Exploração das condições dos alunos com maior defasagem entre a idade cronológica e a série em escolas rurais do nordeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dallago, Maria Lúcia Lopes
Data de Publicação: 1986
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1350
Resumo: O artigo se desenvolve em torno da questão do atraso escolar nas escolas rurais do Nordeste focalizando os alunos cuja idade ultrapassa os limites definidos a partir dos padrões oficiais. A idade média dos alunos da amostra (605 escolas, 5.500 alunos) é de 12 anos na 2ª série e 14 anos na4ª série com uma variação de 8 a 25 anos. A análise qualitativa é feita a partir dos dados quantitativos coletados pelo Programa de Avaliação da Educação Rural Básica no Nordeste (EDURURAL), em 1983. O atraso na entrada para a escola, o seu abandono temporário e a repetência são explicações possíveis, mas insuficientes; há necessidade de se compreender as múltiplas determinações do problema através da situação familiar, escolar e do próprio aluno. Reunindo os resultados, verificou-se que o grupo de alunos com idade acima dos 11 anos, na 2ª série, e, acima dos 13 anos, na 4ª série, pertencem a ambos os sexos, provêm de famílias mais pobres, com pais analfabetos. Na escola, situada na casa da professora, estão sob a responsabilidade de professora leiga, em classe multisseriada. Através de uma análise conjunta concluiu-se serem esses fatos componentes do processo de discriminação a que se acha submetida a população rural.
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