A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Maria Malta
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Füllgraf, Jodete, Wiggers, Verena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/412
Resumo: O artigo analisa dados obtidos por meio de levantamento sobre resultados recentes de pesquisas empíricas acerca da qualidade da educação nas instituições de educação infantil brasileiras, divulgadas entre 1996 e 2003. A revisão cobriu estudos publicados nas principais revistas brasileiras de educação e apresentados na mais importante reunião científica da área, a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd -, no Grupo de Trabalho Educação da Criança de zero a seis anos. Os dados foram classificados segundo os principais aspectos relacionados à qualidade da educação infantil de acordo com a literatura: formação dos professores; propostas pedagógicas; condições de funcionamento; práticas educativas e relação com as famílias. O quadro geral que emerge do estudo aponta para uma situação dinâmica mas ainda contraditória, revelando que é grande a distância entre as metas legais e a situação vivida pela maioria de crianças e adultos no cotidiano das instituições de educação infantil.
id FCC-1_49ff75467349fee15f277c340c67d964
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/412
network_acronym_str FCC-1
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository_id_str
spelling A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisaEducação InfantilFormação de ProfessoresQualidade do EnsinoPesquisa EmpíricaO artigo analisa dados obtidos por meio de levantamento sobre resultados recentes de pesquisas empíricas acerca da qualidade da educação nas instituições de educação infantil brasileiras, divulgadas entre 1996 e 2003. A revisão cobriu estudos publicados nas principais revistas brasileiras de educação e apresentados na mais importante reunião científica da área, a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd -, no Grupo de Trabalho Educação da Criança de zero a seis anos. Os dados foram classificados segundo os principais aspectos relacionados à qualidade da educação infantil de acordo com a literatura: formação dos professores; propostas pedagógicas; condições de funcionamento; práticas educativas e relação com as famílias. O quadro geral que emerge do estudo aponta para uma situação dinâmica mas ainda contraditória, revelando que é grande a distância entre as metas legais e a situação vivida pela maioria de crianças e adultos no cotidiano das instituições de educação infantil.Fundação Carlos Chagas2006-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/412Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 127 (2006); 87-128Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 Núm. 127 (2006); 87-128Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 127 (2006); 87-128Cadernos de Pesquisa; v. 36 n. 127 (2006); 87-1281980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/412/415Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Maria MaltaFüllgraf, JodeteWiggers, Verena2023-11-06T13:05:16Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/412Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-06T13:05:16Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false
dc.title.none.fl_str_mv A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa
title A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa
spellingShingle A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa
Campos, Maria Malta
Educação Infantil
Formação de Professores
Qualidade do Ensino
Pesquisa Empírica
title_short A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa
title_full A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa
title_fullStr A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa
title_full_unstemmed A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa
title_sort A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa
author Campos, Maria Malta
author_facet Campos, Maria Malta
Füllgraf, Jodete
Wiggers, Verena
author_role author
author2 Füllgraf, Jodete
Wiggers, Verena
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Maria Malta
Füllgraf, Jodete
Wiggers, Verena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Formação de Professores
Qualidade do Ensino
Pesquisa Empírica
topic Educação Infantil
Formação de Professores
Qualidade do Ensino
Pesquisa Empírica
description O artigo analisa dados obtidos por meio de levantamento sobre resultados recentes de pesquisas empíricas acerca da qualidade da educação nas instituições de educação infantil brasileiras, divulgadas entre 1996 e 2003. A revisão cobriu estudos publicados nas principais revistas brasileiras de educação e apresentados na mais importante reunião científica da área, a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd -, no Grupo de Trabalho Educação da Criança de zero a seis anos. Os dados foram classificados segundo os principais aspectos relacionados à qualidade da educação infantil de acordo com a literatura: formação dos professores; propostas pedagógicas; condições de funcionamento; práticas educativas e relação com as famílias. O quadro geral que emerge do estudo aponta para uma situação dinâmica mas ainda contraditória, revelando que é grande a distância entre as metas legais e a situação vivida pela maioria de crianças e adultos no cotidiano das instituições de educação infantil.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/412
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/412/415
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 127 (2006); 87-128
Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 Núm. 127 (2006); 87-128
Cadernos de Pesquisa; Vol. 36 No. 127 (2006); 87-128
Cadernos de Pesquisa; v. 36 n. 127 (2006); 87-128
1980-5314
0100-1574
reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron:FCC
instname_str Fundação Carlos Chagas (FCC)
instacron_str FCC
institution FCC
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)
repository.mail.fl_str_mv cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br
_version_ 1816431064576425984