A controvérsia do ensino pago

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwartzman, Jacques
Data de Publicação: 1994
Outros Autores: Saleme, Wagner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/893
Resumo: A questão da introdução do ensino pago no sistema univertário público voltou a ser intensamente discutida na imprensa no primeiro semestre de 1991, especialmente após a declaração do ex-presidente do Banco Central, Ibrahim Eris, de que ensino gratuito "é um subsídio para o rico" (Dimenstein, 1990). A Constituição de 1988. Artigo 206 eliminou a possibilidade de cobrança da anuidade em qualquer nível do ensino público. Alterando a anterior, que prescrevia: o ensino público será igualmente gratuito para quantos no nível médio e no superior, demonstrarem efetivo aproveitamento e provarem faltas ou insuficiência de recursos.
id FCC-1_3de5a0b04795f8b3655be011457be429
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/893
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A controvérsia do ensino pagoEnsino ParticularDesigualdades SociaisRenda FamiliarEnsino SuperiorDados EstatísticosA questão da introdução do ensino pago no sistema univertário público voltou a ser intensamente discutida na imprensa no primeiro semestre de 1991, especialmente após a declaração do ex-presidente do Banco Central, Ibrahim Eris, de que ensino gratuito "é um subsídio para o rico" (Dimenstein, 1990). A Constituição de 1988. Artigo 206 eliminou a possibilidade de cobrança da anuidade em qualquer nível do ensino público. Alterando a anterior, que prescrevia: o ensino público será igualmente gratuito para quantos no nível médio e no superior, demonstrarem efetivo aproveitamento e provarem faltas ou insuficiência de recursos.Fundação Carlos Chagas1994-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/893Cadernos de Pesquisa; No. 90 (1994); 62-71Cadernos de Pesquisa; Núm. 90 (1994); 62-71Cadernos de Pesquisa; No. 90 (1994); 62-71Cadernos de Pesquisa; n. 90 (1994); 62-711980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/893/898Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchwartzman, JacquesSaleme, Wagner2023-10-23T14:21:48Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/893Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-23T14:21:48Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A controvérsia do ensino pago
title A controvérsia do ensino pago
spellingShingle A controvérsia do ensino pago
Schwartzman, Jacques
Ensino Particular
Desigualdades Sociais
Renda Familiar
Ensino Superior
Dados Estatísticos
title_short A controvérsia do ensino pago
title_full A controvérsia do ensino pago
title_fullStr A controvérsia do ensino pago
title_full_unstemmed A controvérsia do ensino pago
title_sort A controvérsia do ensino pago
author Schwartzman, Jacques
author_facet Schwartzman, Jacques
Saleme, Wagner
author_role author
author2 Saleme, Wagner
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwartzman, Jacques
Saleme, Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Particular
Desigualdades Sociais
Renda Familiar
Ensino Superior
Dados Estatísticos
topic Ensino Particular
Desigualdades Sociais
Renda Familiar
Ensino Superior
Dados Estatísticos
description A questão da introdução do ensino pago no sistema univertário público voltou a ser intensamente discutida na imprensa no primeiro semestre de 1991, especialmente após a declaração do ex-presidente do Banco Central, Ibrahim Eris, de que ensino gratuito "é um subsídio para o rico" (Dimenstein, 1990). A Constituição de 1988. Artigo 206 eliminou a possibilidade de cobrança da anuidade em qualquer nível do ensino público. Alterando a anterior, que prescrevia: o ensino público será igualmente gratuito para quantos no nível médio e no superior, demonstrarem efetivo aproveitamento e provarem faltas ou insuficiência de recursos.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/893
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/893/898
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 90 (1994); 62-71
Cadernos de Pesquisa; Núm. 90 (1994); 62-71
Cadernos de Pesquisa; No. 90 (1994); 62-71
Cadernos de Pesquisa; n. 90 (1994); 62-71
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330311137001472