O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes de Oliveira Tavares, Fernando
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6678
Resumo: Este artigo apresenta uma análise comparativa documental do processo de elaboração dos Guias Curriculares, da Proposta da CENP, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, das Diretrizes Curriculares do Paraná e do Currículo de São Paulo. Os resultados consistem na descrição cronológica do contexto sociopolítico e das concepções didático-pedagógicas que originaram esses documentos. Conclui-se que a criação dessas propostas curriculares revelou, como principal característica, a ausência de uma discussão participativa com os professores da educação básica.
id IFRN-3_67f922b73c5270c4baf893e3d61306c2
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/6678
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICACurrículoEducação básicaPropostas curricularesTeoria curricularEste artigo apresenta uma análise comparativa documental do processo de elaboração dos Guias Curriculares, da Proposta da CENP, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, das Diretrizes Curriculares do Paraná e do Currículo de São Paulo. Os resultados consistem na descrição cronológica do contexto sociopolítico e das concepções didático-pedagógicas que originaram esses documentos. Conclui-se que a criação dessas propostas curriculares revelou, como principal característica, a ausência de uma discussão participativa com os professores da educação básica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/667810.15628/holos.2019.6678HOLOS; v. 2 (2019); 1-191807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6678/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes de Oliveira Tavares, Fernando2022-05-01T19:27:36Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6678Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:27:36Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
title O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Gomes de Oliveira Tavares, Fernando
Currículo
Educação básica
Propostas curriculares
Teoria curricular
title_short O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
author Gomes de Oliveira Tavares, Fernando
author_facet Gomes de Oliveira Tavares, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes de Oliveira Tavares, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação básica
Propostas curriculares
Teoria curricular
topic Currículo
Educação básica
Propostas curriculares
Teoria curricular
description Este artigo apresenta uma análise comparativa documental do processo de elaboração dos Guias Curriculares, da Proposta da CENP, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, das Diretrizes Curriculares do Paraná e do Currículo de São Paulo. Os resultados consistem na descrição cronológica do contexto sociopolítico e das concepções didático-pedagógicas que originaram esses documentos. Conclui-se que a criação dessas propostas curriculares revelou, como principal característica, a ausência de uma discussão participativa com os professores da educação básica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6678
10.15628/holos.2019.6678
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6678
identifier_str_mv 10.15628/holos.2019.6678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6678/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2019); 1-19
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951624126758912