Currículo: tensões e alternativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonamino, Alícia
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: Brandão, Zaia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/855
Resumo: Este artigo é resultado de assessoria à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para a elaboração de um Núcleo Curricular Básico, desenvolvido no período de 1993-4. Parte de uma reflexão sobre a discussão curricular no Brasil para assinalar os problemas das análises dicotomizadas - experiência cultural da criança x experiência cultural da humanidade, qualidade x quantidade, universal x singular etc. Propõem a necessidade de incorporar essas categorias como tensões que normalmente atravessam a teoria e a prática educacional. Com base na proposta curricular vigente no município do Rio de Janeiro, levanta uma hipótese preliminar de trabalho em torno de "conceitos-nucleares" e desenvolve um exercício de análise para testar a validade de tal hipótese.
id FCC-1_49169e82ba859e270d26a0fcd2192a86
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/855
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling Currículo: tensões e alternativasCurrículosNúcleo Curricular BásicoEste artigo é resultado de assessoria à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para a elaboração de um Núcleo Curricular Básico, desenvolvido no período de 1993-4. Parte de uma reflexão sobre a discussão curricular no Brasil para assinalar os problemas das análises dicotomizadas - experiência cultural da criança x experiência cultural da humanidade, qualidade x quantidade, universal x singular etc. Propõem a necessidade de incorporar essas categorias como tensões que normalmente atravessam a teoria e a prática educacional. Com base na proposta curricular vigente no município do Rio de Janeiro, levanta uma hipótese preliminar de trabalho em torno de "conceitos-nucleares" e desenvolve um exercício de análise para testar a validade de tal hipótese.Fundação Carlos Chagas1995-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/855Cadernos de Pesquisa; No. 92 (1995); 16-25Cadernos de Pesquisa; Núm. 92 (1995); 16-25Cadernos de Pesquisa; No. 92 (1995); 16-25Cadernos de Pesquisa; n. 92 (1995); 16-251980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/855/862Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBonamino, AlíciaBrandão, Zaia2023-10-23T15:17:08Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/855Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-10-23T15:17:08Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo: tensões e alternativas
title Currículo: tensões e alternativas
spellingShingle Currículo: tensões e alternativas
Bonamino, Alícia
Currículos
Núcleo Curricular Básico
title_short Currículo: tensões e alternativas
title_full Currículo: tensões e alternativas
title_fullStr Currículo: tensões e alternativas
title_full_unstemmed Currículo: tensões e alternativas
title_sort Currículo: tensões e alternativas
author Bonamino, Alícia
author_facet Bonamino, Alícia
Brandão, Zaia
author_role author
author2 Brandão, Zaia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonamino, Alícia
Brandão, Zaia
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Núcleo Curricular Básico
topic Currículos
Núcleo Curricular Básico
description Este artigo é resultado de assessoria à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para a elaboração de um Núcleo Curricular Básico, desenvolvido no período de 1993-4. Parte de uma reflexão sobre a discussão curricular no Brasil para assinalar os problemas das análises dicotomizadas - experiência cultural da criança x experiência cultural da humanidade, qualidade x quantidade, universal x singular etc. Propõem a necessidade de incorporar essas categorias como tensões que normalmente atravessam a teoria e a prática educacional. Com base na proposta curricular vigente no município do Rio de Janeiro, levanta uma hipótese preliminar de trabalho em torno de "conceitos-nucleares" e desenvolve um exercício de análise para testar a validade de tal hipótese.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-02-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/855
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/855/862
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; No. 92 (1995); 16-25
Cadernos de Pesquisa; Núm. 92 (1995); 16-25
Cadernos de Pesquisa; No. 92 (1995); 16-25
Cadernos de Pesquisa; n. 92 (1995); 16-25
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1795330310860177408