O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6678 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise comparativa documental do processo de elaboração dos Guias Curriculares, da Proposta da CENP, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, das Diretrizes Curriculares do Paraná e do Currículo de São Paulo. Os resultados consistem na descrição cronológica do contexto sociopolítico e das concepções didático-pedagógicas que originaram esses documentos. Conclui-se que a criação dessas propostas curriculares revelou, como principal característica, a ausência de uma discussão participativa com os professores da educação básica. |
id |
IFRN-3_67f922b73c5270c4baf893e3d61306c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/6678 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICACurrículoEducação básicaPropostas curricularesTeoria curricularEste artigo apresenta uma análise comparativa documental do processo de elaboração dos Guias Curriculares, da Proposta da CENP, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, das Diretrizes Curriculares do Paraná e do Currículo de São Paulo. Os resultados consistem na descrição cronológica do contexto sociopolítico e das concepções didático-pedagógicas que originaram esses documentos. Conclui-se que a criação dessas propostas curriculares revelou, como principal característica, a ausência de uma discussão participativa com os professores da educação básica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/667810.15628/holos.2019.6678HOLOS; v. 2 (2019); 1-191807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6678/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes de Oliveira Tavares, Fernando2022-05-01T19:27:36Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6678Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:27:36Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA Gomes de Oliveira Tavares, Fernando Currículo Educação básica Propostas curriculares Teoria curricular |
title_short |
O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Gomes de Oliveira Tavares, Fernando |
author_facet |
Gomes de Oliveira Tavares, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes de Oliveira Tavares, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Educação básica Propostas curriculares Teoria curricular |
topic |
Currículo Educação básica Propostas curriculares Teoria curricular |
description |
Este artigo apresenta uma análise comparativa documental do processo de elaboração dos Guias Curriculares, da Proposta da CENP, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, das Diretrizes Curriculares do Paraná e do Currículo de São Paulo. Os resultados consistem na descrição cronológica do contexto sociopolítico e das concepções didático-pedagógicas que originaram esses documentos. Conclui-se que a criação dessas propostas curriculares revelou, como principal característica, a ausência de uma discussão participativa com os professores da educação básica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6678 10.15628/holos.2019.6678 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6678 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2019.6678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6678/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2019); 1-19 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951624126758912 |