidade.
id FCC-1_2ff3c38e225da3129b34c55bbe2b211d
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1533
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Ciclo básico na universidade brasileira: temas e problemas principaisCiclo básicoEnsino superiorReforma universitáriaA concepção do Ciclo Básico é analisada no contexto da reforma universitária que pretendeu introduzir um modelo burocrático nas instituições de ensino superior. Os autores analisam, de um lado, as implicações da proposta do Ciclo Básico e, de outro, as vicissitudes de sua implementação no país. Questiona-se o caráter das avaliações já realizadas, no sentido de que seria preciso interpretar os problemas detectados também em termos do significado da implantação do Ciclo Básico para a correlação de poder no interior da universidade.Fundação Carlos Chagas1982-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1533Cadernos de Pesquisa; No. 41 (1982); 3-11Cadernos de Pesquisa; Núm. 41 (1982); 3-11Cadernos de Pesquisa; No. 41 (1982); 3-11Cadernos de Pesquisa; n. 41 (1982); 3-111980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1533/1532Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGardenal, LíliaPaixão, Antônio Luiz2022-12-20T13:25:30Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1533Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-12-20T13:25:30Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciclo básico na universidade brasileira: temas e problemas principais
title Ciclo básico na universidade brasileira: temas e problemas principais
spellingShingle Ciclo básico na universidade brasileira: temas e problemas principais
Gardenal, Lília
Ciclo básico
Ensino superior
Reforma universitária
title_short Ciclo básico na universidade brasileira: temas e problemas principais
title_full Ciclo básico na universidade brasileira: temas e problemas principais
title_fullStr Ciclo básico na universidade brasileira: temas e problemas principais
title_full_unstemmed Ciclo básico na universidade brasileira: temas e problemas principais
title_sort Ciclo básico na universidade brasileira: temas e problemas principais
author Gardenal, Lília
author_facet Gardenal, Lília
Paixão, Antônio Luiz
author_role author
author2 Paixão, Antônio Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gardenal, Lília
Paixão, Antônio Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo básico
Ensino superior
Reforma universitária
topic Ciclo básico
Ensino superior
Reforma universitária
description A concepção do Ciclo Básico é analisada no contexto da reforma universitária que pretendeu introduzir um modelo burocrático nas instituições de ensino superior. Os autores analisam, de um lado, as implicações da proposta do Ciclo Básico e, de outro, as vicissitudes de sua implementação no país. Questiona-se o caráter das avaliações já realizadas, no sentido de que seria preciso interpretar os problemas detectados também em termos do significado da implantação do Ciclo Básico para a correlação de poder no interior da universidade.
publishDate 1982
dc.date.none.fl_str_mv 1982-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1533
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1533/1532
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 41 (1982); 3-11
Cadernos de Pesquisa; Núm. 41 (1982); 3-11
Cadernos de Pesquisa; No. 41 (1982); 3-11
Cadernos de Pesquisa; n. 41 (1982); 3-11
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330313296019456