O caráter de classe social na produtividade escolar: um estudo preliminar no município de Cuiabá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1983 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1510 |
Resumo: | As estatísticas oficiais do estado de Mato Grosso relativas ao ensino de 1º grau apresentam um quadro geral precário quanto ao rendimento escolar, evasão escolar e absorção da população em idade escolar. No entanto, trata-se de dados globais, trabalhados em termos de médias sociais sem qualquer diferenciação com relação à origem socioeconômica dos alunos. O presente estudo constitui um primeiro passo no sentido de superar esta limitação das estatísticas oficiais. A rede escolar do municíípio de Cuiabá foi dividida em três grandes categorias: estadual, municipal e particular. Os dados mostram ser a produtividade da escola particular bastante superior à da rede pública, sendo a menor a da rede municipal. Foram levantados alguns dados sobre a composição social das escolas públicas e este estudo se constitui num ponto de partida para um programa de pesquisa atualmente em desenvolvimento na periferia urbana de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso. |
id |
FCC-1_3b11bb9d3c6124ea7b54b74bbd54df5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1510 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O caráter de classe social na produtividade escolar: um estudo preliminar no município de CuiabáEvasão escolarCondições socioeconômicasRendimento escolarCuiabáAs estatísticas oficiais do estado de Mato Grosso relativas ao ensino de 1º grau apresentam um quadro geral precário quanto ao rendimento escolar, evasão escolar e absorção da população em idade escolar. No entanto, trata-se de dados globais, trabalhados em termos de médias sociais sem qualquer diferenciação com relação à origem socioeconômica dos alunos. O presente estudo constitui um primeiro passo no sentido de superar esta limitação das estatísticas oficiais. A rede escolar do municíípio de Cuiabá foi dividida em três grandes categorias: estadual, municipal e particular. Os dados mostram ser a produtividade da escola particular bastante superior à da rede pública, sendo a menor a da rede municipal. Foram levantados alguns dados sobre a composição social das escolas públicas e este estudo se constitui num ponto de partida para um programa de pesquisa atualmente em desenvolvimento na periferia urbana de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso.Fundação Carlos Chagas1983-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1510Cadernos de Pesquisa; No. 44 (1983); 35-44Cadernos de Pesquisa; Núm. 44 (1983); 35-44Cadernos de Pesquisa; No. 44 (1983); 35-44Cadernos de Pesquisa; n. 44 (1983); 35-441980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1510/1504Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSpeller, PauloBarbosa, Joaquim Gonçalves2022-12-21T14:04:02Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/1510Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2022-12-21T14:04:02Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O caráter de classe social na produtividade escolar: um estudo preliminar no município de Cuiabá |
title |
O caráter de classe social na produtividade escolar: um estudo preliminar no município de Cuiabá |
spellingShingle |
O caráter de classe social na produtividade escolar: um estudo preliminar no município de Cuiabá Speller, Paulo Evasão escolar Condições socioeconômicas Rendimento escolar Cuiabá |
title_short |
O caráter de classe social na produtividade escolar: um estudo preliminar no município de Cuiabá |
title_full |
O caráter de classe social na produtividade escolar: um estudo preliminar no município de Cuiabá |
title_fullStr |
O caráter de classe social na produtividade escolar: um estudo preliminar no município de Cuiabá |
title_full_unstemmed |
O caráter de classe social na produtividade escolar: um estudo preliminar no município de Cuiabá |
title_sort |
O caráter de classe social na produtividade escolar: um estudo preliminar no município de Cuiabá |
author |
Speller, Paulo |
author_facet |
Speller, Paulo Barbosa, Joaquim Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Joaquim Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Speller, Paulo Barbosa, Joaquim Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão escolar Condições socioeconômicas Rendimento escolar Cuiabá |
topic |
Evasão escolar Condições socioeconômicas Rendimento escolar Cuiabá |
description |
As estatísticas oficiais do estado de Mato Grosso relativas ao ensino de 1º grau apresentam um quadro geral precário quanto ao rendimento escolar, evasão escolar e absorção da população em idade escolar. No entanto, trata-se de dados globais, trabalhados em termos de médias sociais sem qualquer diferenciação com relação à origem socioeconômica dos alunos. O presente estudo constitui um primeiro passo no sentido de superar esta limitação das estatísticas oficiais. A rede escolar do municíípio de Cuiabá foi dividida em três grandes categorias: estadual, municipal e particular. Os dados mostram ser a produtividade da escola particular bastante superior à da rede pública, sendo a menor a da rede municipal. Foram levantados alguns dados sobre a composição social das escolas públicas e este estudo se constitui num ponto de partida para um programa de pesquisa atualmente em desenvolvimento na periferia urbana de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso. |
publishDate |
1983 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1983-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1510 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1510/1504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 44 (1983); 35-44 Cadernos de Pesquisa; Núm. 44 (1983); 35-44 Cadernos de Pesquisa; No. 44 (1983); 35-44 Cadernos de Pesquisa; n. 44 (1983); 35-44 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330313268756480 |