A controvérsia do ensino pago
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/893 |
Resumo: | A questão da introdução do ensino pago no sistema univertário público voltou a ser intensamente discutida na imprensa no primeiro semestre de 1991, especialmente após a declaração do ex-presidente do Banco Central, Ibrahim Eris, de que ensino gratuito "é um subsídio para o rico" (Dimenstein, 1990). A Constituição de 1988. Artigo 206 eliminou a possibilidade de cobrança da anuidade em qualquer nível do ensino público. Alterando a anterior, que prescrevia: o ensino público será igualmente gratuito para quantos no nível médio e no superior, demonstrarem efetivo aproveitamento e provarem faltas ou insuficiência de recursos. |
id |
FCC-1_3de5a0b04795f8b3655be011457be429 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/893 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A controvérsia do ensino pagoEnsino ParticularDesigualdades SociaisRenda FamiliarEnsino SuperiorDados EstatísticosA questão da introdução do ensino pago no sistema univertário público voltou a ser intensamente discutida na imprensa no primeiro semestre de 1991, especialmente após a declaração do ex-presidente do Banco Central, Ibrahim Eris, de que ensino gratuito "é um subsídio para o rico" (Dimenstein, 1990). A Constituição de 1988. Artigo 206 eliminou a possibilidade de cobrança da anuidade em qualquer nível do ensino público. Alterando a anterior, que prescrevia: o ensino público será igualmente gratuito para quantos no nível médio e no superior, demonstrarem efetivo aproveitamento e provarem faltas ou insuficiência de recursos.Fundação Carlos Chagas1994-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/893Cadernos de Pesquisa; No. 90 (1994); 62-71Cadernos de Pesquisa; Núm. 90 (1994); 62-71Cadernos de Pesquisa; No. 90 (1994); 62-71Cadernos de Pesquisa; n. 90 (1994); 62-711980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/893/898Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchwartzman, JacquesSaleme, Wagner2023-10-23T14:21:48Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/893Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-23T14:21:48Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A controvérsia do ensino pago |
title |
A controvérsia do ensino pago |
spellingShingle |
A controvérsia do ensino pago Schwartzman, Jacques Ensino Particular Desigualdades Sociais Renda Familiar Ensino Superior Dados Estatísticos |
title_short |
A controvérsia do ensino pago |
title_full |
A controvérsia do ensino pago |
title_fullStr |
A controvérsia do ensino pago |
title_full_unstemmed |
A controvérsia do ensino pago |
title_sort |
A controvérsia do ensino pago |
author |
Schwartzman, Jacques |
author_facet |
Schwartzman, Jacques Saleme, Wagner |
author_role |
author |
author2 |
Saleme, Wagner |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwartzman, Jacques Saleme, Wagner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Particular Desigualdades Sociais Renda Familiar Ensino Superior Dados Estatísticos |
topic |
Ensino Particular Desigualdades Sociais Renda Familiar Ensino Superior Dados Estatísticos |
description |
A questão da introdução do ensino pago no sistema univertário público voltou a ser intensamente discutida na imprensa no primeiro semestre de 1991, especialmente após a declaração do ex-presidente do Banco Central, Ibrahim Eris, de que ensino gratuito "é um subsídio para o rico" (Dimenstein, 1990). A Constituição de 1988. Artigo 206 eliminou a possibilidade de cobrança da anuidade em qualquer nível do ensino público. Alterando a anterior, que prescrevia: o ensino público será igualmente gratuito para quantos no nível médio e no superior, demonstrarem efetivo aproveitamento e provarem faltas ou insuficiência de recursos. |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/893 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/893/898 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; No. 90 (1994); 62-71 Cadernos de Pesquisa; Núm. 90 (1994); 62-71 Cadernos de Pesquisa; No. 90 (1994); 62-71 Cadernos de Pesquisa; n. 90 (1994); 62-71 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330311137001472 |