Profissionalismo, gerencialismo e performatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ball, Stephen J.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/447
Resumo: O texto analisa a cultura de gestão e do desempenho como duas das principais tecnologias da reforma educacional que envolve a utilização calculada de técnicas e artefatos para organizar forças humanas e capacidades em redes de poder, as quais terminam por sonegar o espaço à constituição da identidade profissional dos professores como prática ético-cultural.
id FCC-1_4898875fcbe97f1a9b9c2eeba3c0624a
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/447
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Profissionalismo, gerencialismo e performatividadeTecnologiaReforma do EnsinoProfessoresAdministração da EducaçãoO texto analisa a cultura de gestão e do desempenho como duas das principais tecnologias da reforma educacional que envolve a utilização calculada de técnicas e artefatos para organizar forças humanas e capacidades em redes de poder, as quais terminam por sonegar o espaço à constituição da identidade profissional dos professores como prática ético-cultural.Fundação Carlos Chagas2005-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/447Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 126 (2005); 539-564Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 126 (2005); 539-564Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 126 (2005); 539-564Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 126 (2005); 539-5641980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/447/452Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBall, Stephen J.2023-11-06T12:29:36Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/447Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T12:29:36Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Profissionalismo, gerencialismo e performatividade
title Profissionalismo, gerencialismo e performatividade
spellingShingle Profissionalismo, gerencialismo e performatividade
Ball, Stephen J.
Tecnologia
Reforma do Ensino
Professores
Administração da Educação
title_short Profissionalismo, gerencialismo e performatividade
title_full Profissionalismo, gerencialismo e performatividade
title_fullStr Profissionalismo, gerencialismo e performatividade
title_full_unstemmed Profissionalismo, gerencialismo e performatividade
title_sort Profissionalismo, gerencialismo e performatividade
author Ball, Stephen J.
author_facet Ball, Stephen J.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ball, Stephen J.
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Reforma do Ensino
Professores
Administração da Educação
topic Tecnologia
Reforma do Ensino
Professores
Administração da Educação
description O texto analisa a cultura de gestão e do desempenho como duas das principais tecnologias da reforma educacional que envolve a utilização calculada de técnicas e artefatos para organizar forças humanas e capacidades em redes de poder, as quais terminam por sonegar o espaço à constituição da identidade profissional dos professores como prática ético-cultural.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/447
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/447/452
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 126 (2005); 539-564
Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 Núm. 126 (2005); 539-564
Cadernos de Pesquisa; Vol. 35 No. 126 (2005); 539-564
Cadernos de Pesquisa; v. 35 n. 126 (2005); 539-564
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330309298847744