Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Talita F. S.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Lage, Ludmila V., Ribeiro, Raphael L. F., Rocha, Gustavo H. M. A., Rodrigues, Junio G., Santos, Thiago R., Franco, Glaura C., Loschi, Rosangela H., Braga, Mauro M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/296
Resumo: Esse estudo analisa dados do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais de 2004, mediante um modelo de regressão não paramétrico, o Classification and Regression Trees. Seu objetivo foi identificar os principais fatores de aprovação e, também, verificar se esses fatores eram os mesmos para os cursos diurnos e noturnos. A resposta a essas questões permitiria verificar se a expansão do turno noturno feita por essa universidade vinha promovendo maior inserção social. Observou-se que, em geral, a conclusão do ensino médio em escolas públicas federais ou particulares, o conhecimento de língua estrangeira e o pertencimento a um grupo socioeconômico alto são fatores fortemente associados à aprovação do candidato. Verificou-se, ainda, que nos cursos noturnos as variáveis socioeconômicas têm maior relevância, enquanto nos cursos diurnos a formação do candidato adquire maior peso. Finalmente, o fator socioeconômico médio tende a ser maior para os candidatos aprovados.
id FCC-1_42cd263e9bae51cac1e46477c53be8c4
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/296
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMGRaçaCondições SocioeconômicasRendimento EscolarUniversidadeEsse estudo analisa dados do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais de 2004, mediante um modelo de regressão não paramétrico, o Classification and Regression Trees. Seu objetivo foi identificar os principais fatores de aprovação e, também, verificar se esses fatores eram os mesmos para os cursos diurnos e noturnos. A resposta a essas questões permitiria verificar se a expansão do turno noturno feita por essa universidade vinha promovendo maior inserção social. Observou-se que, em geral, a conclusão do ensino médio em escolas públicas federais ou particulares, o conhecimento de língua estrangeira e o pertencimento a um grupo socioeconômico alto são fatores fortemente associados à aprovação do candidato. Verificou-se, ainda, que nos cursos noturnos as variáveis socioeconômicas têm maior relevância, enquanto nos cursos diurnos a formação do candidato adquire maior peso. Finalmente, o fator socioeconômico médio tende a ser maior para os candidatos aprovados.Fundação Carlos Chagas2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/296Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 No. 133 (2008); 127-146Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 Núm. 133 (2008); 127-146Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 No. 133 (2008); 127-146Cadernos de Pesquisa; v. 38 n. 133 (2008); 127-1461980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/296/306Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Talita F. S.Lage, Ludmila V.Ribeiro, Raphael L. F.Rocha, Gustavo H. M. A.Rodrigues, Junio G.Santos, Thiago R.Franco, Glaura C.Loschi, Rosangela H.Braga, Mauro M.2023-11-06T15:11:54Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/296Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T15:11:54Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG
title Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG
spellingShingle Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG
Dias, Talita F. S.
Raça
Condições Socioeconômicas
Rendimento Escolar
Universidade
title_short Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG
title_full Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG
title_fullStr Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG
title_full_unstemmed Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG
title_sort Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG
author Dias, Talita F. S.
author_facet Dias, Talita F. S.
Lage, Ludmila V.
Ribeiro, Raphael L. F.
Rocha, Gustavo H. M. A.
Rodrigues, Junio G.
Santos, Thiago R.
Franco, Glaura C.
Loschi, Rosangela H.
Braga, Mauro M.
author_role author
author2 Lage, Ludmila V.
Ribeiro, Raphael L. F.
Rocha, Gustavo H. M. A.
Rodrigues, Junio G.
Santos, Thiago R.
Franco, Glaura C.
Loschi, Rosangela H.
Braga, Mauro M.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Talita F. S.
Lage, Ludmila V.
Ribeiro, Raphael L. F.
Rocha, Gustavo H. M. A.
Rodrigues, Junio G.
Santos, Thiago R.
Franco, Glaura C.
Loschi, Rosangela H.
Braga, Mauro M.
dc.subject.por.fl_str_mv Raça
Condições Socioeconômicas
Rendimento Escolar
Universidade
topic Raça
Condições Socioeconômicas
Rendimento Escolar
Universidade
description Esse estudo analisa dados do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais de 2004, mediante um modelo de regressão não paramétrico, o Classification and Regression Trees. Seu objetivo foi identificar os principais fatores de aprovação e, também, verificar se esses fatores eram os mesmos para os cursos diurnos e noturnos. A resposta a essas questões permitiria verificar se a expansão do turno noturno feita por essa universidade vinha promovendo maior inserção social. Observou-se que, em geral, a conclusão do ensino médio em escolas públicas federais ou particulares, o conhecimento de língua estrangeira e o pertencimento a um grupo socioeconômico alto são fatores fortemente associados à aprovação do candidato. Verificou-se, ainda, que nos cursos noturnos as variáveis socioeconômicas têm maior relevância, enquanto nos cursos diurnos a formação do candidato adquire maior peso. Finalmente, o fator socioeconômico médio tende a ser maior para os candidatos aprovados.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/296
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/296/306
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 No. 133 (2008); 127-146
Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 Núm. 133 (2008); 127-146
Cadernos de Pesquisa; Vol. 38 No. 133 (2008); 127-146
Cadernos de Pesquisa; v. 38 n. 133 (2008); 127-146
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330308807065600