Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/296 |
Resumo: | Esse estudo analisa dados do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais de 2004, mediante um modelo de regressão não paramétrico, o Classification and Regression Trees. Seu objetivo foi identificar os principais fatores de aprovação e, também, verificar se esses fatores eram os mesmos para os cursos diurnos e noturnos. A resposta a essas questões permitiria verificar se a expansão do turno noturno feita por essa universidade vinha promovendo maior inserção social. Observou-se que, em geral, a conclusão do ensino médio em escolas públicas federais ou particulares, o conhecimento de língua estrangeira e o pertencimento a um grupo socioeconômico alto são fatores fortemente associados à aprovação do candidato. Verificou-se, ainda, que nos cursos noturnos as variáveis socioeconômicas têm maior relevância, enquanto nos cursos diurnos a formação do candidato adquire maior peso. Finalmente, o fator socioeconômico médio tende a ser maior para os candidatos aprovados. |
id |
FCC-1_42cd263e9bae51cac1e46477c53be8c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/296 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMGRaçaCondições SocioeconômicasRendimento EscolarUniversidadeEsse estudo analisa dados do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais de 2004, mediante um modelo de regressão não paramétrico, o Classification and Regression Trees. Seu objetivo foi identificar os principais fatores de aprovação e, também, verificar se esses fatores eram os mesmos para os cursos diurnos e noturnos. A resposta a essas questões permitiria verificar se a expansão do turno noturno feita por essa universidade vinha promovendo maior inserção social. Observou-se que, em geral, a conclusão do ensino médio em escolas públicas federais ou particulares, o conhecimento de língua estrangeira e o pertencimento a um grupo socioeconômico alto são fatores fortemente associados à aprovação do candidato. Verificou-se, ainda, que nos cursos noturnos as variáveis socioeconômicas têm maior relevância, enquanto nos cursos diurnos a formação do candidato adquire maior peso. Finalmente, o fator socioeconômico médio tende a ser maior para os candidatos aprovados.Fundação Carlos Chagas2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/296Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 No. 133 (2008); 127-146Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 Núm. 133 (2008); 127-146Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 No. 133 (2008); 127-146Cadernos de Pesquisa; v. 38 n. 133 (2008); 127-1461980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/296/306Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Talita F. S.Lage, Ludmila V.Ribeiro, Raphael L. F.Rocha, Gustavo H. M. A.Rodrigues, Junio G.Santos, Thiago R.Franco, Glaura C.Loschi, Rosangela H.Braga, Mauro M.2023-11-06T15:11:54Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/296Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T15:11:54Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG |
title |
Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG |
spellingShingle |
Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG Dias, Talita F. S. Raça Condições Socioeconômicas Rendimento Escolar Universidade |
title_short |
Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG |
title_full |
Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG |
title_fullStr |
Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG |
title_full_unstemmed |
Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG |
title_sort |
Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG |
author |
Dias, Talita F. S. |
author_facet |
Dias, Talita F. S. Lage, Ludmila V. Ribeiro, Raphael L. F. Rocha, Gustavo H. M. A. Rodrigues, Junio G. Santos, Thiago R. Franco, Glaura C. Loschi, Rosangela H. Braga, Mauro M. |
author_role |
author |
author2 |
Lage, Ludmila V. Ribeiro, Raphael L. F. Rocha, Gustavo H. M. A. Rodrigues, Junio G. Santos, Thiago R. Franco, Glaura C. Loschi, Rosangela H. Braga, Mauro M. |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Talita F. S. Lage, Ludmila V. Ribeiro, Raphael L. F. Rocha, Gustavo H. M. A. Rodrigues, Junio G. Santos, Thiago R. Franco, Glaura C. Loschi, Rosangela H. Braga, Mauro M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raça Condições Socioeconômicas Rendimento Escolar Universidade |
topic |
Raça Condições Socioeconômicas Rendimento Escolar Universidade |
description |
Esse estudo analisa dados do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais de 2004, mediante um modelo de regressão não paramétrico, o Classification and Regression Trees. Seu objetivo foi identificar os principais fatores de aprovação e, também, verificar se esses fatores eram os mesmos para os cursos diurnos e noturnos. A resposta a essas questões permitiria verificar se a expansão do turno noturno feita por essa universidade vinha promovendo maior inserção social. Observou-se que, em geral, a conclusão do ensino médio em escolas públicas federais ou particulares, o conhecimento de língua estrangeira e o pertencimento a um grupo socioeconômico alto são fatores fortemente associados à aprovação do candidato. Verificou-se, ainda, que nos cursos noturnos as variáveis socioeconômicas têm maior relevância, enquanto nos cursos diurnos a formação do candidato adquire maior peso. Finalmente, o fator socioeconômico médio tende a ser maior para os candidatos aprovados. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/296 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/296/306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 No. 133 (2008); 127-146 Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 Núm. 133 (2008); 127-146 Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 No. 133 (2008); 127-146 Cadernos de Pesquisa; v. 38 n. 133 (2008); 127-146 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330308807065600 |